Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/4629 |
Resumo: | This research aimed to investigate and analyze the contributions of the critical theories of Education and Physical Education for teaching children with intellectual dificiency in a special school. A qualitative approach was adopted, characterized as case study with approximations ethnos. Was realized a field study in six months in a class of 13 children in school age, commited between 8 and 13 years, a special school of the city of Vitória, Espírito Santo. The empiric data allowed to analyse limits, possibilities and challenges found in the physical education teaching based by beginnings common to the theories criticize |
id |
UFES_8d95cd28199209a7fa9637e4dc6e46d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/4629 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Chicon, José FranciscoPagotto, Fernanda PiresSá, Maria das Graças Carvalho Silva deBorges, Carlos Nazareno Ferreira2016-08-29T15:35:16Z2016-07-112016-08-29T15:35:16Z2010-09-24This research aimed to investigate and analyze the contributions of the critical theories of Education and Physical Education for teaching children with intellectual dificiency in a special school. A qualitative approach was adopted, characterized as case study with approximations ethnos. Was realized a field study in six months in a class of 13 children in school age, commited between 8 and 13 years, a special school of the city of Vitória, Espírito Santo. The empiric data allowed to analyse limits, possibilities and challenges found in the physical education teaching based by beginnings common to the theories criticizeEsta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar as contribuições das teorias críticas da Educação e da Educação Física para o ensino de crianças com deficiência intelectual em uma escola especial. Adotou uma pesquisa com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com aproximações etnográficas. Foi realizado um estudo de campo totalizando seis meses em uma turma de 13 crianças em idade escolar, compreendida entre 8 e 13 anos, de uma escola especial do municipal de Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar limites, possibilidades e desafios encontrados no ensino de Educação Física embasada por princípios comuns às teorias críticas.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4629porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosEducaçãoEducação FísicaPedagogias CríticasDeficiênciaIncapacidade intelectualPedagogia críticaEducação Física796Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_4226_DISSERT. FERNANDA PIRES PAGOTTO20150819-110755.pdfapplication/pdf4402846http://repositorio.ufes.br/bitstreams/13cd16e3-1a4c-4079-a68b-ae3e969bef02/download7bb0d9d93a5fefd9a9b282b4ce0b24cdMD5110/46292024-07-16 19:11:13.572oai:repositorio.ufes.br:10/4629http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:51.782350Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual |
title |
Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual Pagotto, Fernanda Pires Educação Educação Física Pedagogias Críticas Deficiência Educação Física Incapacidade intelectual Pedagogia crítica 796 |
title_short |
Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual |
title_full |
Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual |
title_sort |
Pedagogia crítica, educação/educação física e o ensino de pessoas com deficiência intelectual |
author |
Pagotto, Fernanda Pires |
author_facet |
Pagotto, Fernanda Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chicon, José Francisco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagotto, Fernanda Pires |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sá, Maria das Graças Carvalho Silva de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Borges, Carlos Nazareno Ferreira |
contributor_str_mv |
Chicon, José Francisco Sá, Maria das Graças Carvalho Silva de Borges, Carlos Nazareno Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Física Pedagogias Críticas Deficiência |
topic |
Educação Educação Física Pedagogias Críticas Deficiência Educação Física Incapacidade intelectual Pedagogia crítica 796 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação Física |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Incapacidade intelectual Pedagogia crítica |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
796 |
description |
This research aimed to investigate and analyze the contributions of the critical theories of Education and Physical Education for teaching children with intellectual dificiency in a special school. A qualitative approach was adopted, characterized as case study with approximations ethnos. Was realized a field study in six months in a class of 13 children in school age, commited between 8 and 13 years, a special school of the city of Vitória, Espírito Santo. The empiric data allowed to analyse limits, possibilities and challenges found in the physical education teaching based by beginnings common to the theories criticize |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-09-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-29T15:35:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-11 2016-08-29T15:35:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/4629 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/4629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação Física |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/13cd16e3-1a4c-4079-a68b-ae3e969bef02/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bb0d9d93a5fefd9a9b282b4ce0b24cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022524595765248 |