Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392 |
Resumo: | Among the logistical costs, transport costs represent around 30% of the total costs. Road transport is one of the most simple and efficient one of the modal but presents high expenses due to significance high consumption and diesel level price. In Brazil, the transportation of freight and people focused on the road. Within that context and analyzing the existing literature, this work presents the use of political refueling application in order to reduce the expenses of a company manufacturer of garlic in the State of Espírito Santo, Brazil. The application has to determine the optimal refueling policy in transportation between the factory and its consumers, taking into account the variation in the price of fuel in different stations. To conduct this implementation in the company, the research-action methodology was used in order to involve the company in a cooperative and participatory way. The tests made with the application together with the company truck driver made possible to create a new refueling policy that saved 30% fuel costs in the company. |
id |
UFES_b8ce89d03ef2adca8889aa3f3c7e72fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/11392 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Cruz, Marta Monteiro da CostaBritto, Gabriella Lopes deCardoso, Patricia AlcântaraCoelho Junior, Thalmo de Paiva2019-07-30T02:15:26Z2019-07-292019-07-30T02:15:26Z2019-04-25Among the logistical costs, transport costs represent around 30% of the total costs. Road transport is one of the most simple and efficient one of the modal but presents high expenses due to significance high consumption and diesel level price. In Brazil, the transportation of freight and people focused on the road. Within that context and analyzing the existing literature, this work presents the use of political refueling application in order to reduce the expenses of a company manufacturer of garlic in the State of Espírito Santo, Brazil. The application has to determine the optimal refueling policy in transportation between the factory and its consumers, taking into account the variation in the price of fuel in different stations. To conduct this implementation in the company, the research-action methodology was used in order to involve the company in a cooperative and participatory way. The tests made with the application together with the company truck driver made possible to create a new refueling policy that saved 30% fuel costs in the company.Dentre os custos logísticos, os custos com transportes representam de um a dois terços dos custos totais. O transporte rodoviário é um dos mais simples e eficientes dentre os modais, porém apresenta altos gastos devido a significância no custo do óleo diesel e seu alto consumo. No Brasil o transporte de cargas e pessoas concentra-se no modo rodoviário. Dentro desse contexto e analisando a literatura existente, este trabalho tem o objetivo de utilizar o aplicativo de política de reabastecimento de combustível, no serviço de transporte de carga a fim de reduzir os gastos de uma empresa fabricante de alho do estado do Espírito Santo. O aplicativo tem como função determinar a política de reabastecimento ótima no transporte entre a fábrica e seus consumidores, levando em consideração a variação nos preços dos combustíveis nos diferentes postos de abastecimento. Para conduzir esta implementação na empresa, foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação com o objetivo de que os participantes dessa pesquisa estejam envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Dentro os testes feitos com o aplicativo juntamente com o caminhoneiro os resultados encontrados possibilitaram a criação de uma nova política de reabastecimento com redução de 30% nos custos de combustível na empresa.porTextBRITTO, Gabriella Lopes de. Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019.http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro Tecnológicorefuelingfuel pricesaction-research methodologypolítica de reabastecimentopreço do combustívelmetodologia de pesquisa-açãoOtimização matemáticaPatentesTransporte rodoviário de cargaPesquisa-açãoEngenharia Civil624Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALGabriella-Lopes-de-Brito-2019-trabalho.pdfapplication/pdf1939016http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b6160f88-c8f4-4e81-977a-94bf2766d7aa/download932aa4f0e90223bb010034552cc46aeaMD5110/113922024-07-17 16:56:24.904oai:repositorio.ufes.br:10/11392http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:52:41.062185Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação |
title |
Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação |
spellingShingle |
Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação Britto, Gabriella Lopes de refueling fuel prices action-research methodology política de reabastecimento preço do combustível metodologia de pesquisa-ação Engenharia Civil Otimização matemática Patentes Transporte rodoviário de carga Pesquisa-ação 624 |
title_short |
Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação |
title_full |
Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação |
title_fullStr |
Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação |
title_sort |
Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação |
author |
Britto, Gabriella Lopes de |
author_facet |
Britto, Gabriella Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cruz, Marta Monteiro da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Gabriella Lopes de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cardoso, Patricia Alcântara |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Coelho Junior, Thalmo de Paiva |
contributor_str_mv |
Cruz, Marta Monteiro da Costa Cardoso, Patricia Alcântara Coelho Junior, Thalmo de Paiva |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
refueling fuel prices action-research methodology |
topic |
refueling fuel prices action-research methodology política de reabastecimento preço do combustível metodologia de pesquisa-ação Engenharia Civil Otimização matemática Patentes Transporte rodoviário de carga Pesquisa-ação 624 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
política de reabastecimento preço do combustível metodologia de pesquisa-ação |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Otimização matemática Patentes Transporte rodoviário de carga Pesquisa-ação |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
624 |
description |
Among the logistical costs, transport costs represent around 30% of the total costs. Road transport is one of the most simple and efficient one of the modal but presents high expenses due to significance high consumption and diesel level price. In Brazil, the transportation of freight and people focused on the road. Within that context and analyzing the existing literature, this work presents the use of political refueling application in order to reduce the expenses of a company manufacturer of garlic in the State of Espírito Santo, Brazil. The application has to determine the optimal refueling policy in transportation between the factory and its consumers, taking into account the variation in the price of fuel in different stations. To conduct this implementation in the company, the research-action methodology was used in order to involve the company in a cooperative and participatory way. The tests made with the application together with the company truck driver made possible to create a new refueling policy that saved 30% fuel costs in the company. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-30T02:15:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-29 2019-07-30T02:15:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRITTO, Gabriella Lopes de. Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392 |
identifier_str_mv |
BRITTO, Gabriella Lopes de. Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Engenharia Civil |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Tecnológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Engenharia Civil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b6160f88-c8f4-4e81-977a-94bf2766d7aa/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
932aa4f0e90223bb010034552cc46aea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022509314867200 |