A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879 |
Resumo: | Resumo: Este artigo é um desdobramento de resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Letras (RIBEIRO, 2012), concluída na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a qual investigou os efeitos dialógicos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor de anúncios de classificados de serviços sexuais veiculados em diversos jornais brasileiros em circulação. No presente artigo pretendemos analisar de que forma as imagens estereotipadas de beleza e sensualidade masculina constroem sentidos que propagam o consumo de sexo em anúncios de classificados de serviços sexuais. Para tanto, selecionamos um anúncio de classificados do Jornal Zero Hora da cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil. As concepções teóricas que embasam nossas reflexões são as ideias desenvolvidas por Bakhtin e seu Círculo, as ideias filosóficas de Dany-Robert Dufour e Ruth Amossy. Palavras – chave: estereótipos; vozes sociais; signo ideológico; anúncio de serviços sexuais; consumo. |
id |
UFES-6_51bd4436a483c107950a1002b4cf0aee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/4879 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO Resumo: Este artigo é um desdobramento de resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Letras (RIBEIRO, 2012), concluída na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a qual investigou os efeitos dialógicos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor de anúncios de classificados de serviços sexuais veiculados em diversos jornais brasileiros em circulação. No presente artigo pretendemos analisar de que forma as imagens estereotipadas de beleza e sensualidade masculina constroem sentidos que propagam o consumo de sexo em anúncios de classificados de serviços sexuais. Para tanto, selecionamos um anúncio de classificados do Jornal Zero Hora da cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil. As concepções teóricas que embasam nossas reflexões são as ideias desenvolvidas por Bakhtin e seu Círculo, as ideias filosóficas de Dany-Robert Dufour e Ruth Amossy. Palavras – chave: estereótipos; vozes sociais; signo ideológico; anúncio de serviços sexuais; consumo. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 147-157Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 147-1571982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879/4448Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Kelli2013-11-02T03:04:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/4879Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-11-02T03:04:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO |
title |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO Ribeiro, Kelli |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO |
author |
Ribeiro, Kelli |
author_facet |
Ribeiro, Kelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Kelli |
description |
Resumo: Este artigo é um desdobramento de resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Letras (RIBEIRO, 2012), concluída na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a qual investigou os efeitos dialógicos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor de anúncios de classificados de serviços sexuais veiculados em diversos jornais brasileiros em circulação. No presente artigo pretendemos analisar de que forma as imagens estereotipadas de beleza e sensualidade masculina constroem sentidos que propagam o consumo de sexo em anúncios de classificados de serviços sexuais. Para tanto, selecionamos um anúncio de classificados do Jornal Zero Hora da cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil. As concepções teóricas que embasam nossas reflexões são as ideias desenvolvidas por Bakhtin e seu Círculo, as ideias filosóficas de Dany-Robert Dufour e Ruth Amossy. Palavras – chave: estereótipos; vozes sociais; signo ideológico; anúncio de serviços sexuais; consumo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4879/4448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 147-157 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 147-157 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009089044480 |