Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927 |
Resumo: | The transportation management is fundamental to maintaining the company’s competitiveness seeing that transport represents around 60% of total logistics cost. It is also known that the transportation mode in Brazil is highly concentrated on the road transportation and one of the most significant costs for the trucking companies is the fuel cost. In this context, this dissertation presents the development of a mathematic model, based on concepts of operations research, which optimizes the fuel cost in the road freight transportations and assists the company’s decision making on refueling policy choices. Basically, in order to reduce the total cost, this model analyzes the fuel prices variations in a road network and, thereby, defines routes, gas stations and the ideal quantities of fuel to be refueled. Therefore, to assist the development of this model, the research raises the impact of the fuel cost on trucking companies and the majors academics articles related the refueling optimization. It was observed that this model can help the truckload companies in reducing their costs, and, consequently, to contribute to their competitiveness. |
id |
UFES_d5cb9302e297f0a6bdb59c6d1ce83b74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/3927 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Orientador1Rodrigues Junior, Amilton DiasRosa, Rodrigo de AlvarengaCaldas, Marco Antonio Farah2016-08-29T15:10:00Z2016-07-112016-08-29T15:10:00Z2011-06-10The transportation management is fundamental to maintaining the company’s competitiveness seeing that transport represents around 60% of total logistics cost. It is also known that the transportation mode in Brazil is highly concentrated on the road transportation and one of the most significant costs for the trucking companies is the fuel cost. In this context, this dissertation presents the development of a mathematic model, based on concepts of operations research, which optimizes the fuel cost in the road freight transportations and assists the company’s decision making on refueling policy choices. Basically, in order to reduce the total cost, this model analyzes the fuel prices variations in a road network and, thereby, defines routes, gas stations and the ideal quantities of fuel to be refueled. Therefore, to assist the development of this model, the research raises the impact of the fuel cost on trucking companies and the majors academics articles related the refueling optimization. It was observed that this model can help the truckload companies in reducing their costs, and, consequently, to contribute to their competitiveness.A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas visto que, o transporte, representa certa de 60% do custo logístico total. Sabe-se também, que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que o maior gasto das transportadoras é com o combustível. Dentro desse contexto, a presente dissertação tem como objetivo propor o desenvolvimento de um modelo, com base nos conceitos de pesquisa operacional, que otimize o custo com combustíveis nas operações do transporte rodoviário de carga e que ajude na tomada de decisão sobre as escolhas das políticas de reabastecimento. Basicamente, este modelo consistirá em analisar a variação de preços existentes entre os postos de combustíveis em uma malha rodoviária e, com isso, definir a rota, os locais e as quantidades ideais de abastecimento de forma a reduzir o custo total. Portanto, para auxiliar no desenvolvimento do modelo, foram levantados os impactos dos custos de combustíveis no transporte rodoviário de carga e os principais trabalhos sobre otimização do custo de combustível existente na literatura. Acredita-se que este modelo irá auxiliar na redução de custos das transportadoras e, conseqüentemente, contribuirá para o aumento da competitividade das empresas.TextRODRIGUES JUNIOR, Amilton Dias. Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga. 2011. xiv, 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2011.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro TecnológicoLogisticsRoad TransportationNetwork ModelingRefueling ProblemLogísticaTransporte RodoviárioModelagem de RedesReabastecimento de VeículosLogísticaTransporte rodoviárioAbastecimento de combustívelEngenharia Civil624Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de cargainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertação de mestrado_Amilton Dias Rodrigues Junior.pdfapplication/pdf5220317http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2a92b3ff-ce4b-4562-9a21-22b35fe716e5/download4f41efee143611e5b63d4067f82be212MD5110/39272024-07-17 17:01:44.95oai:repositorio.ufes.br:10/3927http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:53:46.857916Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga |
title |
Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga |
spellingShingle |
Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga Rodrigues Junior, Amilton Dias Logistics Road Transportation Network Modeling Refueling Problem Logística Transporte Rodoviário Modelagem de Redes Reabastecimento de Veículos Engenharia Civil Logística Transporte rodoviário Abastecimento de combustível 624 |
title_short |
Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga |
title_full |
Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga |
title_fullStr |
Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga |
title_full_unstemmed |
Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga |
title_sort |
Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga |
author |
Rodrigues Junior, Amilton Dias |
author_facet |
Rodrigues Junior, Amilton Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Orientador1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Junior, Amilton Dias |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosa, Rodrigo de Alvarenga |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Caldas, Marco Antonio Farah |
contributor_str_mv |
Orientador1 Rosa, Rodrigo de Alvarenga Caldas, Marco Antonio Farah |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Logistics Road Transportation Network Modeling Refueling Problem |
topic |
Logistics Road Transportation Network Modeling Refueling Problem Logística Transporte Rodoviário Modelagem de Redes Reabastecimento de Veículos Engenharia Civil Logística Transporte rodoviário Abastecimento de combustível 624 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística Transporte Rodoviário Modelagem de Redes Reabastecimento de Veículos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Logística Transporte rodoviário Abastecimento de combustível |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
624 |
description |
The transportation management is fundamental to maintaining the company’s competitiveness seeing that transport represents around 60% of total logistics cost. It is also known that the transportation mode in Brazil is highly concentrated on the road transportation and one of the most significant costs for the trucking companies is the fuel cost. In this context, this dissertation presents the development of a mathematic model, based on concepts of operations research, which optimizes the fuel cost in the road freight transportations and assists the company’s decision making on refueling policy choices. Basically, in order to reduce the total cost, this model analyzes the fuel prices variations in a road network and, thereby, defines routes, gas stations and the ideal quantities of fuel to be refueled. Therefore, to assist the development of this model, the research raises the impact of the fuel cost on trucking companies and the majors academics articles related the refueling optimization. It was observed that this model can help the truckload companies in reducing their costs, and, consequently, to contribute to their competitiveness. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-29T15:10:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-11 2016-08-29T15:10:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES JUNIOR, Amilton Dias. Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga. 2011. xiv, 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES JUNIOR, Amilton Dias. Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga. 2011. xiv, 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2011. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Engenharia Civil |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Tecnológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Engenharia Civil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2a92b3ff-ce4b-4562-9a21-22b35fe716e5/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f41efee143611e5b63d4067f82be212 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022516741931008 |