PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira-Machado, Lucyenne
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira-Machado, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431
Resumo: Nossa experiência ao conviver com os surdos e suas questões com a Língua Portuguesa faz-nos defrontar com falas como: eu não sei palavras. Quero aprender palavras. Então, nos perguntamos: o que é aprender palavras? Assim, a proposta deste texto que é parte de uma pesquisa maior, é trazer uma reflexão sobre a produção de sentidos na leitura empreendida por esses indivíduos a partir de textos em Língua Portuguesa. Todavia, o fato desses indivíduos serem usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gera dificuldade nos professores ao terem que lidar com as modalidades dessas línguas no ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Num primeiro momento iremos discutir os investimentos do Estado por meio das legislações no ensino de LP para surdos e finalizaremos com a exposição de estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 a partir da exposição de uma das aulas descritas na pesquisa.
id UFES-6_65e972ef7e34d81e0fae32f6346935be
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/27431
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGEPRÁTICAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS USUÁRIOS DE LIBRASDeaf peopleBilingual EducationReadingPL teaching for the deafSurdosEducação BilíngueLeituraEnsino de LP para surdosNossa experiência ao conviver com os surdos e suas questões com a Língua Portuguesa faz-nos defrontar com falas como: eu não sei palavras. Quero aprender palavras. Então, nos perguntamos: o que é aprender palavras? Assim, a proposta deste texto que é parte de uma pesquisa maior, é trazer uma reflexão sobre a produção de sentidos na leitura empreendida por esses indivíduos a partir de textos em Língua Portuguesa. Todavia, o fato desses indivíduos serem usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gera dificuldade nos professores ao terem que lidar com as modalidades dessas línguas no ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Num primeiro momento iremos discutir os investimentos do Estado por meio das legislações no ensino de LP para surdos e finalizaremos com a exposição de estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 a partir da exposição de uma das aulas descritas na pesquisa.Our experience in living with deaf people and their issues with the Portuguese Language makes us confront lines such as: I do not know words. I want to learn words. So, we wonder: what is to learn words? Therefore, the goal of this text is a reflection on the production of meaning in the undertaken reading by these individuals from texts in Portuguese Language. The fact that these individuals are Brazilian Sign Language (Libras) users, creates difficulty for teachers such as having to cope with the modalities of these languages when teaching Portuguese Language as L2 for the deaf. At first we will discuss the State investment through legislation on teaching PL for the deaf and conclude with strategies to teach Portuguese Language as L2 by describing one of the classes outlined in the research.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 320-339Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 320-3391982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431/20989Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira-Machado, LucyenneVieira-Machado, Leonardo2020-07-15T03:25:53Zoai:periodicos.ufes.br:article/27431Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-07-15T03:25:53Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
PRÁTICAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS
title PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
spellingShingle PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
Vieira-Machado, Lucyenne
Deaf people
Bilingual Education
Reading
PL teaching for the deaf
Surdos
Educação Bilíngue
Leitura
Ensino de LP para surdos
title_short PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
title_full PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
title_fullStr PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
title_full_unstemmed PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
title_sort PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
author Vieira-Machado, Lucyenne
author_facet Vieira-Machado, Lucyenne
Vieira-Machado, Leonardo
author_role author
author2 Vieira-Machado, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira-Machado, Lucyenne
Vieira-Machado, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Deaf people
Bilingual Education
Reading
PL teaching for the deaf
Surdos
Educação Bilíngue
Leitura
Ensino de LP para surdos
topic Deaf people
Bilingual Education
Reading
PL teaching for the deaf
Surdos
Educação Bilíngue
Leitura
Ensino de LP para surdos
description Nossa experiência ao conviver com os surdos e suas questões com a Língua Portuguesa faz-nos defrontar com falas como: eu não sei palavras. Quero aprender palavras. Então, nos perguntamos: o que é aprender palavras? Assim, a proposta deste texto que é parte de uma pesquisa maior, é trazer uma reflexão sobre a produção de sentidos na leitura empreendida por esses indivíduos a partir de textos em Língua Portuguesa. Todavia, o fato desses indivíduos serem usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gera dificuldade nos professores ao terem que lidar com as modalidades dessas línguas no ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Num primeiro momento iremos discutir os investimentos do Estado por meio das legislações no ensino de LP para surdos e finalizaremos com a exposição de estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 a partir da exposição de uma das aulas descritas na pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431/20989
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 320-339
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 320-339
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010618916864