Em casa, no mundo: uma espiral de narrativas sobre os organismos, suas interações ecológicas e habitats, inspirada pela Teoria das Cinco Peles de Friedensreich Hundertwasser e pela investigação cotidiana sobre as camadas do mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Catarina Schiesari
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252993
Resumo: Em Casa, No Mundo surge da observação e das inquietações acerca dos padrões e das relações entre a natureza, a cidade que pertence a ela e os sujeitos-organismos que a constituem em suas múltiplas camadas. A partir de práticas de sensibilização do corpo em relação ao meio e aos organismos que dividem esse espaço-tempo comigo, busco por momentos de revelação concedidas pela natureza e pelas situações que me acontecem, costurando a Teoria das Cinco Peles do artista, arquiteto, ecólogo e ativista austríaco Friedensreich Hundertwasser a um percurso investigativo e lúdico de experimentações. Interessada pelas abordagens ecossistêmicas que tratam da dinâmica dessas relações e igualmente inspirada pelas narrativas de poetas-cientistas como Goethe, Humboldt e Darwin, vou sendo guiada por uma intuição geral da natureza enquanto processo. Assumo que estou em processo e me desperto para ele. Um olhar aguçado vai se formando conforme ocupo e recrio a minha casa, ocupo e vivencio a cidade. Também ao entrar em relação com outras pessoas e com seres diversos a mim, com os quais me associo em igualdade. A exemplo das cebolas, que inventei de propagar... Ao longo de mais de um ano acompanhei o desenvolvimento de organismos da espécie Allium Cepa na Casa das Caldeiras, local onde tenho a oportunidade de atuar nesse momento da minha formação. 21 plantas-mães que vieram a se multiplicar em muitas outras, mudas-amigas de cebola que se deslocavam pelo tempo comigo e independente de mim. Enquanto se enraízam no meio que disponibilizei para elas, não perdem tempo em assumir novas formas que observo com apreço. e durante esse percurso, meu corpo móvel busca as próprias raízes e se encontra com uma casa de infância que fora absolutamente reconfigurada pelos moradores seguintes. A casa onde eu, meu irmão, minha mãe e tios passaram suas infâncias não existe mais, se não na esfera da memória, da imaginação e nas fotografias, que me teletransportam para uma história de vida que se prolonga por entre cada um desses momentos que alguém tratou de registrar. A partir de linguagens diversas que dão suporte à essa busca por traduzir uma percepção de mundo, teço uma rede de imagens que passam a compor o que chamo de testemunhos. São eles: registros em texto, foto, em vídeo, pintura, e gravações de áudio, por meio dos quais me proponho a capturar um momento de transformação que ocorre diante dos meus olhos e penetra em meu corpo. Aproveito as oportunidades que surgem dos encontros para criar novas situações que passam a dar forma a essa investigação. me aventuro a esculpir, durante a disciplina optativa "ateliê de imagens tridimensionais", do curso de Artes Visuais da Unesp-Bauru, uma forma sintética que materializasse a relação entre essas camadas que filtravam meu olhar. Na disciplina “Construção do Edifício”, do curso de Arquitetura da Fau-Usp, visito a obra de um prédio que estão levantando nesse instante no minhocão. a cremalheira me transporta de pavimento em pavimento, cada qual em um tempo diferente de execução. Logo, estarão fundidos à paisagem que me acompanha no percurso diário ao trabalho. Em um domingo de trabalho na Casa das Caldeiras, durante um evento musical que celebra, justamente, os encontros, conheço uma arqueóloga, nathalia, que me convida para passear pelas escavações que acontecem agora no triângulo do centro de são paulo. São obras de infraestrutura que vão revelando o subterrâneo do nosso solo: revelam os trilhos de um bonde que outrora passavam sob meus pés, assim como moradas que existiam onde hoje passam as vias de automóveis. No decorrer de uma outra disciplina, "Subsídios Investigativos e Projetuais para a Preservação do Patrimônio Edificado", descubro o interesse por desvendar um pouco da história, dos modos de fazer e da rota de tijolos que chegam a datar o ano 1577, provenientes de doações de antigos professores da Fau-Usp. Me levam, posteriormente, a investigar sobre os tijolos encontrados em 2012 no entorno da Casa das Caldeiras ao longo da pesquisa arqueológica referente à demolição das antigas Indústrias Matarazzo. Ainda, foi exatamente um ano depois de iniciar o cultivo das cebolas, que participo, também na Casa nas Caldeiras, com uma instalação na Jornada do Patrimônio 2023, onde reúno esses vários tijolos, assim como objetos da minha infância, para recriar uma paisagem lúdica que conecta a casa às memórias do tempo. Às vésperas de me despedir deste trabalho, me deparo com um castelo em plena liberdade, que se mostra para mim como um ponto de chegada que sintetiza minha trajetória. Os registros das experiências específicas e os capturados durante as derivas pela cidade onde estou para mim e para o mundo, me levam, por fim, à criação de um vídeo documental, por meio do qual costuro as subjetividades que emergem de cada experiência, articulando testemunhos de uma realidade transitória sobre a casa que se perpetua em estado de latência.
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A partir de práticas de sensibilização do corpo em relação ao meio e aos organismos que dividem esse espaço-tempo comigo, busco por momentos de revelação concedidas pela natureza e pelas situações que me acontecem, costurando a Teoria das Cinco Peles do artista, arquiteto, ecólogo e ativista austríaco Friedensreich Hundertwasser a um percurso investigativo e lúdico de experimentações. Interessada pelas abordagens ecossistêmicas que tratam da dinâmica dessas relações e igualmente inspirada pelas narrativas de poetas-cientistas como Goethe, Humboldt e Darwin, vou sendo guiada por uma intuição geral da natureza enquanto processo. Assumo que estou em processo e me desperto para ele. Um olhar aguçado vai se formando conforme ocupo e recrio a minha casa, ocupo e vivencio a cidade. Também ao entrar em relação com outras pessoas e com seres diversos a mim, com os quais me associo em igualdade. A exemplo das cebolas, que inventei de propagar... Ao longo de mais de um ano acompanhei o desenvolvimento de organismos da espécie Allium Cepa na Casa das Caldeiras, local onde tenho a oportunidade de atuar nesse momento da minha formação. 21 plantas-mães que vieram a se multiplicar em muitas outras, mudas-amigas de cebola que se deslocavam pelo tempo comigo e independente de mim. Enquanto se enraízam no meio que disponibilizei para elas, não perdem tempo em assumir novas formas que observo com apreço. e durante esse percurso, meu corpo móvel busca as próprias raízes e se encontra com uma casa de infância que fora absolutamente reconfigurada pelos moradores seguintes. A casa onde eu, meu irmão, minha mãe e tios passaram suas infâncias não existe mais, se não na esfera da memória, da imaginação e nas fotografias, que me teletransportam para uma história de vida que se prolonga por entre cada um desses momentos que alguém tratou de registrar. A partir de linguagens diversas que dão suporte à essa busca por traduzir uma percepção de mundo, teço uma rede de imagens que passam a compor o que chamo de testemunhos. São eles: registros em texto, foto, em vídeo, pintura, e gravações de áudio, por meio dos quais me proponho a capturar um momento de transformação que ocorre diante dos meus olhos e penetra em meu corpo. Aproveito as oportunidades que surgem dos encontros para criar novas situações que passam a dar forma a essa investigação. me aventuro a esculpir, durante a disciplina optativa "ateliê de imagens tridimensionais", do curso de Artes Visuais da Unesp-Bauru, uma forma sintética que materializasse a relação entre essas camadas que filtravam meu olhar. Na disciplina “Construção do Edifício”, do curso de Arquitetura da Fau-Usp, visito a obra de um prédio que estão levantando nesse instante no minhocão. a cremalheira me transporta de pavimento em pavimento, cada qual em um tempo diferente de execução. Logo, estarão fundidos à paisagem que me acompanha no percurso diário ao trabalho. Em um domingo de trabalho na Casa das Caldeiras, durante um evento musical que celebra, justamente, os encontros, conheço uma arqueóloga, nathalia, que me convida para passear pelas escavações que acontecem agora no triângulo do centro de são paulo. São obras de infraestrutura que vão revelando o subterrâneo do nosso solo: revelam os trilhos de um bonde que outrora passavam sob meus pés, assim como moradas que existiam onde hoje passam as vias de automóveis. No decorrer de uma outra disciplina, "Subsídios Investigativos e Projetuais para a Preservação do Patrimônio Edificado", descubro o interesse por desvendar um pouco da história, dos modos de fazer e da rota de tijolos que chegam a datar o ano 1577, provenientes de doações de antigos professores da Fau-Usp. Me levam, posteriormente, a investigar sobre os tijolos encontrados em 2012 no entorno da Casa das Caldeiras ao longo da pesquisa arqueológica referente à demolição das antigas Indústrias Matarazzo. Ainda, foi exatamente um ano depois de iniciar o cultivo das cebolas, que participo, também na Casa nas Caldeiras, com uma instalação na Jornada do Patrimônio 2023, onde reúno esses vários tijolos, assim como objetos da minha infância, para recriar uma paisagem lúdica que conecta a casa às memórias do tempo. Às vésperas de me despedir deste trabalho, me deparo com um castelo em plena liberdade, que se mostra para mim como um ponto de chegada que sintetiza minha trajetória. Os registros das experiências específicas e os capturados durante as derivas pela cidade onde estou para mim e para o mundo, me levam, por fim, à criação de um vídeo documental, por meio do qual costuro as subjetividades que emergem de cada experiência, articulando testemunhos de uma realidade transitória sobre a casa que se perpetua em estado de latência.Em Casa, No Mundo stems from observations and concerns about the standard and relationships between nature, the city that belongs to it, and the subjects-organisms that exist within its many layers. Through practices of sensitizing the body in relation to the environment and organisms that share that space-time with me, I seek moments of revelation given by nature and by situations, weaving the “Five Skins Theory” of the austrian artist, architect, ecologist, and activist Friedensreich Hundertwasser to an investigative and ludic journey of experimentation. Interested in ecosystemic understandings that deal with the dynamics of those relations, and equally inspired by the narratives of poet-scientists like Goethe, Humboldt, and Darwin, I am guided by an intuition of nature as a process. A sharp eye forms as I occupy and recreate my home, I occupy and live the city. Also as i enter in relation with other people and beings different from myself, with who I associate as equals. When appreciating the onions that I set out to propagate... for more than a year, I have followed the development of organisms from the species Alliumn cepa in Casa das Caldeiras, the place where I work currently. 21 mother plants that multiplied into many other onion seedlings friends that moved through time with and without me. While they formed roots in the mediums that I separated for them, they assume new forms that I observe appreciatively. During this course, my body looks for its roots and finds a childhood home which was completely reconfigured by the next owners. The house where my brother, my mother, my uncles, and I spent our infancies no longer exists except in the category of memory, of imagination and photography, that transport me to a story of life that prolongs through each of those moments that someone sought to register. Using different languages that support this search to translate a perception of the world I weave a network of images that compose what I call testimonies. They are records in text, foto, video, painting, and audio recordings through which I propose to capture a moment of transformation that occurs in front of my eyes and penetrates my body. I take advantage of opportunities that surface from those encounters to create new situations that give form to the investigation. I venture to sculpt, during the optional discipline, “atelie de imagens tridimensionais” of the visual arts department of unesp-bauru, a synthetic form that materializes the relation between the layers that I see. In the discipline “Construção do Edifício” of the architecture department of Fau-Usp, I visit a work site that is being built in the Minhocão. The elevator transports me from floor to floor, each in a different stage of construction. Soon, they will be merged to the landscape that follows me on my daily route to work. On sunday at work in Casa das Caldeiras, during a musical event that celebrates meetings, I meet an archeologist, Nathalia, who invites me to go through the excavations happening currently in the center of São Paulo. They are infrastructure projects that reveal what lies under our floor: the tracks of a tram that once passed under my feet, as well as houses that existed where roads pass today. during another discipline, “Subsídios Investigativos e Projetuais para a Preservação do Patrimônio Edificado” I discover an interest in discovering a little of the history, process, and paths of construction bricks that date to as far back as 1577 and came from donations of former Fau-Usp professors. They later lead me to investigate bricks found in 2012 around Casa das Caldeiras, during an archeological project investigating the demolition of the Matarazzo factories. Moreover, exactly a year after beginning to cultivate onions, I participated in Casa das Caldeiras with an installation during the "Jornada do Patrimônio 2023" where I brought together many of those bricks, as well as other objects from my infancy, to recreate a playful space that connects the house to the memories of time. On the eve of saying goodbye to this research, I come across a castle in the middle of Liberdade, which appears to me as a point of arrival that summarizes my entire trajectory. The registers of these event and those captured during travels around the city where I am for myself and for the world, take me, finally, to the creation of a documentary video, through which i weave subjectivities that emerge from each experience, articulating testimonies of a transient reality about the home, perpetuated in a state of latency.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Benincasa, Vladimir [UNESP]Masseran, Paulo Roberto [UNESP]Mendes, Catarina Schiesari2024-01-24T15:51:27Z2024-01-24T15:51:27Z2023-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENDES, Catarina Schiesari. Em casa, no mundo: uma espiral de narrativas sobre os organismos, suas interações ecológicas e habitats, inspirada pela Teoria das Cinco Peles de Friedensreich Hundertwasser e pela investigação cotidiana sobre as camadas do mundo. Orientador: Vladimir Benincasa, 2023. 109 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252993. Acesso em: 24 de jan. 2024.https://hdl.handle.net/11449/252993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:21:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252993Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:04:38.047049Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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