MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Záira Bomfante
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tiburtino, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a paisagem semiótica da comunicação e suas mudanças em decorrência das características da sociedade contemporânea, marcada por transformações contínuas e rápidas, tornando-se cada vez mais tecnologizada ou digitalizada. No primeiro momento, por meio das contribuições de Kress (2010) e Cope e Kalantzis (1997), ele centra-se na discussão das novas condições para o letramento e o modo como é concebido na literatura atual, trazendo as perspectivas dos estudos dos Novos Letramentos, Multiletramentos e Multimodalidade. No segundo momento, ele propõe discutir como essas conceptualizações de letramento podem se potencializar no contexto de ensino e, por último, ressalta as contribuições desse campo de estudo no ensino de línguas.
id UFES-6_b9d74069da9a7ae869c0cf2812c7fbc1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/23178
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINOEste trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a paisagem semiótica da comunicação e suas mudanças em decorrência das características da sociedade contemporânea, marcada por transformações contínuas e rápidas, tornando-se cada vez mais tecnologizada ou digitalizada. No primeiro momento, por meio das contribuições de Kress (2010) e Cope e Kalantzis (1997), ele centra-se na discussão das novas condições para o letramento e o modo como é concebido na literatura atual, trazendo as perspectivas dos estudos dos Novos Letramentos, Multiletramentos e Multimodalidade. No segundo momento, ele propõe discutir como essas conceptualizações de letramento podem se potencializar no contexto de ensino e, por último, ressalta as contribuições desse campo de estudo no ensino de línguas.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 163-1821982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178/15942Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Záira BomfanteTiburtino, Vanessa2019-05-06T15:07:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/23178Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-05-06T15:07:28Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO
title MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO
spellingShingle MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO
dos Santos, Záira Bomfante
title_short MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO
title_full MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO
title_fullStr MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO
title_full_unstemmed MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO
title_sort MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: DIÁLOGOS E DIMENSÕES PARA O ENSINO
author dos Santos, Záira Bomfante
author_facet dos Santos, Záira Bomfante
Tiburtino, Vanessa
author_role author
author2 Tiburtino, Vanessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Záira Bomfante
Tiburtino, Vanessa
description Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a paisagem semiótica da comunicação e suas mudanças em decorrência das características da sociedade contemporânea, marcada por transformações contínuas e rápidas, tornando-se cada vez mais tecnologizada ou digitalizada. No primeiro momento, por meio das contribuições de Kress (2010) e Cope e Kalantzis (1997), ele centra-se na discussão das novas condições para o letramento e o modo como é concebido na literatura atual, trazendo as perspectivas dos estudos dos Novos Letramentos, Multiletramentos e Multimodalidade. No segundo momento, ele propõe discutir como essas conceptualizações de letramento podem se potencializar no contexto de ensino e, por último, ressalta as contribuições desse campo de estudo no ensino de línguas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178/15942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 163-182
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1789798861424820224