Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Gabriella Lopes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392
Resumo: Among the logistical costs, transport costs represent around 30% of the total costs. Road transport is one of the most simple and efficient one of the modal but presents high expenses due to significance high consumption and diesel level price. In Brazil, the transportation of freight and people focused on the road. Within that context and analyzing the existing literature, this work presents the use of political refueling application in order to reduce the expenses of a company manufacturer of garlic in the State of Espírito Santo, Brazil. The application has to determine the optimal refueling policy in transportation between the factory and its consumers, taking into account the variation in the price of fuel in different stations. To conduct this implementation in the company, the research-action methodology was used in order to involve the company in a cooperative and participatory way. The tests made with the application together with the company truck driver made possible to create a new refueling policy that saved 30% fuel costs in the company.
id UFES_b8ce89d03ef2adca8889aa3f3c7e72fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/11392
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Cruz, Marta Monteiro da CostaBritto, Gabriella Lopes deCardoso, Patricia AlcântaraCoelho Junior, Thalmo de Paiva2019-07-30T02:15:26Z2019-07-292019-07-30T02:15:26Z2019-04-25Among the logistical costs, transport costs represent around 30% of the total costs. Road transport is one of the most simple and efficient one of the modal but presents high expenses due to significance high consumption and diesel level price. In Brazil, the transportation of freight and people focused on the road. Within that context and analyzing the existing literature, this work presents the use of political refueling application in order to reduce the expenses of a company manufacturer of garlic in the State of Espírito Santo, Brazil. The application has to determine the optimal refueling policy in transportation between the factory and its consumers, taking into account the variation in the price of fuel in different stations. To conduct this implementation in the company, the research-action methodology was used in order to involve the company in a cooperative and participatory way. The tests made with the application together with the company truck driver made possible to create a new refueling policy that saved 30% fuel costs in the company.Dentre os custos logísticos, os custos com transportes representam de um a dois terços dos custos totais. O transporte rodoviário é um dos mais simples e eficientes dentre os modais, porém apresenta altos gastos devido a significância no custo do óleo diesel e seu alto consumo. No Brasil o transporte de cargas e pessoas concentra-se no modo rodoviário. Dentro desse contexto e analisando a literatura existente, este trabalho tem o objetivo de utilizar o aplicativo de política de reabastecimento de combustível, no serviço de transporte de carga a fim de reduzir os gastos de uma empresa fabricante de alho do estado do Espírito Santo. O aplicativo tem como função determinar a política de reabastecimento ótima no transporte entre a fábrica e seus consumidores, levando em consideração a variação nos preços dos combustíveis nos diferentes postos de abastecimento. Para conduzir esta implementação na empresa, foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação com o objetivo de que os participantes dessa pesquisa estejam envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Dentro os testes feitos com o aplicativo juntamente com o caminhoneiro os resultados encontrados possibilitaram a criação de uma nova política de reabastecimento com redução de 30% nos custos de combustível na empresa.porTextBRITTO, Gabriella Lopes de. Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019.http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro Tecnológicorefuelingfuel pricesaction-research methodologypolítica de reabastecimentopreço do combustívelmetodologia de pesquisa-açãoOtimização matemáticaPatentesTransporte rodoviário de cargaPesquisa-açãoEngenharia Civil624Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALGabriella-Lopes-de-Brito-2019-trabalho.pdfapplication/pdf1939016http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b6160f88-c8f4-4e81-977a-94bf2766d7aa/download932aa4f0e90223bb010034552cc46aeaMD5110/113922024-07-17 16:56:24.904oai:repositorio.ufes.br:10/11392http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:52:41.062185Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
title Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
spellingShingle Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
Britto, Gabriella Lopes de
refueling
fuel prices
action-research methodology
política de reabastecimento
preço do combustível
metodologia de pesquisa-ação
Engenharia Civil
Otimização matemática
Patentes
Transporte rodoviário de carga
Pesquisa-ação
624
title_short Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
title_full Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
title_fullStr Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
title_full_unstemmed Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
title_sort Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
author Britto, Gabriella Lopes de
author_facet Britto, Gabriella Lopes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Marta Monteiro da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Gabriella Lopes de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Patricia Alcântara
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Coelho Junior, Thalmo de Paiva
contributor_str_mv Cruz, Marta Monteiro da Costa
Cardoso, Patricia Alcântara
Coelho Junior, Thalmo de Paiva
dc.subject.eng.fl_str_mv refueling
fuel prices
action-research methodology
topic refueling
fuel prices
action-research methodology
política de reabastecimento
preço do combustível
metodologia de pesquisa-ação
Engenharia Civil
Otimização matemática
Patentes
Transporte rodoviário de carga
Pesquisa-ação
624
dc.subject.por.fl_str_mv política de reabastecimento
preço do combustível
metodologia de pesquisa-ação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Otimização matemática
Patentes
Transporte rodoviário de carga
Pesquisa-ação
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 624
description Among the logistical costs, transport costs represent around 30% of the total costs. Road transport is one of the most simple and efficient one of the modal but presents high expenses due to significance high consumption and diesel level price. In Brazil, the transportation of freight and people focused on the road. Within that context and analyzing the existing literature, this work presents the use of political refueling application in order to reduce the expenses of a company manufacturer of garlic in the State of Espírito Santo, Brazil. The application has to determine the optimal refueling policy in transportation between the factory and its consumers, taking into account the variation in the price of fuel in different stations. To conduct this implementation in the company, the research-action methodology was used in order to involve the company in a cooperative and participatory way. The tests made with the application together with the company truck driver made possible to create a new refueling policy that saved 30% fuel costs in the company.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T02:15:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-29
2019-07-30T02:15:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITTO, Gabriella Lopes de. Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392
identifier_str_mv BRITTO, Gabriella Lopes de. Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Civil
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Tecnológico
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Civil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b6160f88-c8f4-4e81-977a-94bf2766d7aa/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 932aa4f0e90223bb010034552cc46aea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022509314867200