A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coser, Joao Victor
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/12366
Resumo: This research presents an excerpt of my poetic production, selected from the portfolio examination, presenting artistic works made between 2016 and 2020 [Casa Fragmentada (2016), Este Produto Contém (2016), Editorial de Autodestruição (2016), Processos Investigativos - Parte 1 (2018) e Desalinhamento Estrutural (2020)]. The analysis of the process uses the presentation of concepts and symbologies built by Hundertwasser on the skin, deriving in five skins concepts: the epidermis, clothing, home, social and global environment, as well as studying the support initial research, the body and the skin, understanding them as phenomenological factors. Connections of the chosen clipping are made with works by other artists, which deal with corporeality and the senses; as well as analyzing the languages present in each work, understanding the enlargement of performance and immersive spaces that solicit the body of the spectator, suggesting a performativity of 'oneself'. The analysis sought in the phenomenology of the body, assimilated by Merleau-Ponty and David Le Breton’s sociological direction as the construction of the Being and its surroundings. Tactile movement is the manipulation of the object or its materiality, visible or invisible, is also present as prerogatives of the body.
id UFES_5cbda6e78f4147c2a1e147654f3540d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/12366
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de HundertwasserPoética pessoalHundertwasserPeleCorporeidadeArtesThis research presents an excerpt of my poetic production, selected from the portfolio examination, presenting artistic works made between 2016 and 2020 [Casa Fragmentada (2016), Este Produto Contém (2016), Editorial de Autodestruição (2016), Processos Investigativos - Parte 1 (2018) e Desalinhamento Estrutural (2020)]. The analysis of the process uses the presentation of concepts and symbologies built by Hundertwasser on the skin, deriving in five skins concepts: the epidermis, clothing, home, social and global environment, as well as studying the support initial research, the body and the skin, understanding them as phenomenological factors. Connections of the chosen clipping are made with works by other artists, which deal with corporeality and the senses; as well as analyzing the languages present in each work, understanding the enlargement of performance and immersive spaces that solicit the body of the spectator, suggesting a performativity of 'oneself'. The analysis sought in the phenomenology of the body, assimilated by Merleau-Ponty and David Le Breton’s sociological direction as the construction of the Being and its surroundings. Tactile movement is the manipulation of the object or its materiality, visible or invisible, is also present as prerogatives of the body.A presente pesquisa apresenta um recorte da minha produção poética, selecionado a partir do exame de portfólio, apresentando trabalhos artísticos realizados entre 2016 a 2020 [Casa Fragmentada (2016), Este Produto Contém (2016), Editorial de Autodestruição (2016), Processos Investigativos - Parte 1 (2018) e Desalinhamento Estrutural (2020)]. A análise do processo vale-se da apresentação de conceitos e simbologias construídas por Hundertwasser sobre a pele, derivando-se em cinco peles conceitos: a epiderme, o vestuário, a casa, o meio social e o global, bem como estudar o suporte inicial da pesquisa, o corpo e a pele, os compreendendo como fatores fenomenológicos. Conexões do recorte escolhido são feitas com obras de outros artistas que lidam com a corporeidade e os sentidos. Também são analisadas as linguagens presentes em cada trabalho, entendendo o alargamento da performance e espaços imersivos que solicitam o corpo do espectador, sugerindo uma performatividade de ‘si mesmo’. A análise buscou na fenomenologia do corpo, assimiladas por Merleau-Ponty e a vertente sociológica de David Le Breton, como a construção do Ser e seu entorno. O movimento tátil e a manipulação do objeto ou de sua materialidade, visível ou invisível, também é presente como prerrogativas do corpo.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em ArtesCentro de ArtesUFESPrograma de Pós-Graduação em ArtesSilva, Claudia Maria Franca dahttp://lattes.cnpq.br/3462886315780014https://orcid.org/0009-0001-4251-8620http://lattes.cnpq.br/2717674846562304Zago, Renata Cristina de Oliveira MaiaGonzaga, Ricardo Mauriciohttp://lattes.cnpq.br/1991586309948453Coser, Joao Victor2024-05-29T20:55:11Z2024-05-29T20:55:11Z2023-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/12366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-08-29T11:25:10Zoai:repositorio.ufes.br:10/12366Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-08-29T11:25:10Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser
title A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser
spellingShingle A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser
Coser, Joao Victor
Poética pessoal
Hundertwasser
Pele
Corporeidade
Artes
title_short A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser
title_full A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser
title_fullStr A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser
title_full_unstemmed A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser
title_sort A existência é corporal: o encontro da poética pessoal com as peles de Hundertwasser
author Coser, Joao Victor
author_facet Coser, Joao Victor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Claudia Maria Franca da
http://lattes.cnpq.br/3462886315780014
https://orcid.org/0009-0001-4251-8620
http://lattes.cnpq.br/2717674846562304
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Gonzaga, Ricardo Mauricio
http://lattes.cnpq.br/1991586309948453
dc.contributor.author.fl_str_mv Coser, Joao Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Poética pessoal
Hundertwasser
Pele
Corporeidade
Artes
topic Poética pessoal
Hundertwasser
Pele
Corporeidade
Artes
description This research presents an excerpt of my poetic production, selected from the portfolio examination, presenting artistic works made between 2016 and 2020 [Casa Fragmentada (2016), Este Produto Contém (2016), Editorial de Autodestruição (2016), Processos Investigativos - Parte 1 (2018) e Desalinhamento Estrutural (2020)]. The analysis of the process uses the presentation of concepts and symbologies built by Hundertwasser on the skin, deriving in five skins concepts: the epidermis, clothing, home, social and global environment, as well as studying the support initial research, the body and the skin, understanding them as phenomenological factors. Connections of the chosen clipping are made with works by other artists, which deal with corporeality and the senses; as well as analyzing the languages present in each work, understanding the enlargement of performance and immersive spaces that solicit the body of the spectator, suggesting a performativity of 'oneself'. The analysis sought in the phenomenology of the body, assimilated by Merleau-Ponty and David Le Breton’s sociological direction as the construction of the Being and its surroundings. Tactile movement is the manipulation of the object or its materiality, visible or invisible, is also present as prerogatives of the body.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
2024-05-29T20:55:11Z
2024-05-29T20:55:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/12366
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/12366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Artes
Centro de Artes
UFES
Programa de Pós-Graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Artes
Centro de Artes
UFES
Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818368047352643584