O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogara Junior, Gilberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: D'Agostini, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602
Resumo: Este artigo trata do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em seu alinhamento com as orientações do Banco Mundial. Nossa investigação fundamentou-se na análise dos documentos orientadores do ProEMI (2009 a 2014) e do documento do Banco Mundial intitulado Estratégias para a Educação 2010–2020. A partir deste estudo chegamos a duas conclusões: a) O ProEMI insere-se no contexto das políticas do Banco Mundial e contribui para a formação de um trabalhador de novo tipo; b) a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) é a continuação de práticas que já vinham sendo implementadas via adesão de programas como o ProEMI.Palavras-chave: Ensino médio; Banco Mundial; Trabalho e Educação. THE PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) IN THE CONTEXT OF THE WORLD BANK (WB) POLICIES: training of new type of workers?AbstractThis article is about the alignment of the Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) with the guidelines of the World Bank. Our investigation was based on analysis of the guidance documents of ProEMI (2009 to 2014) and the World Bank document entitled strategies for Education 2010-2020. from this study we reached two conclusions: a) The ProEMI context of the policies of the World Bank contributes to formation of a new type of worker; b) the reform of high school (Law nº 13.415/2017) is a continuation of practices already being implemented via accession programmes such as ProEMI.Keywords: High school; World Bank; Work and Education.
id UFF-11_34c8b07c849efb6b1a9fd3a259a30400
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32602
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?Este artigo trata do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em seu alinhamento com as orientações do Banco Mundial. Nossa investigação fundamentou-se na análise dos documentos orientadores do ProEMI (2009 a 2014) e do documento do Banco Mundial intitulado Estratégias para a Educação 2010–2020. A partir deste estudo chegamos a duas conclusões: a) O ProEMI insere-se no contexto das políticas do Banco Mundial e contribui para a formação de um trabalhador de novo tipo; b) a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) é a continuação de práticas que já vinham sendo implementadas via adesão de programas como o ProEMI.Palavras-chave: Ensino médio; Banco Mundial; Trabalho e Educação. THE PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) IN THE CONTEXT OF THE WORLD BANK (WB) POLICIES: training of new type of workers?AbstractThis article is about the alignment of the Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) with the guidelines of the World Bank. Our investigation was based on analysis of the guidance documents of ProEMI (2009 to 2014) and the World Bank document entitled strategies for Education 2010-2020. from this study we reached two conclusions: a) The ProEMI context of the policies of the World Bank contributes to formation of a new type of worker; b) the reform of high school (Law nº 13.415/2017) is a continuation of practices already being implemented via accession programmes such as ProEMI.Keywords: High school; World Bank; Work and Education.ABEC2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3260210.22409/mov.v0i6.309Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-3612359-329610.22409/mov.v0i6reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602/18737Copyright (c) 2020 Gilberto Nogara Junior, Adriana D'Agostiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogara Junior, GilbertoD'Agostini, Adriana2019-11-07T07:45:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32602Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T07:45:40Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
title O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
spellingShingle O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
Nogara Junior, Gilberto
title_short O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
title_full O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
title_fullStr O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
title_full_unstemmed O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
title_sort O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
author Nogara Junior, Gilberto
author_facet Nogara Junior, Gilberto
D'Agostini, Adriana
author_role author
author2 D'Agostini, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogara Junior, Gilberto
D'Agostini, Adriana
description Este artigo trata do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em seu alinhamento com as orientações do Banco Mundial. Nossa investigação fundamentou-se na análise dos documentos orientadores do ProEMI (2009 a 2014) e do documento do Banco Mundial intitulado Estratégias para a Educação 2010–2020. A partir deste estudo chegamos a duas conclusões: a) O ProEMI insere-se no contexto das políticas do Banco Mundial e contribui para a formação de um trabalhador de novo tipo; b) a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) é a continuação de práticas que já vinham sendo implementadas via adesão de programas como o ProEMI.Palavras-chave: Ensino médio; Banco Mundial; Trabalho e Educação. THE PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) IN THE CONTEXT OF THE WORLD BANK (WB) POLICIES: training of new type of workers?AbstractThis article is about the alignment of the Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) with the guidelines of the World Bank. Our investigation was based on analysis of the guidance documents of ProEMI (2009 to 2014) and the World Bank document entitled strategies for Education 2010-2020. from this study we reached two conclusions: a) The ProEMI context of the policies of the World Bank contributes to formation of a new type of worker; b) the reform of high school (Law nº 13.415/2017) is a continuation of practices already being implemented via accession programmes such as ProEMI.Keywords: High school; World Bank; Work and Education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado. Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602
10.22409/mov.v0i6.309
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i6.309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602/18737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Gilberto Nogara Junior, Adriana D'Agostini
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Gilberto Nogara Junior, Adriana D'Agostini
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361
movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361
Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361
2359-3296
10.22409/mov.v0i6
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355507597312