Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3787 |
Resumo: | Analysing students’ texts in its sense production, this research aimed at raising discussions about the relationship between subject and text (Antunes, 2003, 2005 e 2009), just as well interpretation (Marcondes, 1994) and sense production (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Based on a enunciative perspective (Guimarães, 1999), the text is considered from its socio-historical conditions of production. Within the field of Applied Linguistics, this research had the objective of a view on the texts through the integral and systemic research-action (ISRA), taking into account the conditions of production of students in the last year of high school from a school in the slum. By analysing the use of the language in the texts, what was observed were subjects subsumed in their social conditions. With a writing style that shows great possibilities of organization and textual development, its language is intertwined with its anguishes while subjects rooted in their social universe. The condition of interpretation is restricted, therefore, to the imposed limitations by the pressure of the social conflict. In a broken and uneven language, the distance in relation with the writing demonstrates a situation of exclusion and detachment of a citizen life. |
id |
UFES_4cdec83d0e203e664bd28d8acfebd6c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/3787 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Abrahão, Virginia Beatriz BaesseFonseca, Edwiges daSchwartz, Cleonara MariaFerraz, Daniel de Mello2016-08-29T15:08:59Z2016-07-112016-08-29T15:08:59Z2015-06-16Analysing students’ texts in its sense production, this research aimed at raising discussions about the relationship between subject and text (Antunes, 2003, 2005 e 2009), just as well interpretation (Marcondes, 1994) and sense production (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Based on a enunciative perspective (Guimarães, 1999), the text is considered from its socio-historical conditions of production. Within the field of Applied Linguistics, this research had the objective of a view on the texts through the integral and systemic research-action (ISRA), taking into account the conditions of production of students in the last year of high school from a school in the slum. By analysing the use of the language in the texts, what was observed were subjects subsumed in their social conditions. With a writing style that shows great possibilities of organization and textual development, its language is intertwined with its anguishes while subjects rooted in their social universe. The condition of interpretation is restricted, therefore, to the imposed limitations by the pressure of the social conflict. In a broken and uneven language, the distance in relation with the writing demonstrates a situation of exclusion and detachment of a citizen life.Analisando os textos dos alunos na sua produção de sentido, essa pesquisa teve por objetivo trazer à tona discussões sobre a relação sujeito e texto (Antunes, 2003, 2005 e 2009), bem como interpretação (Marcondes, 1994) e produção de sentido (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Tendo por base uma perspectiva enunciativa (Guimarães, 1999), o texto é considerado a partir das suas condições histórico-sociais de produção. Inscrevendo-se no âmbito da Linguística Aplicada, pretendeu-se, através da pesquisa-ação integral e sistêmica (PAIS), um olhar sobre os textos, sendo eles considerados a partir das condições de produção de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola da periferia. Olhando para a linguagem presente nos textos, o que se observou foram sujeitos que, apesar dos inúmeros apagamentos que sofrem, têm o que dizer. Com uma escrita que demonstra grandes possibilidades de organização e desenvolvimento textual, sua linguagem encontra-se enredada nas amarras das suas angústias enquanto sujeitos entranhados no seu universo social. A sua condição de interpretação encontra-se restringida, portanto, ao próprio cerceamento imposto pela premência do embate social. Numa linguagem entrecortada e desregulada, o seu distanciamento com relação à escrita formal denota situação de exclusão e alijamento de uma vida cidadã.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3787porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Estudos LinguísticosPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFESBRDidatic manualsInterpretationText productionManual didáticoInterpretaçãoProdução de textoLíngua portuguesa - Textos - Manuais, guias, etc.Linguística80Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_8922_Trabalho completo - dissertacao versao final para impressao20151221-162237.pdfapplication/pdf714621http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bc4a7d82-8aba-4cae-8144-f271475179b5/download97c279ffc53c12534009ae8af0f29d89MD5110/37872024-07-01 20:21:04.564oai:repositorio.ufes.br:10/3787http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-01T20:21:04Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático |
title |
Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático |
spellingShingle |
Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático Fonseca, Edwiges da Didatic manuals Interpretation Text production Manual didático Interpretação Produção de texto Linguística Língua portuguesa - Textos - Manuais, guias, etc. 80 |
title_short |
Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático |
title_full |
Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático |
title_fullStr |
Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático |
title_full_unstemmed |
Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático |
title_sort |
Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático |
author |
Fonseca, Edwiges da |
author_facet |
Fonseca, Edwiges da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abrahão, Virginia Beatriz Baesse |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Edwiges da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Schwartz, Cleonara Maria |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferraz, Daniel de Mello |
contributor_str_mv |
Abrahão, Virginia Beatriz Baesse Schwartz, Cleonara Maria Ferraz, Daniel de Mello |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didatic manuals Interpretation Text production |
topic |
Didatic manuals Interpretation Text production Manual didático Interpretação Produção de texto Linguística Língua portuguesa - Textos - Manuais, guias, etc. 80 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manual didático Interpretação Produção de texto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Linguística |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Textos - Manuais, guias, etc. |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
80 |
description |
Analysing students’ texts in its sense production, this research aimed at raising discussions about the relationship between subject and text (Antunes, 2003, 2005 e 2009), just as well interpretation (Marcondes, 1994) and sense production (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Based on a enunciative perspective (Guimarães, 1999), the text is considered from its socio-historical conditions of production. Within the field of Applied Linguistics, this research had the objective of a view on the texts through the integral and systemic research-action (ISRA), taking into account the conditions of production of students in the last year of high school from a school in the slum. By analysing the use of the language in the texts, what was observed were subjects subsumed in their social conditions. With a writing style that shows great possibilities of organization and textual development, its language is intertwined with its anguishes while subjects rooted in their social universe. The condition of interpretation is restricted, therefore, to the imposed limitations by the pressure of the social conflict. In a broken and uneven language, the distance in relation with the writing demonstrates a situation of exclusion and detachment of a citizen life. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-29T15:08:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-11 2016-08-29T15:08:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/3787 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/3787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Estudos Linguísticos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Estudos Linguísticos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bc4a7d82-8aba-4cae-8144-f271475179b5/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97c279ffc53c12534009ae8af0f29d89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1804309172386267136 |