Desempenho das estratégias de priorização semafórica ativa em corredores do BRT: estudo comparativo de cenários microssimulados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludgero, Fernanda Amorim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9497
Resumo: abstract
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spelling Morais Neto, Gregório Coelho deLudgero, Fernanda Amorim1º membro da banca2018-08-01T23:58:56Z2018-08-012018-08-01T23:58:56Z2017-08-29abstractPolíticas governamentais para a melhoria do transporte público são importantes para aumentar o desempenho e a qualidade do transporte público, conter o uso de veículos particulares e, consequentemente, favorecer a mobilidade nas cidades. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar o eventual aumento da velocidade e a redução dos tempos de viagem dos ônibus do sistema BRT, proporcionado pela utilização da tecnologia Transit Signal Priority (TSP), tornando-os mais atrativos que o transporte particular. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica dos conceitos: Intelligent Technology System e de Transit Signal Priority. A seguir, foi elaborada uma microssimulação, através do software PTV Vissim®, do tráfego na Avenida Nossa Senhora da Penha em Vitória/ ES, inserida no projeto BRT Grande Vitória, em 3 cenários: situação atual da via; a via com a configuração do projeto BRT Grande Vitória; e a via com o BRT e a Priorização Semafórica. Os resultados demonstraram que a implantação do Sistema do BRT e da Priorização Semafórica melhoram o desempenho dos ônibus, reduzindo o tempo de percurso e, consequentemente, aumentando a velocidade deles, de acordo com a literatura.TextLUDGERO, Fernanda Amorim. Desempenho das estratégias de priorização semafórica ativa em corredores do BRT: estudo comparativo de cenários microssimulados. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2017.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9497porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro TecnológicoEngenharia Civil624Desempenho das estratégias de priorização semafórica ativa em corredores do BRT: estudo comparativo de cenários microssimuladosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALATA Fernanda.pdfapplication/pdf447917http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bf62ffa8-281b-467b-96b2-859caff92d99/download0119e4f43a4160d7e4cb10f3e8083814MD5110/94972024-07-17 17:01:39.572oai:repositorio.ufes.br:10/9497http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:53:54.657185Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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