PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431 |
Resumo: | Nossa experiência ao conviver com os surdos e suas questões com a Língua Portuguesa faz-nos defrontar com falas como: eu não sei palavras. Quero aprender palavras. Então, nos perguntamos: o que é aprender palavras? Assim, a proposta deste texto que é parte de uma pesquisa maior, é trazer uma reflexão sobre a produção de sentidos na leitura empreendida por esses indivíduos a partir de textos em Língua Portuguesa. Todavia, o fato desses indivíduos serem usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gera dificuldade nos professores ao terem que lidar com as modalidades dessas línguas no ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Num primeiro momento iremos discutir os investimentos do Estado por meio das legislações no ensino de LP para surdos e finalizaremos com a exposição de estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 a partir da exposição de uma das aulas descritas na pesquisa. |
id |
UFES-6_65e972ef7e34d81e0fae32f6346935be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/27431 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGEPRÁTICAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS USUÁRIOS DE LIBRASDeaf peopleBilingual EducationReadingPL teaching for the deafSurdosEducação BilíngueLeituraEnsino de LP para surdosNossa experiência ao conviver com os surdos e suas questões com a Língua Portuguesa faz-nos defrontar com falas como: eu não sei palavras. Quero aprender palavras. Então, nos perguntamos: o que é aprender palavras? Assim, a proposta deste texto que é parte de uma pesquisa maior, é trazer uma reflexão sobre a produção de sentidos na leitura empreendida por esses indivíduos a partir de textos em Língua Portuguesa. Todavia, o fato desses indivíduos serem usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gera dificuldade nos professores ao terem que lidar com as modalidades dessas línguas no ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Num primeiro momento iremos discutir os investimentos do Estado por meio das legislações no ensino de LP para surdos e finalizaremos com a exposição de estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 a partir da exposição de uma das aulas descritas na pesquisa.Our experience in living with deaf people and their issues with the Portuguese Language makes us confront lines such as: I do not know words. I want to learn words. So, we wonder: what is to learn words? Therefore, the goal of this text is a reflection on the production of meaning in the undertaken reading by these individuals from texts in Portuguese Language. The fact that these individuals are Brazilian Sign Language (Libras) users, creates difficulty for teachers such as having to cope with the modalities of these languages when teaching Portuguese Language as L2 for the deaf. At first we will discuss the State investment through legislation on teaching PL for the deaf and conclude with strategies to teach Portuguese Language as L2 by describing one of the classes outlined in the research.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 320-339Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 320-3391982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431/20989Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira-Machado, LucyenneVieira-Machado, Leonardo2020-07-15T03:25:53Zoai:periodicos.ufes.br:article/27431Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-07-15T03:25:53Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE PRÁTICAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS |
title |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE |
spellingShingle |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE Vieira-Machado, Lucyenne Deaf people Bilingual Education Reading PL teaching for the deaf Surdos Educação Bilíngue Leitura Ensino de LP para surdos |
title_short |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE |
title_full |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE |
title_fullStr |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE |
title_full_unstemmed |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE |
title_sort |
PRACTICES AND POLITICAL PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR DEAF USERS OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE |
author |
Vieira-Machado, Lucyenne |
author_facet |
Vieira-Machado, Lucyenne Vieira-Machado, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Vieira-Machado, Leonardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira-Machado, Lucyenne Vieira-Machado, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deaf people Bilingual Education Reading PL teaching for the deaf Surdos Educação Bilíngue Leitura Ensino de LP para surdos |
topic |
Deaf people Bilingual Education Reading PL teaching for the deaf Surdos Educação Bilíngue Leitura Ensino de LP para surdos |
description |
Nossa experiência ao conviver com os surdos e suas questões com a Língua Portuguesa faz-nos defrontar com falas como: eu não sei palavras. Quero aprender palavras. Então, nos perguntamos: o que é aprender palavras? Assim, a proposta deste texto que é parte de uma pesquisa maior, é trazer uma reflexão sobre a produção de sentidos na leitura empreendida por esses indivíduos a partir de textos em Língua Portuguesa. Todavia, o fato desses indivíduos serem usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gera dificuldade nos professores ao terem que lidar com as modalidades dessas línguas no ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Num primeiro momento iremos discutir os investimentos do Estado por meio das legislações no ensino de LP para surdos e finalizaremos com a exposição de estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 a partir da exposição de uma das aulas descritas na pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431/20989 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 320-339 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 320-339 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699010618916864 |