Gritaram-me negra : processos formativos da negritude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Janaina Fernanda Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8994
Resumo: Tomar o cabelo crespo como ruim está naturalizado e tem como efeito a naturalização da violência dessa adjetivação. Tendo a experiência como material de análise apresentamos narrativas para problematizar o modo como nossa cultura se relaciona com os cabelos crespos. Tratamos neste trabalho sobre a elaboração e execução de um projeto cultural chamado Cabelaço na Escola que tem como objetivo discutir sobre as experiências de violência racial vividas por quem tem o cabelo crespo. Os desdobramentos desta discussão culminam em uma proposição de um modo de pensar a negritude a partir da produção de subjetividade tratando a experiência de ser negro como um processo formativo.
id UFES_6817b73fe4e845f88530f7e3a03059d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/8994
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Silva, Fábio Hebert daCoelho, Janaina Fernanda PereiraYonezawa, Fernando HiromiSantos, Abrahão de OliveiraJacino, Ramatis2018-08-01T23:41:11Z2018-08-012018-08-01T23:41:11Z2016-08-31Tomar o cabelo crespo como ruim está naturalizado e tem como efeito a naturalização da violência dessa adjetivação. Tendo a experiência como material de análise apresentamos narrativas para problematizar o modo como nossa cultura se relaciona com os cabelos crespos. Tratamos neste trabalho sobre a elaboração e execução de um projeto cultural chamado Cabelaço na Escola que tem como objetivo discutir sobre as experiências de violência racial vividas por quem tem o cabelo crespo. Os desdobramentos desta discussão culminam em uma proposição de um modo de pensar a negritude a partir da produção de subjetividade tratando a experiência de ser negro como um processo formativo.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8994porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Psicologia InstitucionalPrograma de Pós-Graduação em Psicologia InstitucionalUFESBRNegritudeDevir-negroProdução de subjetividadePráticas de violência racialPsicologia159.9Gritaram-me negra : processos formativos da negritudeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_10296_Janaina Coelho.pdfapplication/pdf2410578http://repositorio.ufes.br/bitstreams/92959d0d-fd91-4fa7-a5d3-14b7a8948f36/downloadd30561e3883dd2eb43a251d1197d264eMD5110/89942024-07-02 15:36:37.243oai:repositorio.ufes.br:10/8994http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:28:17.583003Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Gritaram-me negra : processos formativos da negritude
title Gritaram-me negra : processos formativos da negritude
spellingShingle Gritaram-me negra : processos formativos da negritude
Coelho, Janaina Fernanda Pereira
Negritude
Devir-negro
Produção de subjetividade
Práticas de violência racial
Psicologia
159.9
title_short Gritaram-me negra : processos formativos da negritude
title_full Gritaram-me negra : processos formativos da negritude
title_fullStr Gritaram-me negra : processos formativos da negritude
title_full_unstemmed Gritaram-me negra : processos formativos da negritude
title_sort Gritaram-me negra : processos formativos da negritude
author Coelho, Janaina Fernanda Pereira
author_facet Coelho, Janaina Fernanda Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Fábio Hebert da
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Janaina Fernanda Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Yonezawa, Fernando Hiromi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Abrahão de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jacino, Ramatis
contributor_str_mv Silva, Fábio Hebert da
Yonezawa, Fernando Hiromi
Santos, Abrahão de Oliveira
Jacino, Ramatis
dc.subject.por.fl_str_mv Negritude
Devir-negro
Produção de subjetividade
Práticas de violência racial
topic Negritude
Devir-negro
Produção de subjetividade
Práticas de violência racial
Psicologia
159.9
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Psicologia
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 159.9
description Tomar o cabelo crespo como ruim está naturalizado e tem como efeito a naturalização da violência dessa adjetivação. Tendo a experiência como material de análise apresentamos narrativas para problematizar o modo como nossa cultura se relaciona com os cabelos crespos. Tratamos neste trabalho sobre a elaboração e execução de um projeto cultural chamado Cabelaço na Escola que tem como objetivo discutir sobre as experiências de violência racial vividas por quem tem o cabelo crespo. Os desdobramentos desta discussão culminam em uma proposição de um modo de pensar a negritude a partir da produção de subjetividade tratando a experiência de ser negro como um processo formativo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T23:41:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T23:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/8994
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/8994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Psicologia Institucional
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Psicologia Institucional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/92959d0d-fd91-4fa7-a5d3-14b7a8948f36/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d30561e3883dd2eb43a251d1197d264e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022595150249984