Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Edwiges da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3787
Resumo: Analysing students’ texts in its sense production, this research aimed at raising discussions about the relationship between subject and text (Antunes, 2003, 2005 e 2009), just as well interpretation (Marcondes, 1994) and sense production (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Based on a enunciative perspective (Guimarães, 1999), the text is considered from its socio-historical conditions of production. Within the field of Applied Linguistics, this research had the objective of a view on the texts through the integral and systemic research-action (ISRA), taking into account the conditions of production of students in the last year of high school from a school in the slum. By analysing the use of the language in the texts, what was observed were subjects subsumed in their social conditions. With a writing style that shows great possibilities of organization and textual development, its language is intertwined with its anguishes while subjects rooted in their social universe. The condition of interpretation is restricted, therefore, to the imposed limitations by the pressure of the social conflict. In a broken and uneven language, the distance in relation with the writing demonstrates a situation of exclusion and detachment of a citizen life.
id UFES_4cdec83d0e203e664bd28d8acfebd6c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/3787
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Abrahão, Virginia Beatriz BaesseFonseca, Edwiges daSchwartz, Cleonara MariaFerraz, Daniel de Mello2016-08-29T15:08:59Z2016-07-112016-08-29T15:08:59Z2015-06-16Analysing students’ texts in its sense production, this research aimed at raising discussions about the relationship between subject and text (Antunes, 2003, 2005 e 2009), just as well interpretation (Marcondes, 1994) and sense production (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Based on a enunciative perspective (Guimarães, 1999), the text is considered from its socio-historical conditions of production. Within the field of Applied Linguistics, this research had the objective of a view on the texts through the integral and systemic research-action (ISRA), taking into account the conditions of production of students in the last year of high school from a school in the slum. By analysing the use of the language in the texts, what was observed were subjects subsumed in their social conditions. With a writing style that shows great possibilities of organization and textual development, its language is intertwined with its anguishes while subjects rooted in their social universe. The condition of interpretation is restricted, therefore, to the imposed limitations by the pressure of the social conflict. In a broken and uneven language, the distance in relation with the writing demonstrates a situation of exclusion and detachment of a citizen life.Analisando os textos dos alunos na sua produção de sentido, essa pesquisa teve por objetivo trazer à tona discussões sobre a relação sujeito e texto (Antunes, 2003, 2005 e 2009), bem como interpretação (Marcondes, 1994) e produção de sentido (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Tendo por base uma perspectiva enunciativa (Guimarães, 1999), o texto é considerado a partir das suas condições histórico-sociais de produção. Inscrevendo-se no âmbito da Linguística Aplicada, pretendeu-se, através da pesquisa-ação integral e sistêmica (PAIS), um olhar sobre os textos, sendo eles considerados a partir das condições de produção de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola da periferia. Olhando para a linguagem presente nos textos, o que se observou foram sujeitos que, apesar dos inúmeros apagamentos que sofrem, têm o que dizer. Com uma escrita que demonstra grandes possibilidades de organização e desenvolvimento textual, sua linguagem encontra-se enredada nas amarras das suas angústias enquanto sujeitos entranhados no seu universo social. A sua condição de interpretação encontra-se restringida, portanto, ao próprio cerceamento imposto pela premência do embate social. Numa linguagem entrecortada e desregulada, o seu distanciamento com relação à escrita formal denota situação de exclusão e alijamento de uma vida cidadã.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3787porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Estudos LinguísticosPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFESBRDidatic manualsInterpretationText productionManual didáticoInterpretaçãoProdução de textoLíngua portuguesa - Textos - Manuais, guias, etc.Linguística80Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_8922_Trabalho completo - dissertacao versao final para impressao20151221-162237.pdfapplication/pdf714621http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bc4a7d82-8aba-4cae-8144-f271475179b5/download97c279ffc53c12534009ae8af0f29d89MD5110/37872024-07-01 20:21:04.564oai:repositorio.ufes.br:10/3787http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-01T20:21:04Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
title Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
spellingShingle Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
Fonseca, Edwiges da
Didatic manuals
Interpretation
Text production
Manual didático
Interpretação
Produção de texto
Linguística
Língua portuguesa - Textos - Manuais, guias, etc.
80
title_short Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
title_full Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
title_fullStr Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
title_full_unstemmed Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
title_sort Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
author Fonseca, Edwiges da
author_facet Fonseca, Edwiges da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abrahão, Virginia Beatriz Baesse
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Edwiges da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schwartz, Cleonara Maria
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferraz, Daniel de Mello
contributor_str_mv Abrahão, Virginia Beatriz Baesse
Schwartz, Cleonara Maria
Ferraz, Daniel de Mello
dc.subject.eng.fl_str_mv Didatic manuals
Interpretation
Text production
topic Didatic manuals
Interpretation
Text production
Manual didático
Interpretação
Produção de texto
Linguística
Língua portuguesa - Textos - Manuais, guias, etc.
80
dc.subject.por.fl_str_mv Manual didático
Interpretação
Produção de texto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Linguística
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Língua portuguesa - Textos - Manuais, guias, etc.
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 80
description Analysing students’ texts in its sense production, this research aimed at raising discussions about the relationship between subject and text (Antunes, 2003, 2005 e 2009), just as well interpretation (Marcondes, 1994) and sense production (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Based on a enunciative perspective (Guimarães, 1999), the text is considered from its socio-historical conditions of production. Within the field of Applied Linguistics, this research had the objective of a view on the texts through the integral and systemic research-action (ISRA), taking into account the conditions of production of students in the last year of high school from a school in the slum. By analysing the use of the language in the texts, what was observed were subjects subsumed in their social conditions. With a writing style that shows great possibilities of organization and textual development, its language is intertwined with its anguishes while subjects rooted in their social universe. The condition of interpretation is restricted, therefore, to the imposed limitations by the pressure of the social conflict. In a broken and uneven language, the distance in relation with the writing demonstrates a situation of exclusion and detachment of a citizen life.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T15:08:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11
2016-08-29T15:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/3787
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/3787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Estudos Linguísticos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Estudos Linguísticos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bc4a7d82-8aba-4cae-8144-f271475179b5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 97c279ffc53c12534009ae8af0f29d89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309172386267136