A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Kelli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879
Resumo: Resumo: Este artigo é um desdobramento de resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Letras (RIBEIRO, 2012), concluída na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a qual investigou os efeitos dialógicos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor de anúncios de classificados de serviços sexuais veiculados em diversos jornais brasileiros em circulação. No presente artigo pretendemos analisar de que forma as imagens estereotipadas de beleza e sensualidade masculina constroem sentidos que propagam o consumo de sexo em anúncios de classificados de serviços sexuais. Para tanto, selecionamos um anúncio de classificados do Jornal Zero Hora da cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil. As concepções teóricas que embasam nossas reflexões são as ideias desenvolvidas por Bakhtin e seu Círculo, as ideias filosóficas de Dany-Robert Dufour e Ruth Amossy. Palavras – chave: estereótipos; vozes sociais; signo ideológico; anúncio de serviços sexuais; consumo.
id UFES-6_51bd4436a483c107950a1002b4cf0aee
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/4879
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO Resumo: Este artigo é um desdobramento de resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Letras (RIBEIRO, 2012), concluída na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a qual investigou os efeitos dialógicos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor de anúncios de classificados de serviços sexuais veiculados em diversos jornais brasileiros em circulação. No presente artigo pretendemos analisar de que forma as imagens estereotipadas de beleza e sensualidade masculina constroem sentidos que propagam o consumo de sexo em anúncios de classificados de serviços sexuais. Para tanto, selecionamos um anúncio de classificados do Jornal Zero Hora da cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil. As concepções teóricas que embasam nossas reflexões são as ideias desenvolvidas por Bakhtin e seu Círculo, as ideias filosóficas de Dany-Robert Dufour e Ruth Amossy. Palavras – chave: estereótipos; vozes sociais; signo ideológico; anúncio de serviços sexuais; consumo. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 147-157Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 147-1571982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879/4448Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Kelli2013-11-02T03:04:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/4879Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-11-02T03:04:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
title A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
Ribeiro, Kelli
title_short A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
title_full A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
title_sort A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
author Ribeiro, Kelli
author_facet Ribeiro, Kelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Kelli
description Resumo: Este artigo é um desdobramento de resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Letras (RIBEIRO, 2012), concluída na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a qual investigou os efeitos dialógicos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor de anúncios de classificados de serviços sexuais veiculados em diversos jornais brasileiros em circulação. No presente artigo pretendemos analisar de que forma as imagens estereotipadas de beleza e sensualidade masculina constroem sentidos que propagam o consumo de sexo em anúncios de classificados de serviços sexuais. Para tanto, selecionamos um anúncio de classificados do Jornal Zero Hora da cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil. As concepções teóricas que embasam nossas reflexões são as ideias desenvolvidas por Bakhtin e seu Círculo, as ideias filosóficas de Dany-Robert Dufour e Ruth Amossy. Palavras – chave: estereótipos; vozes sociais; signo ideológico; anúncio de serviços sexuais; consumo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879/4448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 147-157
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 147-157
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009089044480