A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40311 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização de videoanimações em sala de aula, considerando os aspectos linguísticos, semióticos e discursivos. Para a concretização desse objetivo, parte-se de um estudo teórico sobre as contribuições do trabalho com textos multissemióticos como uma proposta didático-pedagógica. Para tal, adota-se a linha teórica da Semiótica Social e da Pedagogia dos Multiletramentos. Desse modo, entre os autores que embasam o estudo realizado merecem destaque Rojo e Almeida (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Zozzoli (2012). Além disso, apresenta-se uma proposta de análise da videoanimação Spring, produzida por Blender Animation Studio e disponibilizada no You Tube pelo canal Animals Review. Assim, a partir da articulação entre teoria e prática, busca-se refletir sobre o ensino da leitura em espaço escolar, de modo a favorecer a formação de leitores proficientes e que tenham a liberdade de interagir socialmente. Por meio do trabalho realizado, foi possível constatar que as videoanimações apresentam potencialidades para a formação de leitores mais atentos aos aspectos linguísticos, semióticos e discursivos, possibilitando a identificação de elementos explícitos, a realização de inferências, a compreensão dos projetos de dizer dos produtores, o entendimento da estrutura composicional, bem como a ampliação da capacidade crítica e de funcionamentos das práticas discursivas. |
id |
UFES-6_f9054a9d53a639f3f3ccb58c8e89657b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/40311 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação SpringThe formation of proficient readers:: a proposal for analysis of the videoanimation SpringSemiótica. Multiletramentos. Videoanimação.Semioticsmultiliteraciesvideo animationO presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização de videoanimações em sala de aula, considerando os aspectos linguísticos, semióticos e discursivos. Para a concretização desse objetivo, parte-se de um estudo teórico sobre as contribuições do trabalho com textos multissemióticos como uma proposta didático-pedagógica. Para tal, adota-se a linha teórica da Semiótica Social e da Pedagogia dos Multiletramentos. Desse modo, entre os autores que embasam o estudo realizado merecem destaque Rojo e Almeida (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Zozzoli (2012). Além disso, apresenta-se uma proposta de análise da videoanimação Spring, produzida por Blender Animation Studio e disponibilizada no You Tube pelo canal Animals Review. Assim, a partir da articulação entre teoria e prática, busca-se refletir sobre o ensino da leitura em espaço escolar, de modo a favorecer a formação de leitores proficientes e que tenham a liberdade de interagir socialmente. Por meio do trabalho realizado, foi possível constatar que as videoanimações apresentam potencialidades para a formação de leitores mais atentos aos aspectos linguísticos, semióticos e discursivos, possibilitando a identificação de elementos explícitos, a realização de inferências, a compreensão dos projetos de dizer dos produtores, o entendimento da estrutura composicional, bem como a ampliação da capacidade crítica e de funcionamentos das práticas discursivas.The present work aims to discuss the use of video animations in the classroom, considering the linguistic, semiotic and discursive aspects. In order to achieve this objective, it starts with a theoretical study on the contributions of working with multisemiotic texts as a didactic-pedagogical proposal. To this end, the theoretical line of Social Semiotics and Pedagogy of Multiliteracies is adopted. Thus, among the authors that support the study carried out, Antunes (2015), Rojo and Almeida (2012), Rojo and Barbosa (2015) and Zozzoli (2012) stand out. In addition, a proposal for the analysis of the video animation Spring produced by Blender Animation Studio and made available on You Tube by the channel AnimalsReview is presented. Thus, from the articulation between theory and practice, we seek to reflect on the teaching of reading in a school space, in order to favor the formation of proficient readers who have the freedom to interact socially. Through the work carried out, it was possible to verify that video animations have potential for the formation of readers who are more attentive to linguistic, semiotic and discursive aspects, enabling the identification of explicit elements, the realization of inferences, the understanding of the producers' projects of saying, the understanding of the compositional structure, as well as the expansion of the critical capacity and functioning of discursive practices.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4031110.47456/cl.v17i36.40311Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 17 n. 36 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 345-362Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 17 No. 36 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 345-3621982-291X2317-347510.47456/cl.v17i36reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40311/27999Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, DanielaFerreira, Helena MariaRagi, Taisa Rita2023-07-31T20:26:09Zoai:periodicos.ufes.br:article/40311Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2023-07-31T20:26:09Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring The formation of proficient readers:: a proposal for analysis of the videoanimation Spring |
title |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring |
spellingShingle |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring Rodrigues, Daniela Semiótica. Multiletramentos. Videoanimação. Semiotics multiliteracies video animation |
title_short |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring |
title_full |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring |
title_fullStr |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring |
title_full_unstemmed |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring |
title_sort |
A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da videoanimação Spring |
author |
Rodrigues, Daniela |
author_facet |
Rodrigues, Daniela Ferreira, Helena Maria Ragi, Taisa Rita |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Helena Maria Ragi, Taisa Rita |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Daniela Ferreira, Helena Maria Ragi, Taisa Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica. Multiletramentos. Videoanimação. Semiotics multiliteracies video animation |
topic |
Semiótica. Multiletramentos. Videoanimação. Semiotics multiliteracies video animation |
description |
O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização de videoanimações em sala de aula, considerando os aspectos linguísticos, semióticos e discursivos. Para a concretização desse objetivo, parte-se de um estudo teórico sobre as contribuições do trabalho com textos multissemióticos como uma proposta didático-pedagógica. Para tal, adota-se a linha teórica da Semiótica Social e da Pedagogia dos Multiletramentos. Desse modo, entre os autores que embasam o estudo realizado merecem destaque Rojo e Almeida (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Zozzoli (2012). Além disso, apresenta-se uma proposta de análise da videoanimação Spring, produzida por Blender Animation Studio e disponibilizada no You Tube pelo canal Animals Review. Assim, a partir da articulação entre teoria e prática, busca-se refletir sobre o ensino da leitura em espaço escolar, de modo a favorecer a formação de leitores proficientes e que tenham a liberdade de interagir socialmente. Por meio do trabalho realizado, foi possível constatar que as videoanimações apresentam potencialidades para a formação de leitores mais atentos aos aspectos linguísticos, semióticos e discursivos, possibilitando a identificação de elementos explícitos, a realização de inferências, a compreensão dos projetos de dizer dos produtores, o entendimento da estrutura composicional, bem como a ampliação da capacidade crítica e de funcionamentos das práticas discursivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40311 10.47456/cl.v17i36.40311 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40311 |
identifier_str_mv |
10.47456/cl.v17i36.40311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40311/27999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 17 n. 36 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 345-362 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 17 No. 36 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 345-362 1982-291X 2317-3475 10.47456/cl.v17i36 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699011772350464 |