Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana da Rosa, Francyelle
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kurtz de Souza Welp, Anamaria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid-19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (Autor, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.
id UFES-6_5cde99ad16ece2638c5d18c51024c789
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/37682
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19Getting to know Latin America: a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemicEspanhol como Língua AdicionalPedagogia translíngueIdentidade latino-americanaEnsino RemotoSpanish as an Additional languageTranslanguaging pedagogyLatin American identityRemote teachingEste artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid-19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (Autor, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.This article presents a pedagogical project for the 9th grade of a public state school in the state of RS. The project was conceived considering its potential application during the COVID-19 Pandemic, based on a reflection on the teaching of Spanish as an additional language in Brazilian basic education. Drawing on the notion of the Bakhtinian perspective of language (BAKHTIN, 2016) and translanguaging pedagogy (Autor, 2022), the project approaches the concept of Latin America and the constitution of Latin American identity by Brazilian students. Thus, the tasks were designed to offer subsidies for the understanding of the theme and to mobilize resources from students’ entire linguistic repertoire for the construction of the final product, which involved the biography discourse genre. The article seeks to contribute to the practice of Spanish public teachers concerning the work with the concept of Latin America, and to the learning of Spanish by Brazilian students, speakers of Portuguese, in the sense of developing their Latin American collective identity.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2022-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3768210.47456/cl.v16i33.37682Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 302-321Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 302-3211982-291X2317-347510.47456/cl.v16i33reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682/25654Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana da Rosa, FrancyelleKurtz de Souza Welp, Anamaria2022-09-14T18:45:37Zoai:periodicos.ufes.br:article/37682Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2022-09-14T18:45:37Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
Getting to know Latin America: a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemic
title Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
spellingShingle Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
Viana da Rosa, Francyelle
Espanhol como Língua Adicional
Pedagogia translíngue
Identidade latino-americana
Ensino Remoto
Spanish as an Additional language
Translanguaging pedagogy
Latin American identity
Remote teaching
title_short Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
title_full Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
title_fullStr Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
title_sort Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
author Viana da Rosa, Francyelle
author_facet Viana da Rosa, Francyelle
Kurtz de Souza Welp, Anamaria
author_role author
author2 Kurtz de Souza Welp, Anamaria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana da Rosa, Francyelle
Kurtz de Souza Welp, Anamaria
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol como Língua Adicional
Pedagogia translíngue
Identidade latino-americana
Ensino Remoto
Spanish as an Additional language
Translanguaging pedagogy
Latin American identity
Remote teaching
topic Espanhol como Língua Adicional
Pedagogia translíngue
Identidade latino-americana
Ensino Remoto
Spanish as an Additional language
Translanguaging pedagogy
Latin American identity
Remote teaching
description Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid-19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (Autor, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682
10.47456/cl.v16i33.37682
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682
identifier_str_mv 10.47456/cl.v16i33.37682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682/25654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 302-321
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 302-321
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v16i33
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699011597238272