Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fadini, Karina Antonia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3811
Resumo: This dissertation reflects on the English teacher education in and for the twenty-first century. With that aim, the study analyzes pre-service teachers' and teacher educators' beliefs in an English teaching degree course from a federal university in southeast Brazil. The theoretical framework includes a review of official documents and policies for English teaching and the incorporation of technology in education, the concepts of digital and critical literacy, in addition to the roles of technology, the foreign language and the English teacher in the contemporary context. The research methodology is hybrid (DORNYEI, 2007), and the analysis is based on grounded theory (GLASER, 1998). Most data were collected in the disciplines of English Practicum I and II of the investigated course through questionnaires and interviews applied to the teacher educators and pre-service teachers over three semesters, and documents of the analyzed course. The test results suggest that the teacher education at the university investigated is somewhat aligned with what is expected for the teaching of English in and for the twenty-first century. The study concludes with some suggestions for initial teacher education, especially with regards to the incorporation of digital technologies in English language teaching practices.
id UFES_e64c9c893389e664439ec8a444f35adc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/3811
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Finardi, Kyria Rebeca Neiva de LimaFadini, Karina AntoniaFerraz, Daniel de MelloPaiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e2016-08-29T15:09:04Z2016-07-112016-08-29T15:09:04Z2016-03-23This dissertation reflects on the English teacher education in and for the twenty-first century. With that aim, the study analyzes pre-service teachers' and teacher educators' beliefs in an English teaching degree course from a federal university in southeast Brazil. The theoretical framework includes a review of official documents and policies for English teaching and the incorporation of technology in education, the concepts of digital and critical literacy, in addition to the roles of technology, the foreign language and the English teacher in the contemporary context. The research methodology is hybrid (DORNYEI, 2007), and the analysis is based on grounded theory (GLASER, 1998). Most data were collected in the disciplines of English Practicum I and II of the investigated course through questionnaires and interviews applied to the teacher educators and pre-service teachers over three semesters, and documents of the analyzed course. The test results suggest that the teacher education at the university investigated is somewhat aligned with what is expected for the teaching of English in and for the twenty-first century. The study concludes with some suggestions for initial teacher education, especially with regards to the incorporation of digital technologies in English language teaching practices.Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI. Para tanto, o estudo analisa crenças de professores formadores e de professores de inglês em formação em um curso de licenciatura em Letras-Inglês de uma universidade federal do sudeste brasileiro. O arcabouço teórico inclui a revisão de documentos oficiais e políticas para o ensino de inglês e a incorporação de tecnologias na educação, os conceitos de letramento digital e crítico, além dos papéis da tecnologia, da língua estrangeira e do professor de inglês no cenário contemporâneo. A metodologia de pesquisa é híbrida (DORNYEI, 2007), mas principalmente qualitativa (CRESSWELL, 2003), e a análise é feita com base na teoria de análise qualitativa fundamentada em dados (GLASER, 1998). A maior parte dos dados foram coletados nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II do curso investigado, por meio de questionários e entrevistas aplicadas a alunos e professores ao longo de três semestres letivos, e de um levantamento documental do curso analisado. Os resultados das análises sugerem que a formação de professores na universidade investigada está de certa forma de acordo com o que é esperado para o ensino de inglês do e no século XXI. O estudo conclui com algumas sugestões para a formação inicial docente, especialmente no tocante à incorporação de tecnologias digitais nas práticas de formação docente de língua inglesa.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3811porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Estudos LinguísticosPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFESBREnglish teacher initial educationTechnology in english teachingRoles of english, digital technology and english teacherTecnologia no ensino de inglêsPapéis da língua inglesa e do professor de língua inglesaProfessores de inglês - Estudo e ensinoProfessores de inglês - FormaçãoTecnologia educacionalLíngua inglesa - Estudo e ensinoLinguística80Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESTEXTtese_9725_Fadini, K. 2016_FULL VERSION.pdf.txttese_9725_Fadini, K. 2016_FULL VERSION.pdf.txtExtracted texttext/plain566102http://repositorio.ufes.br/bitstreams/e77a5ed6-9768-4e72-b18f-ea7af46cfff4/downloada84d5312c264f89a37bc8406f89291b6MD52tese_9725_Fadini, K. 2016_FULL VERSION20160817-144944.pdf.txttese_9725_Fadini, K. 2016_FULL VERSION20160817-144944.pdf.txtExtracted texttext/plain566102http://repositorio.ufes.br/bitstreams/92e3ae17-6c6e-4eb3-9466-de50dfee802b/downloada84d5312c264f89a37bc8406f89291b6MD54ORIGINALtese_9725_Fadini, K. 2016_FULL VERSION20160817-144944.pdftese_9725_Fadini, K. 2016_FULL VERSION20160817-144944.pdfapplication/pdf33537908http://repositorio.ufes.br/bitstreams/11ab8dc0-0083-4720-aa46-275923a72e17/downloada8c370583b98f651bbd625b0fcd7afb3MD5310/38112024-07-01 20:21:00.64oai:repositorio.ufes.br:10/3811http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-01T20:21Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
title Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
spellingShingle Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
Fadini, Karina Antonia
English teacher initial education
Technology in english teaching
Roles of english, digital technology and english teacher
Tecnologia no ensino de inglês
Papéis da língua inglesa e do professor de língua inglesa
Linguística
Professores de inglês - Estudo e ensino
Professores de inglês - Formação
Tecnologia educacional
Língua inglesa - Estudo e ensino
80
title_short Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
title_full Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
title_fullStr Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
title_sort Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
author Fadini, Karina Antonia
author_facet Fadini, Karina Antonia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finardi, Kyria Rebeca Neiva de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Fadini, Karina Antonia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferraz, Daniel de Mello
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e
contributor_str_mv Finardi, Kyria Rebeca Neiva de Lima
Ferraz, Daniel de Mello
Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e
dc.subject.eng.fl_str_mv English teacher initial education
Technology in english teaching
Roles of english, digital technology and english teacher
topic English teacher initial education
Technology in english teaching
Roles of english, digital technology and english teacher
Tecnologia no ensino de inglês
Papéis da língua inglesa e do professor de língua inglesa
Linguística
Professores de inglês - Estudo e ensino
Professores de inglês - Formação
Tecnologia educacional
Língua inglesa - Estudo e ensino
80
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia no ensino de inglês
Papéis da língua inglesa e do professor de língua inglesa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Linguística
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Professores de inglês - Estudo e ensino
Professores de inglês - Formação
Tecnologia educacional
Língua inglesa - Estudo e ensino
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 80
description This dissertation reflects on the English teacher education in and for the twenty-first century. With that aim, the study analyzes pre-service teachers' and teacher educators' beliefs in an English teaching degree course from a federal university in southeast Brazil. The theoretical framework includes a review of official documents and policies for English teaching and the incorporation of technology in education, the concepts of digital and critical literacy, in addition to the roles of technology, the foreign language and the English teacher in the contemporary context. The research methodology is hybrid (DORNYEI, 2007), and the analysis is based on grounded theory (GLASER, 1998). Most data were collected in the disciplines of English Practicum I and II of the investigated course through questionnaires and interviews applied to the teacher educators and pre-service teachers over three semesters, and documents of the analyzed course. The test results suggest that the teacher education at the university investigated is somewhat aligned with what is expected for the teaching of English in and for the twenty-first century. The study concludes with some suggestions for initial teacher education, especially with regards to the incorporation of digital technologies in English language teaching practices.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T15:09:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11
2016-08-29T15:09:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/3811
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/3811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Estudos Linguísticos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Estudos Linguísticos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/e77a5ed6-9768-4e72-b18f-ea7af46cfff4/download
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/92e3ae17-6c6e-4eb3-9466-de50dfee802b/download
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/11ab8dc0-0083-4720-aa46-275923a72e17/download
bitstream.checksum.fl_str_mv a84d5312c264f89a37bc8406f89291b6
a84d5312c264f89a37bc8406f89291b6
a8c370583b98f651bbd625b0fcd7afb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309141895774208