Marcação de plural e variação linguística: análise de produções escritas de alunos do Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Any Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Cavalcante, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/38569
Resumo: Este trabalho procura refletir sobre produções escritas de crianças do 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Para tanto, foram planejadas e executadas aulas de língua portuguesa para coletar produções escritas com foco nos casos de variação linguística, observando a marcação do plural e a viabilidade da compreensão comunicativa nos casos identificados. A pesquisa é de natureza qualitativa, a coleta de produções escritas foi realizada por meio de pesquisa de campo. Os estudos realizados para embasamento teórico da pesquisa tomam por base autores que estudam e trabalham com a sociolinguística variacionista. Os principais resultados apontam que as diferenças na marcação de plural em desacordo com a gramática normativa indicam enraizamento e manifestações de problemáticas sociais, essas que, por sua vez, provocam situações de desprestígio da língua, rotulação e preconceito linguístico.
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