Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Francyelle Viana da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259228
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (WELP, GARCÍA, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.
id UFRGS-2_32ff0be9eea49ea3d9b3d8fde8a1c727
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259228
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Francyelle Viana daWelp, Anamaria Kurtz de Souza2023-06-21T03:31:07Z20222317-3475http://hdl.handle.net/10183/259228001168664Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (WELP, GARCÍA, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.This article presents a pedagogical project for the 9th grade of a public state school in the state of RS. The project was conceived considering its potential application during the COVID-19 Pandemic, based on a reflection on the teaching of Spanish as an additional language in Brazilian basic education. Drawing on the notion of the Bakhtinian perspective of language (BAKHTIN, 2016) and translanguaging pedagogy (WELP, GARCÍA, 2022), the project approaches the concept of Latin America and the constitution of Latin American identity by Brazilian students. Thus, the tasks were designed to offer subsidies for the understanding of the theme and to mobilize resources from students’ entire linguistic repertoire for the construction of the final product, which involved the biography discourse genre. The article seeks to contribute to the practice of Spanish public teachers concerning the work with the concept of Latin America, and to the learning of Spanish by Brazilian students, speakers of Portuguese, in the sense of developing their Latin American collective identity.application/pdfpor(Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 16, n. 33 (2022), p. 302-321Língua espanholaLíngua adicionalEnsino de língua estrangeira (espanhol)América Latina : Aspectos culturaisSpanish as an additional languageTranslanguaging pedagogyLatin American identityRemote teachingConhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19Getting to know Latin America : a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168664.pdf.txt001168664.pdf.txtExtracted Texttext/plain50138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259228/2/001168664.pdf.txt295a72f81b78ccd2bb37c4bc9fa45595MD52ORIGINAL001168664.pdfTexto completoapplication/pdf922941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259228/1/001168664.pdf63e1f5e08b38fd1da3a24ad1d012ff26MD5110183/2592282023-06-22 03:29:44.550321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:29:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Getting to know Latin America : a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemic
title Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
spellingShingle Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
Rosa, Francyelle Viana da
Língua espanhola
Língua adicional
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
América Latina : Aspectos culturais
Spanish as an additional language
Translanguaging pedagogy
Latin American identity
Remote teaching
title_short Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
title_full Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
title_fullStr Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
title_sort Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
author Rosa, Francyelle Viana da
author_facet Rosa, Francyelle Viana da
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_role author
author2 Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Francyelle Viana da
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Língua adicional
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
América Latina : Aspectos culturais
topic Língua espanhola
Língua adicional
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
América Latina : Aspectos culturais
Spanish as an additional language
Translanguaging pedagogy
Latin American identity
Remote teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Spanish as an additional language
Translanguaging pedagogy
Latin American identity
Remote teaching
description Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (WELP, GARCÍA, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-21T03:31:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259228
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-3475
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168664
identifier_str_mv 2317-3475
001168664
url http://hdl.handle.net/10183/259228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv (Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 16, n. 33 (2022), p. 302-321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259228/2/001168664.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259228/1/001168664.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 295a72f81b78ccd2bb37c4bc9fa45595
63e1f5e08b38fd1da3a24ad1d012ff26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089358757888