Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/8312 |
Resumo: | abstract |
id |
UFES_c1440cd6c6bcc6d833ac712aee12abb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/8312 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Amorim, Maria Helena CostaBringuente, Maria Edla de OliveiraDiniz, Julia da Silva PapiTeixeira, ElizabethBatista, Karla de Melo2018-08-01T23:27:24Z2018-08-01T23:27:24Z2017-03-16abstractObjetivo: avaliar antes e após o uso de uma tecnologia educacional em forma de jogo segundo o nível de conhecimento para o autocuidado e o nível de ansiedade e estresse de pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Metodologia: trata-se de um estudo transversal de intervenção. Pesquisa foi realizada com 30 pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdica internados em dois hospitais, um público e outro filantrópico. O período de coleta de dados foi de maio a novembro de 2016. Foram utilizados quatro instrumentos:Formulário I estruturado com perguntas abertas baseado na Teoria de Betty Neuman relacionado aos dados sociodemográficos e a avaliação dos incômodos do paciente frente a internação; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE); o questionário I, Lista de Sintomas de Stress-LSS/VAS; questionário II, Avaliação do grau de conhecimento sobre os cuidados e procedimentos no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Utilizou-se, na realização das análises, o programa IBM SPSS Statistics version 21. Resultados: Observou-se que, após a aplicação do jogo educativo, houve aumento significativo do nível de conhecimento do paciente para o autocuidado e redução dos níveis de ansiedade de estresse. Conclusões: O uso da tecnologia educacional contribuiu de forma significativa na redução dos níveis de ansiedade e de estresse e no aumento do nível de conhecimento dos pacientes a respeito dos cuidados no pré e pós-operatório de revascularização miocárdica.TextDINIZ, Julia da Silva Papi. Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2017.http://repositorio.ufes.br/handle/10/8312porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFESBRCentro de Ciências da SaúdeAssistência de enfermagemEstresseCirurgia cardíacaCuidados de enfermagemEnfermagem - Estudo e ensinoStress (Fisiologia)AnsiedadeRevascularização do miocárdioEnfermagem61Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALJulia da Silva Papi Diniz.pdfJulia da Silva Papi Diniz.pdfapplication/pdf6191297http://repositorio.ufes.br/bitstreams/3e5ae219-ded5-4931-9580-806e18e23056/downloadf2712d47586e53ffe698736026940d53MD5210/83122024-07-16 17:07:49.156oai:repositorio.ufes.br:10/8312http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:43.120140Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia |
title |
Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia |
spellingShingle |
Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia Diniz, Julia da Silva Papi Assistência de enfermagem Estresse Cirurgia cardíaca Enfermagem Cuidados de enfermagem Enfermagem - Estudo e ensino Stress (Fisiologia) Ansiedade Revascularização do miocárdio 61 |
title_short |
Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia |
title_full |
Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia |
title_fullStr |
Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia |
title_full_unstemmed |
Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia |
title_sort |
Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia |
author |
Diniz, Julia da Silva Papi |
author_facet |
Diniz, Julia da Silva Papi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Amorim, Maria Helena Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bringuente, Maria Edla de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Julia da Silva Papi |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Teixeira, Elizabeth |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Batista, Karla de Melo |
contributor_str_mv |
Amorim, Maria Helena Costa Bringuente, Maria Edla de Oliveira Teixeira, Elizabeth Batista, Karla de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência de enfermagem Estresse Cirurgia cardíaca |
topic |
Assistência de enfermagem Estresse Cirurgia cardíaca Enfermagem Cuidados de enfermagem Enfermagem - Estudo e ensino Stress (Fisiologia) Ansiedade Revascularização do miocárdio 61 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Enfermagem |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Cuidados de enfermagem Enfermagem - Estudo e ensino Stress (Fisiologia) Ansiedade Revascularização do miocárdio |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
61 |
description |
abstract |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-01T23:27:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01T23:27:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DINIZ, Julia da Silva Papi. Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/8312 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Julia da Silva Papi. Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2017. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/8312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Enfermagem |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/3e5ae219-ded5-4931-9580-806e18e23056/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2712d47586e53ffe698736026940d53 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022551138369536 |