Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Junior, Amilton Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927
Resumo: The transportation management is fundamental to maintaining the company’s competitiveness seeing that transport represents around 60% of total logistics cost. It is also known that the transportation mode in Brazil is highly concentrated on the road transportation and one of the most significant costs for the trucking companies is the fuel cost. In this context, this dissertation presents the development of a mathematic model, based on concepts of operations research, which optimizes the fuel cost in the road freight transportations and assists the company’s decision making on refueling policy choices. Basically, in order to reduce the total cost, this model analyzes the fuel prices variations in a road network and, thereby, defines routes, gas stations and the ideal quantities of fuel to be refueled. Therefore, to assist the development of this model, the research raises the impact of the fuel cost on trucking companies and the majors academics articles related the refueling optimization. It was observed that this model can help the truckload companies in reducing their costs, and, consequently, to contribute to their competitiveness.
id UFES_d5cb9302e297f0a6bdb59c6d1ce83b74
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/3927
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Orientador1Rodrigues Junior, Amilton DiasRosa, Rodrigo de AlvarengaCaldas, Marco Antonio Farah2016-08-29T15:10:00Z2016-07-112016-08-29T15:10:00Z2011-06-10The transportation management is fundamental to maintaining the company’s competitiveness seeing that transport represents around 60% of total logistics cost. It is also known that the transportation mode in Brazil is highly concentrated on the road transportation and one of the most significant costs for the trucking companies is the fuel cost. In this context, this dissertation presents the development of a mathematic model, based on concepts of operations research, which optimizes the fuel cost in the road freight transportations and assists the company’s decision making on refueling policy choices. Basically, in order to reduce the total cost, this model analyzes the fuel prices variations in a road network and, thereby, defines routes, gas stations and the ideal quantities of fuel to be refueled. Therefore, to assist the development of this model, the research raises the impact of the fuel cost on trucking companies and the majors academics articles related the refueling optimization. It was observed that this model can help the truckload companies in reducing their costs, and, consequently, to contribute to their competitiveness.A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas visto que, o transporte, representa certa de 60% do custo logístico total. Sabe-se também, que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que o maior gasto das transportadoras é com o combustível. Dentro desse contexto, a presente dissertação tem como objetivo propor o desenvolvimento de um modelo, com base nos conceitos de pesquisa operacional, que otimize o custo com combustíveis nas operações do transporte rodoviário de carga e que ajude na tomada de decisão sobre as escolhas das políticas de reabastecimento. Basicamente, este modelo consistirá em analisar a variação de preços existentes entre os postos de combustíveis em uma malha rodoviária e, com isso, definir a rota, os locais e as quantidades ideais de abastecimento de forma a reduzir o custo total. Portanto, para auxiliar no desenvolvimento do modelo, foram levantados os impactos dos custos de combustíveis no transporte rodoviário de carga e os principais trabalhos sobre otimização do custo de combustível existente na literatura. Acredita-se que este modelo irá auxiliar na redução de custos das transportadoras e, conseqüentemente, contribuirá para o aumento da competitividade das empresas.TextRODRIGUES JUNIOR, Amilton Dias. Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga. 2011. xiv, 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2011.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro TecnológicoLogisticsRoad TransportationNetwork ModelingRefueling ProblemLogísticaTransporte RodoviárioModelagem de RedesReabastecimento de VeículosLogísticaTransporte rodoviárioAbastecimento de combustívelEngenharia Civil624Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de cargainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertação de mestrado_Amilton Dias Rodrigues Junior.pdfapplication/pdf5220317http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2a92b3ff-ce4b-4562-9a21-22b35fe716e5/download4f41efee143611e5b63d4067f82be212MD5110/39272024-07-17 17:01:44.95oai:repositorio.ufes.br:10/3927http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:53:46.857916Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
title Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
spellingShingle Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
Rodrigues Junior, Amilton Dias
Logistics
Road Transportation
Network Modeling
Refueling Problem
Logística
Transporte Rodoviário
Modelagem de Redes
Reabastecimento de Veículos
Engenharia Civil
Logística
Transporte rodoviário
Abastecimento de combustível
624
title_short Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
title_full Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
title_fullStr Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
title_full_unstemmed Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
title_sort Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
author Rodrigues Junior, Amilton Dias
author_facet Rodrigues Junior, Amilton Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orientador1
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Junior, Amilton Dias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosa, Rodrigo de Alvarenga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Caldas, Marco Antonio Farah
contributor_str_mv Orientador1
Rosa, Rodrigo de Alvarenga
Caldas, Marco Antonio Farah
dc.subject.eng.fl_str_mv Logistics
Road Transportation
Network Modeling
Refueling Problem
topic Logistics
Road Transportation
Network Modeling
Refueling Problem
Logística
Transporte Rodoviário
Modelagem de Redes
Reabastecimento de Veículos
Engenharia Civil
Logística
Transporte rodoviário
Abastecimento de combustível
624
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Transporte Rodoviário
Modelagem de Redes
Reabastecimento de Veículos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Logística
Transporte rodoviário
Abastecimento de combustível
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 624
description The transportation management is fundamental to maintaining the company’s competitiveness seeing that transport represents around 60% of total logistics cost. It is also known that the transportation mode in Brazil is highly concentrated on the road transportation and one of the most significant costs for the trucking companies is the fuel cost. In this context, this dissertation presents the development of a mathematic model, based on concepts of operations research, which optimizes the fuel cost in the road freight transportations and assists the company’s decision making on refueling policy choices. Basically, in order to reduce the total cost, this model analyzes the fuel prices variations in a road network and, thereby, defines routes, gas stations and the ideal quantities of fuel to be refueled. Therefore, to assist the development of this model, the research raises the impact of the fuel cost on trucking companies and the majors academics articles related the refueling optimization. It was observed that this model can help the truckload companies in reducing their costs, and, consequently, to contribute to their competitiveness.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T15:10:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11
2016-08-29T15:10:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES JUNIOR, Amilton Dias. Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga. 2011. xiv, 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927
identifier_str_mv RODRIGUES JUNIOR, Amilton Dias. Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga. 2011. xiv, 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2011.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Civil
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Tecnológico
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Civil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2a92b3ff-ce4b-4562-9a21-22b35fe716e5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f41efee143611e5b63d4067f82be212
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022516741931008