A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Katiana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paixão, Meiryele, Mitma, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244
Resumo: As histórias em quadrinhos (HQs) ainda é um tipo de gênero pouco explorado em sala de aula, embora tenha um considerável valor discursivo, em vista da diversidade de temas que abordam. Apesar de já serem aceitas como objeto de leitura dentro e fora das escolas, as HQs ainda não foram de fato incorporadas ao elenco de textos com que a escola trabalha, por caracterizá-lo como um gênero de baixa qualidade textual. Diante disso, destacamos algumas considerações sobre as contribuições que esse tipo de gênero pode oferecer no contexto escolar, quando trabalhado adequadamente. Para isso, buscamos orientação teórica de alguns estudiosos ligados basicamente ao campo da linguística e do ensino. Metodologicamente, discutimos conceitos teóricos e práticos de gênero textual. Para aplicação e comprovação das teorias, utilizamos oito livros didáticos de português do 6º ano fundamental. O estudo desse corpus apontou uma deficiência na forma de se trabalhar as HQs nas escolas.
id UFS-10_957cf0b4be344b9ff54f96e8de708af3
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1244
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULAAs histórias em quadrinhos (HQs) ainda é um tipo de gênero pouco explorado em sala de aula, embora tenha um considerável valor discursivo, em vista da diversidade de temas que abordam. Apesar de já serem aceitas como objeto de leitura dentro e fora das escolas, as HQs ainda não foram de fato incorporadas ao elenco de textos com que a escola trabalha, por caracterizá-lo como um gênero de baixa qualidade textual. Diante disso, destacamos algumas considerações sobre as contribuições que esse tipo de gênero pode oferecer no contexto escolar, quando trabalhado adequadamente. Para isso, buscamos orientação teórica de alguns estudiosos ligados basicamente ao campo da linguística e do ensino. Metodologicamente, discutimos conceitos teóricos e práticos de gênero textual. Para aplicação e comprovação das teorias, utilizamos oito livros didáticos de português do 6º ano fundamental. O estudo desse corpus apontou uma deficiência na forma de se trabalhar as HQs nas escolas.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e SociedadeInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e SociedadeInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244/1080Almeida, KatianaPaixão, MeiryeleMitma, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-26T17:37:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1244Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-26T17:37:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
title A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
spellingShingle A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
Almeida, Katiana
title_short A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
title_full A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
title_fullStr A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
title_sort A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
author Almeida, Katiana
author_facet Almeida, Katiana
Paixão, Meiryele
Mitma, Simone
author_role author
author2 Paixão, Meiryele
Mitma, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Katiana
Paixão, Meiryele
Mitma, Simone
description As histórias em quadrinhos (HQs) ainda é um tipo de gênero pouco explorado em sala de aula, embora tenha um considerável valor discursivo, em vista da diversidade de temas que abordam. Apesar de já serem aceitas como objeto de leitura dentro e fora das escolas, as HQs ainda não foram de fato incorporadas ao elenco de textos com que a escola trabalha, por caracterizá-lo como um gênero de baixa qualidade textual. Diante disso, destacamos algumas considerações sobre as contribuições que esse tipo de gênero pode oferecer no contexto escolar, quando trabalhado adequadamente. Para isso, buscamos orientação teórica de alguns estudiosos ligados basicamente ao campo da linguística e do ensino. Metodologicamente, discutimos conceitos teóricos e práticos de gênero textual. Para aplicação e comprovação das teorias, utilizamos oito livros didáticos de português do 6º ano fundamental. O estudo desse corpus apontou uma deficiência na forma de se trabalhar as HQs nas escolas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875577229312