MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052 |
Resumo: | O artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo. |
id |
UFPI-5_43344624c397a5dc2dd8a1d7c6a3e79a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1052 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSAlfabetização de Jovens e AdultosMétodo Paulo FreireLetramentoLibertaçãoTransformaçãoO artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo.Universidade Federal do Piauí2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/105210.26694/les.v0i45.9880Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 91-117Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 91-117Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 91-1172526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052/901Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO 2021-12-13T17:12:20Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1052Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:12:20Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO Alfabetização de Jovens e Adultos Método Paulo Freire Letramento Libertação Transformação |
title_short |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO |
author_facet |
RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES DA SILVA, SIMONE DA CONCEIÇÃO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização de Jovens e Adultos Método Paulo Freire Letramento Libertação Transformação |
topic |
Alfabetização de Jovens e Adultos Método Paulo Freire Letramento Libertação Transformação |
description |
O artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052 10.26694/les.v0i45.9880 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i45.9880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1052/901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 91-117 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 91-117 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 91-117 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797441980235776 |