Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Denise
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443
Resumo: Aplicamos 103 questionários entre alunos do ensino médio, oriundos de duas escolas do Estado do Rio de Janiero, com o intuito de invetsigar a influência da mídia sobre as suas ideias a respeito do processo evolutivo. O avanço científico (manipulação genética, robôs, clonagem, etc.) é apontado por alguns alunos como responsável pela especiação, extinção e adaptação dos seres vivos. Do memso modo, a questão ecológica (poluição, desmatamento, caça, etc.), também é apontada como yma força evolutiva. O mundo dos desenhos animados e dos filmes de ficção científica também está presente nas ideias de evolução dos alunos, com mutações absurdas que criam seres fantásticos. Diante destes resultados, é importante que o professor de biologia esteja atento a cultura de massas. Palavras-chave: Mídia, teoria evolutiva, ensino de biologia.
id UFF-11_0b7657c117fb27a93083d0cc552b41f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32443
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutivaAplicamos 103 questionários entre alunos do ensino médio, oriundos de duas escolas do Estado do Rio de Janiero, com o intuito de invetsigar a influência da mídia sobre as suas ideias a respeito do processo evolutivo. O avanço científico (manipulação genética, robôs, clonagem, etc.) é apontado por alguns alunos como responsável pela especiação, extinção e adaptação dos seres vivos. Do memso modo, a questão ecológica (poluição, desmatamento, caça, etc.), também é apontada como yma força evolutiva. O mundo dos desenhos animados e dos filmes de ficção científica também está presente nas ideias de evolução dos alunos, com mutações absurdas que criam seres fantásticos. Diante destes resultados, é importante que o professor de biologia esteja atento a cultura de massas. Palavras-chave: Mídia, teoria evolutiva, ensino de biologia.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3244310.22409/mov.v0i05.89Movement - Education Journal; No. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e EducaçãoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educaçãomovimento - rivista di educazione; N. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e EducaçãoMovimento-revista de educação ; n. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação2359-329610.22409/mov.v0i05reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443/18578Copyright (c) 2020 Denise Azevedo, Edson Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, DeniseSilva, Edson2019-08-20T13:07:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32443Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:07:55Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
title Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
spellingShingle Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
Azevedo, Denise
title_short Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
title_full Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
title_fullStr Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
title_full_unstemmed Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
title_sort Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
author Azevedo, Denise
author_facet Azevedo, Denise
Silva, Edson
author_role author
author2 Silva, Edson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Denise
Silva, Edson
description Aplicamos 103 questionários entre alunos do ensino médio, oriundos de duas escolas do Estado do Rio de Janiero, com o intuito de invetsigar a influência da mídia sobre as suas ideias a respeito do processo evolutivo. O avanço científico (manipulação genética, robôs, clonagem, etc.) é apontado por alguns alunos como responsável pela especiação, extinção e adaptação dos seres vivos. Do memso modo, a questão ecológica (poluição, desmatamento, caça, etc.), também é apontada como yma força evolutiva. O mundo dos desenhos animados e dos filmes de ficção científica também está presente nas ideias de evolução dos alunos, com mutações absurdas que criam seres fantásticos. Diante destes resultados, é importante que o professor de biologia esteja atento a cultura de massas. Palavras-chave: Mídia, teoria evolutiva, ensino de biologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443
10.22409/mov.v0i05.89
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i05.89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443/18578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Denise Azevedo, Edson Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Denise Azevedo, Edson Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação
movimento - rivista di educazione; N. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação
Movimento-revista de educação ; n. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação
2359-3296
10.22409/mov.v0i05
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355012669440