A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Fernando Humberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20482
Resumo: Resumo: Neste ensaio são analisados os desafios que a sociedade multicultural acarreta para a escola e o papel que esta pode demonstrar na ultrapassagem crítica de soluções pedagógicas e curriculares de teor relativista. São adotadas perspetivas analíticas centradas snos modelos de regulação sociopolítica da diversidade e no impacto da diversidade cultural na escola. O texto culmina com a proposta de um cenário educativo em que os princípios universalistas e a ideia de condição humana constituam um horizonte de chegada da ação educativa.Palavras-Chave: Diversidade Cultural; Educação Multicultural; Relativismo Ético; Ética Universalista. Resumen: En este ensayo se analizan los retos que la sociedad multicultural aporta a la escuela y el papel que puede demostrar los avances de soluciones críticas pedagógicas y curriculares de contenido relativista. Se adoptan perspectivas de análisis centradas en los modelos de regulación sociopolítica de la diversidad y el impacto de la diversidad cultural en la escuela. El texto concluye con la propuesta de un entorno educativo en el que los principios universales y la idea de la condición humana constituyen un horizonte de llegada de la acción educativa.Palabras Clave: Diversidad Cultural; Educación Multicultural; Relativismo Ético; Ética Universalista. Abstract: This article focuses on the challenges that multicultural society entails for the school and the role it can demonstrate in the critical overtaking of relativistic pedagogical and curricular solutions. Analytical perspectives are adopted focusing on the socio-political regulation of diversity and the impact of cultural diversity in schools. The paper concludes with a proposal for an educational setting in which universal principles and the idea of the human condition constitute a horizon of arrival of educational action.Keywords: Cultural Diversity; Multicultural Education; Ethical Relativism; Universalist Ethics.
id UFES-9_eeff050f6e0e7202dc27d3968dbf9b6b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/20482
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?Resumo: Neste ensaio são analisados os desafios que a sociedade multicultural acarreta para a escola e o papel que esta pode demonstrar na ultrapassagem crítica de soluções pedagógicas e curriculares de teor relativista. São adotadas perspetivas analíticas centradas snos modelos de regulação sociopolítica da diversidade e no impacto da diversidade cultural na escola. O texto culmina com a proposta de um cenário educativo em que os princípios universalistas e a ideia de condição humana constituam um horizonte de chegada da ação educativa.Palavras-Chave: Diversidade Cultural; Educação Multicultural; Relativismo Ético; Ética Universalista. Resumen: En este ensayo se analizan los retos que la sociedad multicultural aporta a la escuela y el papel que puede demostrar los avances de soluciones críticas pedagógicas y curriculares de contenido relativista. Se adoptan perspectivas de análisis centradas en los modelos de regulación sociopolítica de la diversidad y el impacto de la diversidad cultural en la escuela. El texto concluye con la propuesta de un entorno educativo en el que los principios universales y la idea de la condición humana constituyen un horizonte de llegada de la acción educativa.Palabras Clave: Diversidad Cultural; Educación Multicultural; Relativismo Ético; Ética Universalista. Abstract: This article focuses on the challenges that multicultural society entails for the school and the role it can demonstrate in the critical overtaking of relativistic pedagogical and curricular solutions. Analytical perspectives are adopted focusing on the socio-political regulation of diversity and the impact of cultural diversity in schools. The paper concludes with a proposal for an educational setting in which universal principles and the idea of the human condition constitute a horizon of arrival of educational action.Keywords: Cultural Diversity; Multicultural Education; Ethical Relativism; Universalist Ethics.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/2048210.47456/simbitica.v5i1.20482Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 5 n. 1 (2018); 41-622316-162010.47456/simbitica.v5i1reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20482/13749Copyright (c) 2020 Fernando Humberto Serrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSerra, Fernando Humberto2021-04-20T15:41:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/20482Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:41:01Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?
title A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?
spellingShingle A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?
Serra, Fernando Humberto
title_short A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?
title_full A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?
title_fullStr A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?
title_full_unstemmed A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?
title_sort A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?
author Serra, Fernando Humberto
author_facet Serra, Fernando Humberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Fernando Humberto
description Resumo: Neste ensaio são analisados os desafios que a sociedade multicultural acarreta para a escola e o papel que esta pode demonstrar na ultrapassagem crítica de soluções pedagógicas e curriculares de teor relativista. São adotadas perspetivas analíticas centradas snos modelos de regulação sociopolítica da diversidade e no impacto da diversidade cultural na escola. O texto culmina com a proposta de um cenário educativo em que os princípios universalistas e a ideia de condição humana constituam um horizonte de chegada da ação educativa.Palavras-Chave: Diversidade Cultural; Educação Multicultural; Relativismo Ético; Ética Universalista. Resumen: En este ensayo se analizan los retos que la sociedad multicultural aporta a la escuela y el papel que puede demostrar los avances de soluciones críticas pedagógicas y curriculares de contenido relativista. Se adoptan perspectivas de análisis centradas en los modelos de regulación sociopolítica de la diversidad y el impacto de la diversidad cultural en la escuela. El texto concluye con la propuesta de un entorno educativo en el que los principios universales y la idea de la condición humana constituyen un horizonte de llegada de la acción educativa.Palabras Clave: Diversidad Cultural; Educación Multicultural; Relativismo Ético; Ética Universalista. Abstract: This article focuses on the challenges that multicultural society entails for the school and the role it can demonstrate in the critical overtaking of relativistic pedagogical and curricular solutions. Analytical perspectives are adopted focusing on the socio-political regulation of diversity and the impact of cultural diversity in schools. The paper concludes with a proposal for an educational setting in which universal principles and the idea of the human condition constitute a horizon of arrival of educational action.Keywords: Cultural Diversity; Multicultural Education; Ethical Relativism; Universalist Ethics.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20482
10.47456/simbitica.v5i1.20482
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20482
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v5i1.20482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20482/13749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fernando Humberto Serra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fernando Humberto Serra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 5 n. 1 (2018); 41-62
2316-1620
10.47456/simbitica.v5i1
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1797221591455629312