O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10922 |
Resumo: | As mudanças e rupturas provocadas pela implantação das políticas de inclusão escolar têm provocado estudos (SKLIAR, 2010; DANTAS, 2014) sobre o trabalho do professor, nessa nova configuração educacional. Desse modo, e levando em consideração o fato de que quando o ofício é maltratado, os trabalhadores correm o risco de deixarem de se reconhecer naquilo que fazem, isto é, de estarem seguros tanto da utilidade social de seu trabalho, como da sua qualidade (CLOT, 2010), objetivamos refletir acerca dos processos de reconhecimento no trabalho que são explicitados por uma professora de inglês, diante do trabalho com alunos com deficiência na escola regular. Assim, analisamos qualitativamente a voz da professora colaboradora da pesquisa, a partir de uma entrevista pré-tarefa e uma autoconfrontação simples. Nossas interpretações dos dados – ancoradas nas Ciências do Trabalho (CLOT, 2006, 2010; AMIGUES, 2004) e no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) – revelam que a falta de cuidado com o ofício, faz com a professora tenha seu poder de agir fragilizado, não se reconhecendo na sua prática. Além disso, a análise evidenciou a influência dos afetos e do coletivo de trabalho na potência de agir e no sentido da atividade. |
id |
UFES-6_2f76c1963ca2506636e7e3033244041f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10922 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIOAs mudanças e rupturas provocadas pela implantação das políticas de inclusão escolar têm provocado estudos (SKLIAR, 2010; DANTAS, 2014) sobre o trabalho do professor, nessa nova configuração educacional. Desse modo, e levando em consideração o fato de que quando o ofício é maltratado, os trabalhadores correm o risco de deixarem de se reconhecer naquilo que fazem, isto é, de estarem seguros tanto da utilidade social de seu trabalho, como da sua qualidade (CLOT, 2010), objetivamos refletir acerca dos processos de reconhecimento no trabalho que são explicitados por uma professora de inglês, diante do trabalho com alunos com deficiência na escola regular. Assim, analisamos qualitativamente a voz da professora colaboradora da pesquisa, a partir de uma entrevista pré-tarefa e uma autoconfrontação simples. Nossas interpretações dos dados – ancoradas nas Ciências do Trabalho (CLOT, 2006, 2010; AMIGUES, 2004) e no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) – revelam que a falta de cuidado com o ofício, faz com a professora tenha seu poder de agir fragilizado, não se reconhecendo na sua prática. Além disso, a análise evidenciou a influência dos afetos e do coletivo de trabalho na potência de agir e no sentido da atividade.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/x-ziphttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10922Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 14 (2015): Revista (Con)Textos Linguísticos; 23-38Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 14 (2015): Revista (Con)Textos Linguísticos; 23-381982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10922/8292https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10922/18872Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedrado, Betânia PassosAraújo, GerthrudesLeitão, Liane VellosoDantas, Rosycléa2020-06-08T21:11:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/10922Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-06-08T21:11:22Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO |
title |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO |
spellingShingle |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO Medrado, Betânia Passos |
title_short |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO |
title_full |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO |
title_fullStr |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO |
title_sort |
O TRABALHO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS FRAGILIDADES DO RECONHECIMENTO NO OFÍCIO |
author |
Medrado, Betânia Passos |
author_facet |
Medrado, Betânia Passos Araújo, Gerthrudes Leitão, Liane Velloso Dantas, Rosycléa |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Gerthrudes Leitão, Liane Velloso Dantas, Rosycléa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medrado, Betânia Passos Araújo, Gerthrudes Leitão, Liane Velloso Dantas, Rosycléa |
description |
As mudanças e rupturas provocadas pela implantação das políticas de inclusão escolar têm provocado estudos (SKLIAR, 2010; DANTAS, 2014) sobre o trabalho do professor, nessa nova configuração educacional. Desse modo, e levando em consideração o fato de que quando o ofício é maltratado, os trabalhadores correm o risco de deixarem de se reconhecer naquilo que fazem, isto é, de estarem seguros tanto da utilidade social de seu trabalho, como da sua qualidade (CLOT, 2010), objetivamos refletir acerca dos processos de reconhecimento no trabalho que são explicitados por uma professora de inglês, diante do trabalho com alunos com deficiência na escola regular. Assim, analisamos qualitativamente a voz da professora colaboradora da pesquisa, a partir de uma entrevista pré-tarefa e uma autoconfrontação simples. Nossas interpretações dos dados – ancoradas nas Ciências do Trabalho (CLOT, 2006, 2010; AMIGUES, 2004) e no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008) – revelam que a falta de cuidado com o ofício, faz com a professora tenha seu poder de agir fragilizado, não se reconhecendo na sua prática. Além disso, a análise evidenciou a influência dos afetos e do coletivo de trabalho na potência de agir e no sentido da atividade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10922 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10922/8292 https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10922/18872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 14 (2015): Revista (Con)Textos Linguísticos; 23-38 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 14 (2015): Revista (Con)Textos Linguísticos; 23-38 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009885962240 |