CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3728
Resumo: RESUMO: Através da utilização da proposta metodológica tridimensional concebida por Fairclough (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1992/2007 e 2001), com ênfase em questões sobre a dimensão discursiva do gênero carta do leitor e com especial atenção aos aspectos de sua intertextualidade, uma descrição das condições de produção, distribuição e consumo desse gênero será apresentada. O objetivo desse estudo é contribuir com os estudos linguísticos dedicados ao ensino-aprendizagem de línguas e comprometidos com o letramento e o empoderamento discursivo de agentes sociais.   Palavras-chave: análise crítica do discurso; intertextualidade; empoderamento discursivo 
id UFES-6_46cfc906a5bd301d45eab9e3297ccca4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/3728
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUALRESUMO: Através da utilização da proposta metodológica tridimensional concebida por Fairclough (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1992/2007 e 2001), com ênfase em questões sobre a dimensão discursiva do gênero carta do leitor e com especial atenção aos aspectos de sua intertextualidade, uma descrição das condições de produção, distribuição e consumo desse gênero será apresentada. O objetivo desse estudo é contribuir com os estudos linguísticos dedicados ao ensino-aprendizagem de línguas e comprometidos com o letramento e o empoderamento discursivo de agentes sociais.   Palavras-chave: análise crítica do discurso; intertextualidade; empoderamento discursivo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3728Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 06-19Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 06-191982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3728/4035Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Alda Maria Coimbra Aguilar2013-08-02T04:45:02Zoai:periodicos.ufes.br:article/3728Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-08-02T04:45:02Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL
title CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL
spellingShingle CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL
Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar
title_short CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL
title_full CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL
title_fullStr CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL
title_full_unstemmed CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL
title_sort CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL
author Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar
author_facet Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar
description RESUMO: Através da utilização da proposta metodológica tridimensional concebida por Fairclough (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1992/2007 e 2001), com ênfase em questões sobre a dimensão discursiva do gênero carta do leitor e com especial atenção aos aspectos de sua intertextualidade, uma descrição das condições de produção, distribuição e consumo desse gênero será apresentada. O objetivo desse estudo é contribuir com os estudos linguísticos dedicados ao ensino-aprendizagem de línguas e comprometidos com o letramento e o empoderamento discursivo de agentes sociais.   Palavras-chave: análise crítica do discurso; intertextualidade; empoderamento discursivo 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3728
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3728/4035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 06-19
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 06-19
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009016692736