A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32625 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de, a partir da trajetória intelectual de Paulo Freire, localizar o contexto e os fundamentos de seu método de alfabetização de adultos, identificando os desdobramentos de suas experiências pedagógicas e o impacto que tiveram na educação popular. Para tal, apresentamos algumas ideias-chave do autor durante o período de 1958 a 1967, correspondentes ao momento de amadurecimento das reflexões do autor, de seu engajamento no movimento de cultura popular, da elaboração de sua proposta metodológica e das meditações a respeito do sentido político-pedagógico de seu método. Em seguida, apresentamos algumas críticas de autores progressistas e conservadores em relação às consequências simbólicas e práticas da proposta freiriana e do conjunto da educação popular do início da década de 1960, no Brasil, reconhecendo a validade de algumas considerações e os limites e imprecisões de algumas de suas críticas.Palavras-chave: Paulo Freire; Educação Popular; Alfabetização de Adultos. |
id |
UFF-11_0331583943f7b4dadc2e82e8df619076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32625 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967)O presente artigo tem o objetivo de, a partir da trajetória intelectual de Paulo Freire, localizar o contexto e os fundamentos de seu método de alfabetização de adultos, identificando os desdobramentos de suas experiências pedagógicas e o impacto que tiveram na educação popular. Para tal, apresentamos algumas ideias-chave do autor durante o período de 1958 a 1967, correspondentes ao momento de amadurecimento das reflexões do autor, de seu engajamento no movimento de cultura popular, da elaboração de sua proposta metodológica e das meditações a respeito do sentido político-pedagógico de seu método. Em seguida, apresentamos algumas críticas de autores progressistas e conservadores em relação às consequências simbólicas e práticas da proposta freiriana e do conjunto da educação popular do início da década de 1960, no Brasil, reconhecendo a validade de algumas considerações e os limites e imprecisões de algumas de suas críticas.Palavras-chave: Paulo Freire; Educação Popular; Alfabetização de Adultos.ABEC2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3262510.22409/mov.v0i7.397Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 33-63REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 33-63movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 33-63Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 33-632359-329610.22409/mov.v0i7reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32625/18760Copyright (c) 2020 Rodrigo Lima Ribeiro Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Rodrigo Lima Ribeiro2019-08-20T13:24:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32625Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:24:01Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967) |
title |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967) |
spellingShingle |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967) Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro |
title_short |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967) |
title_full |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967) |
title_fullStr |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967) |
title_full_unstemmed |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967) |
title_sort |
A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967) |
author |
Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro |
author_facet |
Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro |
description |
O presente artigo tem o objetivo de, a partir da trajetória intelectual de Paulo Freire, localizar o contexto e os fundamentos de seu método de alfabetização de adultos, identificando os desdobramentos de suas experiências pedagógicas e o impacto que tiveram na educação popular. Para tal, apresentamos algumas ideias-chave do autor durante o período de 1958 a 1967, correspondentes ao momento de amadurecimento das reflexões do autor, de seu engajamento no movimento de cultura popular, da elaboração de sua proposta metodológica e das meditações a respeito do sentido político-pedagógico de seu método. Em seguida, apresentamos algumas críticas de autores progressistas e conservadores em relação às consequências simbólicas e práticas da proposta freiriana e do conjunto da educação popular do início da década de 1960, no Brasil, reconhecendo a validade de algumas considerações e os limites e imprecisões de algumas de suas críticas.Palavras-chave: Paulo Freire; Educação Popular; Alfabetização de Adultos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32625 10.22409/mov.v0i7.397 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32625 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i7.397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32625/18760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rodrigo Lima Ribeiro Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rodrigo Lima Ribeiro Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 33-63 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 33-63 movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 33-63 Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 33-63 2359-3296 10.22409/mov.v0i7 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355820072960 |