A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Ricardo de Figueiredo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Brito, Rayssa Maria Anselmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13501
Resumo: Analisar a escola inclusiva buscando trazer aproximações a partir das contribuições das pesquisas e das concepções eliasianas, consiste em situar nossa pesquisa em um olhar para as figurações formadas no âmbito desta escola, sendo esta um estudo de caso, a qual tem como objetivo: compreender as aproximações possíveis de Norbert Elias - por meio de sua sociologia figuracional - com a escola inclusiva, a fim de refletir sobre as questões relacionadas à pessoa com deficiência, além de realizar um mapeamento do que já fora escrito envolvendo o processo civilizador e a pessoa com deficiência. Questionando-nos, sobretudo, se as concepções e os papéis assumidos pelos profissionais da educação de uma escola pública do município de Bayeux – PB estariam contribuindo no processo de inclusão da pessoa com deficiência. Destacando que as figurações entre estes são fundamentais, quando discutimos uma educação que se propõe a ser inclusiva.
id UFES-6_3753176b1b74a97059a89aeb9a431910
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/13501
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANASAnalisar a escola inclusiva buscando trazer aproximações a partir das contribuições das pesquisas e das concepções eliasianas, consiste em situar nossa pesquisa em um olhar para as figurações formadas no âmbito desta escola, sendo esta um estudo de caso, a qual tem como objetivo: compreender as aproximações possíveis de Norbert Elias - por meio de sua sociologia figuracional - com a escola inclusiva, a fim de refletir sobre as questões relacionadas à pessoa com deficiência, além de realizar um mapeamento do que já fora escrito envolvendo o processo civilizador e a pessoa com deficiência. Questionando-nos, sobretudo, se as concepções e os papéis assumidos pelos profissionais da educação de uma escola pública do município de Bayeux – PB estariam contribuindo no processo de inclusão da pessoa com deficiência. Destacando que as figurações entre estes são fundamentais, quando discutimos uma educação que se propõe a ser inclusiva.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13501Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 148-167Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 148-1671982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13501/10796Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucena, Ricardo de Figueiredode Brito, Rayssa Maria Anselmo2017-03-21T12:45:40Zoai:periodicos.ufes.br:article/13501Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-03-21T12:45:40Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
title A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
spellingShingle A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
Lucena, Ricardo de Figueiredo
title_short A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
title_full A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
title_fullStr A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
title_full_unstemmed A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
title_sort A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
author Lucena, Ricardo de Figueiredo
author_facet Lucena, Ricardo de Figueiredo
de Brito, Rayssa Maria Anselmo
author_role author
author2 de Brito, Rayssa Maria Anselmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Ricardo de Figueiredo
de Brito, Rayssa Maria Anselmo
description Analisar a escola inclusiva buscando trazer aproximações a partir das contribuições das pesquisas e das concepções eliasianas, consiste em situar nossa pesquisa em um olhar para as figurações formadas no âmbito desta escola, sendo esta um estudo de caso, a qual tem como objetivo: compreender as aproximações possíveis de Norbert Elias - por meio de sua sociologia figuracional - com a escola inclusiva, a fim de refletir sobre as questões relacionadas à pessoa com deficiência, além de realizar um mapeamento do que já fora escrito envolvendo o processo civilizador e a pessoa com deficiência. Questionando-nos, sobretudo, se as concepções e os papéis assumidos pelos profissionais da educação de uma escola pública do município de Bayeux – PB estariam contribuindo no processo de inclusão da pessoa com deficiência. Destacando que as figurações entre estes são fundamentais, quando discutimos uma educação que se propõe a ser inclusiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13501
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13501/10796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 148-167
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 148-167
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010177466368