MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5179 |
Resumo: | Na época em que vivemos, a presença crescente de artefatos tecnológicos no nosso cotidiano influencia, de maneira decisiva, a forma como interagimos com o mundo. As tecnologias cognitivas não apenas ampliam nossa capacidade de organização cognitiva, mas, também, modelam os próprios processos cognitivos que mobilizamos na condução de uma atividade por elas mediada, dentre estes, a linguagem. Este artigo propõe a teoria da Cognição Distribuída como modelo teórico-conceitual adequado para a investigação de processos cognitivos, inclusive a linguagem, numa plataforma que integre indivíduo e ambiente. Partindo de uma noção de cognição como fenômeno distribuído, apresentamos a linguagem como instrumento organizador da cognição e comentamos como a nossa relação com o mundo, estruturada por artefatos mediadores, abre possibilidades concretas de experiências multilinguais. Por fim, sugerimos possibilidades de futuras investigações que têm o potencial de iluminar o conhecimento nesta área. |
id |
UFES-6_3ae41c0b7c60309384e24cecb28e04f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/5179 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDANa época em que vivemos, a presença crescente de artefatos tecnológicos no nosso cotidiano influencia, de maneira decisiva, a forma como interagimos com o mundo. As tecnologias cognitivas não apenas ampliam nossa capacidade de organização cognitiva, mas, também, modelam os próprios processos cognitivos que mobilizamos na condução de uma atividade por elas mediada, dentre estes, a linguagem. Este artigo propõe a teoria da Cognição Distribuída como modelo teórico-conceitual adequado para a investigação de processos cognitivos, inclusive a linguagem, numa plataforma que integre indivíduo e ambiente. Partindo de uma noção de cognição como fenômeno distribuído, apresentamos a linguagem como instrumento organizador da cognição e comentamos como a nossa relação com o mundo, estruturada por artefatos mediadores, abre possibilidades concretas de experiências multilinguais. Por fim, sugerimos possibilidades de futuras investigações que têm o potencial de iluminar o conhecimento nesta área.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5179Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 5 n. 5 (2011): Revista (Con) Textos LinguísticosRevista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 5 No. 5 (2011): Revista (Con) Textos Linguísticos1982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5179/3875Copyright (c) 2011 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Dilso Corrêade Souza, Ricardo Augusto2013-06-19T06:34:10Zoai:periodicos.ufes.br:article/5179Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-06-19T06:34:10Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA |
title |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA de Almeida, Dilso Corrêa |
title_short |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA |
title_full |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA |
title_sort |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA |
author |
de Almeida, Dilso Corrêa |
author_facet |
de Almeida, Dilso Corrêa de Souza, Ricardo Augusto |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Ricardo Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Dilso Corrêa de Souza, Ricardo Augusto |
description |
Na época em que vivemos, a presença crescente de artefatos tecnológicos no nosso cotidiano influencia, de maneira decisiva, a forma como interagimos com o mundo. As tecnologias cognitivas não apenas ampliam nossa capacidade de organização cognitiva, mas, também, modelam os próprios processos cognitivos que mobilizamos na condução de uma atividade por elas mediada, dentre estes, a linguagem. Este artigo propõe a teoria da Cognição Distribuída como modelo teórico-conceitual adequado para a investigação de processos cognitivos, inclusive a linguagem, numa plataforma que integre indivíduo e ambiente. Partindo de uma noção de cognição como fenômeno distribuído, apresentamos a linguagem como instrumento organizador da cognição e comentamos como a nossa relação com o mundo, estruturada por artefatos mediadores, abre possibilidades concretas de experiências multilinguais. Por fim, sugerimos possibilidades de futuras investigações que têm o potencial de iluminar o conhecimento nesta área. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5179 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5179/3875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 5 n. 5 (2011): Revista (Con) Textos Linguísticos Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 5 No. 5 (2011): Revista (Con) Textos Linguísticos 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009141473280 |