Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Beatriz Bernardo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro, Lunardi, Fabrício Castagna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/38659
Resumo: A presente pesquisa procura analisar a visão dos alunos de ensino superior em Portugal sobre o papel que a motivação assume no respetivo desempenho académico, bem como compreender quais são os principais fatores motivadores desses alunos. Para cumprir os objetivos, foi utilizada uma metodologia quantitativa mediante a aplicação de um questionário a uma amostra de 158 alunos de ensino superior e uma metodologia qualitativa mediante a realização de 9 entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados permitem-nos compreender que a motivação para alunos do ensino superior da amostra analisada é vista como simples facilitadora de trabalho e advém essencialmente de fatores extrínsecos, embora reconheçam que sentem satisfação em aprender novas temáticas são movidos essencialmente por perspetivas de uma vida futura melhor.
id UFES-9_ffe3140106920315592f9a8300113de7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/38659
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on PerceptionAcademic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception¿La Motivación Académica como Clave del éxito? Un Intento de Comprensión Basado en la Percepción: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on PerceptionA presente pesquisa procura analisar a visão dos alunos de ensino superior em Portugal sobre o papel que a motivação assume no respetivo desempenho académico, bem como compreender quais são os principais fatores motivadores desses alunos. Para cumprir os objetivos, foi utilizada uma metodologia quantitativa mediante a aplicação de um questionário a uma amostra de 158 alunos de ensino superior e uma metodologia qualitativa mediante a realização de 9 entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados permitem-nos compreender que a motivação para alunos do ensino superior da amostra analisada é vista como simples facilitadora de trabalho e advém essencialmente de fatores extrínsecos, embora reconheçam que sentem satisfação em aprender novas temáticas são movidos essencialmente por perspetivas de uma vida futura melhor.The following research seeks to describe Portuguese higher education students’ perspective on the role of motivation in academic performance, as well as what factors influence that motivation. To fulfill the objectives proposed, it was used a combined methodology: a quantitative method was used through the application of a survey to a sample of 158 Higher Education students, as well as a qualitative methodology through 9 semi-structured interviews. An overlook at the results indicates that the sampled higher education students see motivation as a simple work facilitator and that their motivation arises, essentially from extrinsic factors, although there is a recognition that they feel satisfaction in learning new subjects, their attendance in University is essentially compelled by favorable future life perspectives.La presente investigación busca analizar la vision de los estudiantes de educación superior en Portugal sobre el papel que asume la motivación en su rendimiento académico, así como comprender cuáles son los principals factores de motivación de estes estudiantes. Para el cumplimiento de los objetivos se utilize una metodología cuantitativa mediante la aplicación de um cuestionario a una muestra de 158 estudiantes de educación superior y una metodología cualitativa mediante la realización de 9 entrevistas semiestructuradas. Los principales resultados permiten comprender que la motivación de los estudiantes de educación superior de la muestra analizada es vista como un simple facilitador de trabajo y proviene esencialmente de factores estrínsecos, aunque reconocen que sienten sarisfacción al aprender nuevos temas son impulsados essencialmente por perspectivas de una vida futura major.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2024-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/3865910.47456/simbitica.v11i1.38659Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 11 n. 1 (2024): Simbiótica; 128-1552316-162010.47456/simbitica.v11i1reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/38659/30152Copyright (c) 2024 Maria Beatriz Bernardo Sousa, Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Fabrício Castagna Lunardihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria Beatriz BernardoCorreia, Pedro Miguel Alves RibeiroLunardi, Fabrício Castagna2024-05-30T22:27:54Zoai:periodicos.ufes.br:article/38659Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2024-05-30T22:27:54Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
¿La Motivación Académica como Clave del éxito? Un Intento de Comprensión Basado en la Percepción: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
title Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
spellingShingle Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
Sousa, Maria Beatriz Bernardo
title_short Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
title_full Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
title_fullStr Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
title_full_unstemmed Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
title_sort Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
author Sousa, Maria Beatriz Bernardo
author_facet Sousa, Maria Beatriz Bernardo
Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Lunardi, Fabrício Castagna
author_role author
author2 Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Lunardi, Fabrício Castagna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Beatriz Bernardo
Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Lunardi, Fabrício Castagna
description A presente pesquisa procura analisar a visão dos alunos de ensino superior em Portugal sobre o papel que a motivação assume no respetivo desempenho académico, bem como compreender quais são os principais fatores motivadores desses alunos. Para cumprir os objetivos, foi utilizada uma metodologia quantitativa mediante a aplicação de um questionário a uma amostra de 158 alunos de ensino superior e uma metodologia qualitativa mediante a realização de 9 entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados permitem-nos compreender que a motivação para alunos do ensino superior da amostra analisada é vista como simples facilitadora de trabalho e advém essencialmente de fatores extrínsecos, embora reconheçam que sentem satisfação em aprender novas temáticas são movidos essencialmente por perspetivas de uma vida futura melhor.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/38659
10.47456/simbitica.v11i1.38659
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/38659
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v11i1.38659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/38659/30152
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 11 n. 1 (2024): Simbiótica; 128-155
2316-1620
10.47456/simbitica.v11i1
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1809730836241580032