Correction in speech-in-interaction in the spanish language classroom: an analysis within the perspective of ethnomethodological conversation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas Ribeiro Lopes, Marcela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Korzawski, Sandra de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39215
Resumo: Este artigo analisa dados de fala-em-interação de sala de aula de Língua Espanhola para verificar: 1. o fenômeno de correção de aluno por professor, ou seja, substituição de um item por outro; e 2. os eventos em que o professor somente aponta um item errado no turno do aluno, mas não leva a cabo a substituição desse item, isto é, não leva a cabo a correção. Para tanto, realizamos geração de dados de 3 horas/aula em uma escola pública rural da cidade de Irati, no Paraná. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, cujo enfoque é deliberadamente interpretativo e tem preocupação com os significados imediatos e locais das ações do contexto analisado. Com base na etnografia como escolha teórico-metodológica e na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), concluímos que os alunos previamente esperam ser corrigidos, já que, por meio dos dados analisados, foi possível notar que frequentemente a correção ocorre após um pedido de ajuda do aluno. No entanto, apesar de os alunos demonstrarem que o professor pode corrigir, este negocia um trabalho interacional de evitar fazer a correção. Nesse sentido, o professor realiza a correção sempre com cautela, demonstrando que a correção é uma ação despreferível nesta sala de aula.
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spelling Correction in speech-in-interaction in the spanish language classroom: an analysis within the perspective of ethnomethodological conversationA correção na fala-em-interação de sala de aula de língua espanhola: uma análise na perspectiva da análise da conversa etnometodológicaCorreçãoFala-em-interação de sala de aulaLíngua EspanholaEste artigo analisa dados de fala-em-interação de sala de aula de Língua Espanhola para verificar: 1. o fenômeno de correção de aluno por professor, ou seja, substituição de um item por outro; e 2. os eventos em que o professor somente aponta um item errado no turno do aluno, mas não leva a cabo a substituição desse item, isto é, não leva a cabo a correção. Para tanto, realizamos geração de dados de 3 horas/aula em uma escola pública rural da cidade de Irati, no Paraná. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, cujo enfoque é deliberadamente interpretativo e tem preocupação com os significados imediatos e locais das ações do contexto analisado. Com base na etnografia como escolha teórico-metodológica e na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), concluímos que os alunos previamente esperam ser corrigidos, já que, por meio dos dados analisados, foi possível notar que frequentemente a correção ocorre após um pedido de ajuda do aluno. No entanto, apesar de os alunos demonstrarem que o professor pode corrigir, este negocia um trabalho interacional de evitar fazer a correção. Nesse sentido, o professor realiza a correção sempre com cautela, demonstrando que a correção é uma ação despreferível nesta sala de aula.Current paper highlights data of speech-in-interaction in the Spanish language classroom to investigate: 1. the correction phenomenon, or rather, the replacement of an item by another; and 2. events in which the teacher merely indicates a mistake item when attending the student but fails to replace the item, or rather, the teacher does not make the correction. Data were produced for three hours/class in a government-run rural school in Irati PR Brazil. This is an ethnographic research, whose focus is deliberately interpretive and is concerned with the immediate and local meanings of actions in the analyzed context. Based on ethnography as a theoretical and methodological and the Analysis of Ethnomethodological Conversation (ACE), results show that students expected to be corrected since data revealed that frequently correction occurred after a call for help by the students. Although students expect that the teacher corrects them, the students undertake an interaction to avoid corrections. The teacher, therefore, undertakes correction with some wariness and shows that correction is a non-preferable activity in this particular classroom.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3921510.47456/cl.v16i35.39215Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades; 150-169Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades; 150-1691982-291X2317-347510.47456/cl.v16i35reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39215/26337Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas Ribeiro Lopes, MarcelaKorzawski, Sandra de Cássia2022-12-29T08:54:29Zoai:periodicos.ufes.br:article/39215Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2022-12-29T08:54:29Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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A correção na fala-em-interação de sala de aula de língua espanhola: uma análise na perspectiva da análise da conversa etnometodológica
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