MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052
Resumo: O artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo.
id UFPI-5_43344624c397a5dc2dd8a1d7c6a3e79a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1052
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSAlfabetização de Jovens e AdultosMétodo Paulo FreireLetramentoLibertaçãoTransformaçãoO artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo.Universidade Federal do Piauí2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/105210.26694/les.v0i45.9880Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 91-117Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 91-117Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 91-1172526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052/901Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO 2021-12-13T17:12:20Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1052Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:12:20Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO
Alfabetização de Jovens e Adultos
Método Paulo Freire
Letramento
Libertação
Transformação
title_short MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO
author_facet RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de Jovens e Adultos
Método Paulo Freire
Letramento
Libertação
Transformação
topic Alfabetização de Jovens e Adultos
Método Paulo Freire
Letramento
Libertação
Transformação
description O artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052
10.26694/les.v0i45.9880
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i45.9880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052/901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 91-117
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 91-117
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 91-117
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797441980235776