PROFESSOR-LEITOR:: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Macedo de Carvalho, Margarete
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Souza, Ana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27596
Resumo: A leitura tem suscitado grande interesse dos pesquisadores nas últimas décadas, tanto no plano teórico, de desenvolvimento de modelos de processamento e compreensão e de propostas de formação de professores, quanto no plano de investigações que buscam coletar dados primários, estudando aspectos de processamento, ensino e aprendizagem. O estudo que ora propomos visa mapear e discutir, segundo o método de revisão sistemática, o que vem sendo pesquisado no Brasil sobre o professor como leitor, sob quais perspectivas teóricas e metodológicas os estudos vêm sendo conduzidos e o que indicam seus resultados. A análise realizada concluiu que há maior volume de pesquisas de mestrado e que o principal interesse de investigação gira em torno da constituição, do perfil ou da trajetória de leitura dos professores. As pesquisas de levantamento são as mais frequentes. Embora a leitura do professor venha sendo fortemente pesquisada e discutida, não se encontraram pesquisas voltadas à instrumentalização do letramento docente, tampouco estudos indicativos de alternativas para os problemas identificados.
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