A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dikson, Dennys
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Calil, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10880
Resumo: Este trabalho apresenta um ensaio inicial com reflexões voltadas a discutir a construção da referenciação (CAVALCANTE, 2011, CORTEZ & KOCH, 2013, KOCH, 2010) e do tópico discursivo (KOCH et al., 1996; e LINS, 2008), estabelecida durante processos de escritura de história em quadrinhos (HQ), produzidas por uma díade de alunas (7 anos) de um 2º ano do Ensino Fundamental (escola pública). Para isso, registramos em vídeo proposta de produção textual desta díade, feitas pela professora para todos os alunos da sala, durante o desenvolvimento de um projeto didático intitulado “Gibi na Sala”. Nesta proposta, a díade deveria combinar e escrever uma única HQ. O material para a escritura estava semiestruturado, oferecendo aos alunos uma sequência narrativa em que continha apenas imagens retiradas de HQ curtas (1 ou 2 páginas) da Turma da Monica. No trecho escrito e na parte coenunciativa que elegemos para aqui analisar, identificamos que os quadros tópicos não são articulados pela dupla, tendo em vista que as alunas realizam um texto/diálogo preenchido por referenciações pontuais e descritivas, deixando de lado a estratégia referencial narrativa tão importante para que o sentido da história possa nascer e articular-se cena por cena.
id UFES-6_c1132595abe8c98791f29cb7ef6b1aa3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10880
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADASEste trabalho apresenta um ensaio inicial com reflexões voltadas a discutir a construção da referenciação (CAVALCANTE, 2011, CORTEZ & KOCH, 2013, KOCH, 2010) e do tópico discursivo (KOCH et al., 1996; e LINS, 2008), estabelecida durante processos de escritura de história em quadrinhos (HQ), produzidas por uma díade de alunas (7 anos) de um 2º ano do Ensino Fundamental (escola pública). Para isso, registramos em vídeo proposta de produção textual desta díade, feitas pela professora para todos os alunos da sala, durante o desenvolvimento de um projeto didático intitulado “Gibi na Sala”. Nesta proposta, a díade deveria combinar e escrever uma única HQ. O material para a escritura estava semiestruturado, oferecendo aos alunos uma sequência narrativa em que continha apenas imagens retiradas de HQ curtas (1 ou 2 páginas) da Turma da Monica. No trecho escrito e na parte coenunciativa que elegemos para aqui analisar, identificamos que os quadros tópicos não são articulados pela dupla, tendo em vista que as alunas realizam um texto/diálogo preenchido por referenciações pontuais e descritivas, deixando de lado a estratégia referencial narrativa tão importante para que o sentido da história possa nascer e articular-se cena por cena.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/x-ziphttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10880Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 58-73Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 58-731982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10880/8224https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10880/19280Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessDikson, DennysCalil, Eduardo2015-12-21T19:51:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/10880Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-12-21T19:51:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS
title A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS
spellingShingle A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS
Dikson, Dennys
title_short A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS
title_full A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS
title_fullStr A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS
title_full_unstemmed A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS
title_sort A CONSTITUIÇÃO TÓPICO-DISCURSIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA POR ALUNAS RECÉM-ALFABETIZADAS
author Dikson, Dennys
author_facet Dikson, Dennys
Calil, Eduardo
author_role author
author2 Calil, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dikson, Dennys
Calil, Eduardo
description Este trabalho apresenta um ensaio inicial com reflexões voltadas a discutir a construção da referenciação (CAVALCANTE, 2011, CORTEZ & KOCH, 2013, KOCH, 2010) e do tópico discursivo (KOCH et al., 1996; e LINS, 2008), estabelecida durante processos de escritura de história em quadrinhos (HQ), produzidas por uma díade de alunas (7 anos) de um 2º ano do Ensino Fundamental (escola pública). Para isso, registramos em vídeo proposta de produção textual desta díade, feitas pela professora para todos os alunos da sala, durante o desenvolvimento de um projeto didático intitulado “Gibi na Sala”. Nesta proposta, a díade deveria combinar e escrever uma única HQ. O material para a escritura estava semiestruturado, oferecendo aos alunos uma sequência narrativa em que continha apenas imagens retiradas de HQ curtas (1 ou 2 páginas) da Turma da Monica. No trecho escrito e na parte coenunciativa que elegemos para aqui analisar, identificamos que os quadros tópicos não são articulados pela dupla, tendo em vista que as alunas realizam um texto/diálogo preenchido por referenciações pontuais e descritivas, deixando de lado a estratégia referencial narrativa tão importante para que o sentido da história possa nascer e articular-se cena por cena.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10880
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10880/8224
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10880/19280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 58-73
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 58-73
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009879670784