O papel da biblioteca no processo de obtenção da remição de pena pelo trabalho, estudo e pela leitura no Complexo Penitenciário de Xuri no Estado do Espírito Santo (ES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamite, Adriana Isidorio da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/16004
Resumo: O Estado do Espírito Santo possui trinta e seis estabelecimentos prisionais, destes, trinta possuem bibliotecas. Diante desta informação, este estudo investiga o papel da biblioteca no Complexo Penitenciário de Xuri nos processos de acesso à informação e da remição de pena pelo trabalho, estudo e leitura. Em específico, relata a conformação da pena e da prisão no cenário da execução penal no Brasil; identifica o funcionamento e as práticas de remição de pena desenvolvidas pelas unidades prisionais a partir de suas vinculações com as bibliotecas do Complexo Penitenciário de Xuri em Vila Velha no Espírito Santo; caracteriza os usos das bibliotecas prisionais como espaço para práticas socioeducativas e de acesso à informação para os internos do Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha; e analisa as potencialidades para a implementação de projetos voltados para remição de pena pela leitura no Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, a partir de uma política emancipatória da unidade penal mediada pela biblioteca. Utiliza pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, emprega as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Realiza levantamento bibliográfico e documental em bases de dados, livros, documentos oficiais e normativas do direito penal. Em relação à pesquisa de campo, utiliza como instrumento de coleta de dados questionário e observação. Durante etapa de pesquisa de campo, foram aplicados questionários presencialmente para a representante da Subgerência de Educação nas Prisões do Estado do Espírito Santo e para os internos que trabalham na biblioteca do Complexo Penitenciário de Xuri. Para a análise dos dados, utiliza o método de análise de conteúdo. Aponta nos resultados que a biblioteca possui relevância para os internos, por tratar-se de um espaço de conhecimento, de entretenimento e de trabalho, porém, é pouco explorada pela instituição. Conclui que a biblioteca é um dispositivo socioeducativo e cultural para os reeducandos, além de um lugar para remir a pena, mas que necessita ser (re) conhecida e valorizada como tal pela instituição, para que a mesma promova ações que contribuam para uso criativo e educativo do tempo do reeducando e de sua reintegração ao coletivo.
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Em específico, relata a conformação da pena e da prisão no cenário da execução penal no Brasil; identifica o funcionamento e as práticas de remição de pena desenvolvidas pelas unidades prisionais a partir de suas vinculações com as bibliotecas do Complexo Penitenciário de Xuri em Vila Velha no Espírito Santo; caracteriza os usos das bibliotecas prisionais como espaço para práticas socioeducativas e de acesso à informação para os internos do Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha; e analisa as potencialidades para a implementação de projetos voltados para remição de pena pela leitura no Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, a partir de uma política emancipatória da unidade penal mediada pela biblioteca. Utiliza pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, emprega as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. 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Conclui que a biblioteca é um dispositivo socioeducativo e cultural para os reeducandos, além de um lugar para remir a pena, mas que necessita ser (re) conhecida e valorizada como tal pela instituição, para que a mesma promova ações que contribuam para uso criativo e educativo do tempo do reeducando e de sua reintegração ao coletivo.The State of Espírito Santo has thirty-six prisons, of which thirty have libraries. Given this information, this study investigates the role of the library in the Xuri Penitentiary Complex in the processes of access to information and the remission of punishment through work, study and reading. Specifically, it reports the conformation of punishment and imprisonment in the context of criminal execution in Brazil; identifies the functioning and practices of penalty redemption developed by the prison units from their links with the libraries of the Xuri Penitentiary Complex in Vila Velha in Espírito Santo; characterizes the uses of prison libraries as a space for socio- educational practices and access to information for inmates at the Xuri Penitentiary Complex, in Vila Velha; and analyzes the potential for the implementation of projects aimed at remission of punishment through reading in the Xuri Penitentiary Complex, in Vila Velha, based on an emancipatory policy of the penal unit mediated by the library. It uses exploratory-descriptive research with a qualitative approach. As for the methodological procedures, it uses bibliographic, documentary and field research. Conducts bibliographic and documentary research in databases, books, official documents and criminal law regulations. Regarding field research, it uses a questionnaire and observation as a data collection instrument. During the field research stage, questionnaires were applied in person to the representative of the Sub-management of Education in Prisons in the State of Espírito Santo and to the inmates who work in the library of the Xuri Penitentiary Complex. For data analysis, it uses the content analysis method. It points out in the results that the library has relevance for the inmates, because it is a space of knowledge, entertainment and work, however, it is little explored by the institution. It concludes that the library is a socio-educational and cultural device for the reeducated, as well as a place to redeem the penalty, but that it needs to be (re) known and valued as such by the institution, so that it promotes actions that contribute to creative and educational period of the re-educating person and their reintegration into the collective.Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/16004porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ciência da InformaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFESBRCentro de Ciências Jurídicas e Econômicassubject.br-rjbnCiência da InformaçãoBiblioteca prisionalRemição de penaPena-prisãoSistema prisional do Espírito SantoBibliotecárioO papel da biblioteca no processo de obtenção da remição de pena pelo trabalho, estudo e pela leitura no Complexo Penitenciário de Xuri no Estado do Espírito Santo (ES)title.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALAdrianaIsidorioDaSilvaZamite-2022-dissertacao.pdfapplication/pdf2870527http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d9d909cb-10ee-4832-b197-da2d9d1fbbca/download18f7c772b59d0bea248495319f3d5361MD5110/160042024-07-18 06:00:43.233oai:repositorio.ufes.br:10/16004http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:55:55.726766Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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