Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443 |
Resumo: | Aplicamos 103 questionários entre alunos do ensino médio, oriundos de duas escolas do Estado do Rio de Janiero, com o intuito de invetsigar a influência da mídia sobre as suas ideias a respeito do processo evolutivo. O avanço científico (manipulação genética, robôs, clonagem, etc.) é apontado por alguns alunos como responsável pela especiação, extinção e adaptação dos seres vivos. Do memso modo, a questão ecológica (poluição, desmatamento, caça, etc.), também é apontada como yma força evolutiva. O mundo dos desenhos animados e dos filmes de ficção científica também está presente nas ideias de evolução dos alunos, com mutações absurdas que criam seres fantásticos. Diante destes resultados, é importante que o professor de biologia esteja atento a cultura de massas. Palavras-chave: Mídia, teoria evolutiva, ensino de biologia. |
id |
UFF-11_0b7657c117fb27a93083d0cc552b41f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32443 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutivaAplicamos 103 questionários entre alunos do ensino médio, oriundos de duas escolas do Estado do Rio de Janiero, com o intuito de invetsigar a influência da mídia sobre as suas ideias a respeito do processo evolutivo. O avanço científico (manipulação genética, robôs, clonagem, etc.) é apontado por alguns alunos como responsável pela especiação, extinção e adaptação dos seres vivos. Do memso modo, a questão ecológica (poluição, desmatamento, caça, etc.), também é apontada como yma força evolutiva. O mundo dos desenhos animados e dos filmes de ficção científica também está presente nas ideias de evolução dos alunos, com mutações absurdas que criam seres fantásticos. Diante destes resultados, é importante que o professor de biologia esteja atento a cultura de massas. Palavras-chave: Mídia, teoria evolutiva, ensino de biologia.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3244310.22409/mov.v0i05.89Movement - Education Journal; No. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e EducaçãoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educaçãomovimento - rivista di educazione; N. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e EducaçãoMovimento-revista de educação ; n. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação2359-329610.22409/mov.v0i05reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443/18578Copyright (c) 2020 Denise Azevedo, Edson Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, DeniseSilva, Edson2019-08-20T13:07:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32443Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:07:55Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva |
title |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva |
spellingShingle |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva Azevedo, Denise |
title_short |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva |
title_full |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva |
title_fullStr |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva |
title_full_unstemmed |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva |
title_sort |
Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva |
author |
Azevedo, Denise |
author_facet |
Azevedo, Denise Silva, Edson |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Denise Silva, Edson |
description |
Aplicamos 103 questionários entre alunos do ensino médio, oriundos de duas escolas do Estado do Rio de Janiero, com o intuito de invetsigar a influência da mídia sobre as suas ideias a respeito do processo evolutivo. O avanço científico (manipulação genética, robôs, clonagem, etc.) é apontado por alguns alunos como responsável pela especiação, extinção e adaptação dos seres vivos. Do memso modo, a questão ecológica (poluição, desmatamento, caça, etc.), também é apontada como yma força evolutiva. O mundo dos desenhos animados e dos filmes de ficção científica também está presente nas ideias de evolução dos alunos, com mutações absurdas que criam seres fantásticos. Diante destes resultados, é importante que o professor de biologia esteja atento a cultura de massas. Palavras-chave: Mídia, teoria evolutiva, ensino de biologia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443 10.22409/mov.v0i05.89 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i05.89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32443/18578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Denise Azevedo, Edson Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Denise Azevedo, Edson Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação movimento - rivista di educazione; N. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação Movimento-revista de educação ; n. 05 (2002): Tecnologia, Comunicação e Educação 2359-3296 10.22409/mov.v0i05 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355012669440 |