A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Del Rio Martins, Rodrigo Lema, Mello, André da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667
Resumo: O ensaio analisa os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Em um primeiro momento, produz uma síntese histórica dos documentos que orientaram a Educação Básica no Brasil e, posteriormente, sinaliza os avanços e retrocessos da Base para a Educação Infantil. Conclui-se que o documento é ambíguo, pois, ao mesmo tempo em que apresenta avanços para a Educação Infantil, sobretudo, no que tange a concepção de infância e a organização curricular, traz retrocessos em seus desdobramentos para a prática pedagógica, caracterizando-se como um documento prescritivo, que reduz a autonomia e a autoria de professores e crianças nas produções curriculares.
id UFF-11_0a6864a5bdd8dc8e98a4883007e8a6b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32667
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOSO ensaio analisa os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Em um primeiro momento, produz uma síntese histórica dos documentos que orientaram a Educação Básica no Brasil e, posteriormente, sinaliza os avanços e retrocessos da Base para a Educação Infantil. Conclui-se que o documento é ambíguo, pois, ao mesmo tempo em que apresenta avanços para a Educação Infantil, sobretudo, no que tange a concepção de infância e a organização curricular, traz retrocessos em seus desdobramentos para a prática pedagógica, caracterizando-se como um documento prescritivo, que reduz a autonomia e a autoria de professores e crianças nas produções curriculares.ABEC2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3266710.22409/mov.v0i10.536Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 147-172REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 147-172movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 147-172Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 147-1722359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667/18809https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667/18810Copyright (c) 2020 Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Rodrigo Lema Del Rio Martins, André da Silva Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Raquel Firmino MagalhãesDel Rio Martins, Rodrigo LemaMello, André da Silva2019-08-20T13:28:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32667Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:28:23Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS
title A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS
spellingShingle A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS
Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
title_short A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS
title_full A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS
title_fullStr A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS
title_sort A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS
author Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
author_facet Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Del Rio Martins, Rodrigo Lema
Mello, André da Silva
author_role author
author2 Del Rio Martins, Rodrigo Lema
Mello, André da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Del Rio Martins, Rodrigo Lema
Mello, André da Silva
description O ensaio analisa os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Em um primeiro momento, produz uma síntese histórica dos documentos que orientaram a Educação Básica no Brasil e, posteriormente, sinaliza os avanços e retrocessos da Base para a Educação Infantil. Conclui-se que o documento é ambíguo, pois, ao mesmo tempo em que apresenta avanços para a Educação Infantil, sobretudo, no que tange a concepção de infância e a organização curricular, traz retrocessos em seus desdobramentos para a prática pedagógica, caracterizando-se como um documento prescritivo, que reduz a autonomia e a autoria de professores e crianças nas produções curriculares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667
10.22409/mov.v0i10.536
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i10.536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667/18809
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667/18810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 147-172
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 147-172
movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 147-172
Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 147-172
2359-3296
10.22409/mov.v0i10
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355909201920