Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid-19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (Autor, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana. |
id |
UFES-6_5cde99ad16ece2638c5d18c51024c789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/37682 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19Getting to know Latin America: a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemicEspanhol como Língua AdicionalPedagogia translíngueIdentidade latino-americanaEnsino RemotoSpanish as an Additional languageTranslanguaging pedagogyLatin American identityRemote teachingEste artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid-19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (Autor, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana.This article presents a pedagogical project for the 9th grade of a public state school in the state of RS. The project was conceived considering its potential application during the COVID-19 Pandemic, based on a reflection on the teaching of Spanish as an additional language in Brazilian basic education. Drawing on the notion of the Bakhtinian perspective of language (BAKHTIN, 2016) and translanguaging pedagogy (Autor, 2022), the project approaches the concept of Latin America and the constitution of Latin American identity by Brazilian students. Thus, the tasks were designed to offer subsidies for the understanding of the theme and to mobilize resources from students’ entire linguistic repertoire for the construction of the final product, which involved the biography discourse genre. The article seeks to contribute to the practice of Spanish public teachers concerning the work with the concept of Latin America, and to the learning of Spanish by Brazilian students, speakers of Portuguese, in the sense of developing their Latin American collective identity.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2022-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3768210.47456/cl.v16i33.37682Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 302-321Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 302-3211982-291X2317-347510.47456/cl.v16i33reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682/25654Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana da Rosa, FrancyelleKurtz de Souza Welp, Anamaria2022-09-14T18:45:37Zoai:periodicos.ufes.br:article/37682Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2022-09-14T18:45:37Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19 Getting to know Latin America: a proposal for a translanguaging project for the teaching of Spanish during the Covid-19 pandemic |
title |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19 Viana da Rosa, Francyelle Espanhol como Língua Adicional Pedagogia translíngue Identidade latino-americana Ensino Remoto Spanish as an Additional language Translanguaging pedagogy Latin American identity Remote teaching |
title_short |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19 |
title_full |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19 |
title_sort |
Conhecendo a América Latina: uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de COVID-19 |
author |
Viana da Rosa, Francyelle |
author_facet |
Viana da Rosa, Francyelle Kurtz de Souza Welp, Anamaria |
author_role |
author |
author2 |
Kurtz de Souza Welp, Anamaria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana da Rosa, Francyelle Kurtz de Souza Welp, Anamaria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espanhol como Língua Adicional Pedagogia translíngue Identidade latino-americana Ensino Remoto Spanish as an Additional language Translanguaging pedagogy Latin American identity Remote teaching |
topic |
Espanhol como Língua Adicional Pedagogia translíngue Identidade latino-americana Ensino Remoto Spanish as an Additional language Translanguaging pedagogy Latin American identity Remote teaching |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial aplicação durante a pandemia de Covid-19, a partir de uma reflexão sobre o ensino de espanhol como língua adicional na educação básica brasileira. Para tanto, foram empregados conceitos sobre língua (BAKHTIN, 2016) e pedagogia translíngue (Autor, 2022). O projeto versa sobre o conceito de América Latina e a constituição da identidade latino-americana por parte de estudantes brasileiros. Assim, foram pensadas tarefas que pudessem oferecer subsídios para a compreensão do tema e para a preparação do produto final do gênero biografia, nas quais os educandos mobilizassem recursos de todo o seu repertório linguístico. Tenciona-se auxiliar outros professores de espanhol a trabalhar com o conceito de América Latina e a oportunizar aos seus alunos uma aproximação a essa identidade coletiva latino-americana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682 10.47456/cl.v16i33.37682 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682 |
identifier_str_mv |
10.47456/cl.v16i33.37682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/37682/25654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 302-321 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 33 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos; 302-321 1982-291X 2317-3475 10.47456/cl.v16i33 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699011597238272 |