Identificando as implicações significantes com suporte computacional
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Cury, DavidsonRios, Patricia Teodoro GaudioMenezes, Crediné Silva deQueiroz, Sávio Silveira de2018-08-02T00:03:45Z2018-08-012018-08-02T00:03:45Z2016-09-26abstractÉ vital para um professor construtivista monitorar a aprendizagem de cada aluno, a fim de facilitar a definição dos próximos passos no desenvolvimento de uma disciplina. Esta é uma tarefa que consome muito tempo e que exige um arcabouço teórico para apoiar as observações do professor. Esse monitoramento poderia se beneficiar de certas ferramentas automatizadas para agilizar algumas partes do processo.Diferentes abordagens pedagógicas dizem que o uso de mapas conceituais pode ajudar os alunos nos processos de significação de novos conteúdos ou na ressignificação dos que já aprendeu. A posição epistemológica de Piaget afirma que o desenvolvimento de estruturas lógico-matemáticas de um aluno está relacionado com a aprendizagem de conceitos, formando deste modo, um sistema conceitual. Na construção de mapas conceituais, criamos, em última análise, o que Piaget chama de "Implicações Significantes" que evoluem de acordo com a natureza semântica das relações conceituais que criamos.TextRIOS, Patricia Teodoro Gaudio. Identificando as implicações significantes com suporte computacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2016.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9827porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em InformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFESBRCentro TecnológicoMapas conceituaisConstrutivismo (Educação)Significação (Psicologia)Aprendizagem - AvaliaçãoInformática na educaçãoCiência da Computação004Identificando as implicações significantes com suporte computacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALata de defesa.pdfapplication/pdf572067http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2f58a96d-dcb6-4074-9e51-7644db9ee91a/downloadaa7839daa4252503728b3c16bf5a14a7MD5110/98272024-07-17 16:55:15.749oai:repositorio.ufes.br:10/9827http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T18:02:21.736795Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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