Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Robson Vieira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4811
Resumo: Based on the course program of Analytic Geometry present in the basic curriculum of the State of Esp´irito Santo public schools, we propose a vectorial approach for the subject. That’s because, with base in analyses of textbooks used in the High School, it was possible verifying the absence of vectors in the mentioned discipline, although the method applied to the Analytic Geometry facilitates your teaching and learning. Under that prism, we produced a material that brings as main differential the introduction of vectors and your applicability, demonstrated also, in exercises. In the same way, we mentioned the straight line equation and we brought some considerations concerning to vectors in the discipline of Space Analytic Geometry. In that context, it was possible to simplify the understanding of fundamental concepts and to make possible a larger transition between the Algebra and the Geometry.
id UFES_efd944ce1a13d819dab39bf43cb94ac1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/4811
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling SILVA, Robson Vieira da. Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2013.Valentim, Fábio Júlio da SilvaSilva, Robson Vieira daSimas, Fábio Luiz BorgesCcoyllo, Rosa Elvira Quispe2016-08-29T15:36:13Z2016-07-112016-08-29T15:36:13Z2013-04-09Based on the course program of Analytic Geometry present in the basic curriculum of the State of Esp´irito Santo public schools, we propose a vectorial approach for the subject. That’s because, with base in analyses of textbooks used in the High School, it was possible verifying the absence of vectors in the mentioned discipline, although the method applied to the Analytic Geometry facilitates your teaching and learning. Under that prism, we produced a material that brings as main differential the introduction of vectors and your applicability, demonstrated also, in exercises. In the same way, we mentioned the straight line equation and we brought some considerations concerning to vectors in the discipline of Space Analytic Geometry. In that context, it was possible to simplify the understanding of fundamental concepts and to make possible a larger transition between the Algebra and the Geometry.Baseado na ementa de Geometria Analítica presente no currículo básico das escolas públicas do Espírito Santo, nós propomos uma abordagem vetorial para o assunto. Isso porque, com base em análises de livros didáticos utilizados no Ensino Médio, foi possível constatar a ausência de vetores na citada disciplina, embora o método aplicado à Geometria Analítica facilite seu ensino e aprendizagem. Sob esse prisma, produzimos um material que traz como principal diferencial a introdução de vetores e sua aplicabilidade, demonstrada, também, em exercícios. Do mesmo modo, tratamos de equação de reta e trouxemos algumas considerações no que diz respeito a vetores na disciplina de Geometria Analítica Espacial. Nesse contexto, foi possível simplificar o entendimento de conceitos fundamentais e possibilitar uma maior transição entre a Álgebra e a Geometria.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4811porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasAnalytic geometryVectorsHigh schoolTextbooksEquation on straight lineVetoresEquação de retaGeometria analíticaCálculo vetorialEnsino médioLivros didáticosEquaçõesMatemática51Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertação_Robson_final.pdfapplication/pdf636376http://repositorio.ufes.br/bitstreams/82475af2-12b3-4eb1-ac24-57b482d048b4/download75eace1f3a75f9ee75cd0d3597139e67MD5110/48112024-06-30 16:50:56.535oai:repositorio.ufes.br:10/4811http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:34:37.551352Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
title Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
spellingShingle Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
Silva, Robson Vieira da
Analytic geometry
Vectors
High school
Textbooks
Equation on straight line
Vetores
Equação de reta
Matemática
Geometria analítica
Cálculo vetorial
Ensino médio
Livros didáticos
Equações
51
title_short Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
title_full Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
title_fullStr Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
title_full_unstemmed Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
title_sort Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
author Silva, Robson Vieira da
author_facet Silva, Robson Vieira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentim, Fábio Júlio da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Robson Vieira da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Simas, Fábio Luiz Borges
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe
contributor_str_mv Valentim, Fábio Júlio da Silva
Simas, Fábio Luiz Borges
Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe
dc.subject.eng.fl_str_mv Analytic geometry
Vectors
High school
Textbooks
Equation on straight line
topic Analytic geometry
Vectors
High school
Textbooks
Equation on straight line
Vetores
Equação de reta
Matemática
Geometria analítica
Cálculo vetorial
Ensino médio
Livros didáticos
Equações
51
dc.subject.por.fl_str_mv Vetores
Equação de reta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Matemática
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Geometria analítica
Cálculo vetorial
Ensino médio
Livros didáticos
Equações
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 51
description Based on the course program of Analytic Geometry present in the basic curriculum of the State of Esp´irito Santo public schools, we propose a vectorial approach for the subject. That’s because, with base in analyses of textbooks used in the High School, it was possible verifying the absence of vectors in the mentioned discipline, although the method applied to the Analytic Geometry facilitates your teaching and learning. Under that prism, we produced a material that brings as main differential the introduction of vectors and your applicability, demonstrated also, in exercises. In the same way, we mentioned the straight line equation and we brought some considerations concerning to vectors in the discipline of Space Analytic Geometry. In that context, it was possible to simplify the understanding of fundamental concepts and to make possible a larger transition between the Algebra and the Geometry.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T15:36:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11
2016-08-29T15:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/4811
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/4811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/82475af2-12b3-4eb1-ac24-57b482d048b4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 75eace1f3a75f9ee75cd0d3597139e67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022613791834112