O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602 |
Resumo: | Este artigo trata do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em seu alinhamento com as orientações do Banco Mundial. Nossa investigação fundamentou-se na análise dos documentos orientadores do ProEMI (2009 a 2014) e do documento do Banco Mundial intitulado Estratégias para a Educação 2010–2020. A partir deste estudo chegamos a duas conclusões: a) O ProEMI insere-se no contexto das políticas do Banco Mundial e contribui para a formação de um trabalhador de novo tipo; b) a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) é a continuação de práticas que já vinham sendo implementadas via adesão de programas como o ProEMI.Palavras-chave: Ensino médio; Banco Mundial; Trabalho e Educação. THE PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) IN THE CONTEXT OF THE WORLD BANK (WB) POLICIES: training of new type of workers?AbstractThis article is about the alignment of the Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) with the guidelines of the World Bank. Our investigation was based on analysis of the guidance documents of ProEMI (2009 to 2014) and the World Bank document entitled strategies for Education 2010-2020. from this study we reached two conclusions: a) The ProEMI context of the policies of the World Bank contributes to formation of a new type of worker; b) the reform of high school (Law nº 13.415/2017) is a continuation of practices already being implemented via accession programmes such as ProEMI.Keywords: High school; World Bank; Work and Education. |
id |
UFF-11_34c8b07c849efb6b1a9fd3a259a30400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32602 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?Este artigo trata do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em seu alinhamento com as orientações do Banco Mundial. Nossa investigação fundamentou-se na análise dos documentos orientadores do ProEMI (2009 a 2014) e do documento do Banco Mundial intitulado Estratégias para a Educação 2010–2020. A partir deste estudo chegamos a duas conclusões: a) O ProEMI insere-se no contexto das políticas do Banco Mundial e contribui para a formação de um trabalhador de novo tipo; b) a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) é a continuação de práticas que já vinham sendo implementadas via adesão de programas como o ProEMI.Palavras-chave: Ensino médio; Banco Mundial; Trabalho e Educação. THE PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) IN THE CONTEXT OF THE WORLD BANK (WB) POLICIES: training of new type of workers?AbstractThis article is about the alignment of the Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) with the guidelines of the World Bank. Our investigation was based on analysis of the guidance documents of ProEMI (2009 to 2014) and the World Bank document entitled strategies for Education 2010-2020. from this study we reached two conclusions: a) The ProEMI context of the policies of the World Bank contributes to formation of a new type of worker; b) the reform of high school (Law nº 13.415/2017) is a continuation of practices already being implemented via accession programmes such as ProEMI.Keywords: High school; World Bank; Work and Education.ABEC2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3260210.22409/mov.v0i6.309Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-3612359-329610.22409/mov.v0i6reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602/18737Copyright (c) 2020 Gilberto Nogara Junior, Adriana D'Agostiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogara Junior, GilbertoD'Agostini, Adriana2019-11-07T07:45:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32602Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T07:45:40Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? |
title |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? |
spellingShingle |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? Nogara Junior, Gilberto |
title_short |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? |
title_full |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? |
title_fullStr |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? |
title_full_unstemmed |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? |
title_sort |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? |
author |
Nogara Junior, Gilberto |
author_facet |
Nogara Junior, Gilberto D'Agostini, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
D'Agostini, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogara Junior, Gilberto D'Agostini, Adriana |
description |
Este artigo trata do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em seu alinhamento com as orientações do Banco Mundial. Nossa investigação fundamentou-se na análise dos documentos orientadores do ProEMI (2009 a 2014) e do documento do Banco Mundial intitulado Estratégias para a Educação 2010–2020. A partir deste estudo chegamos a duas conclusões: a) O ProEMI insere-se no contexto das políticas do Banco Mundial e contribui para a formação de um trabalhador de novo tipo; b) a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) é a continuação de práticas que já vinham sendo implementadas via adesão de programas como o ProEMI.Palavras-chave: Ensino médio; Banco Mundial; Trabalho e Educação. THE PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) IN THE CONTEXT OF THE WORLD BANK (WB) POLICIES: training of new type of workers?AbstractThis article is about the alignment of the Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) with the guidelines of the World Bank. Our investigation was based on analysis of the guidance documents of ProEMI (2009 to 2014) and the World Bank document entitled strategies for Education 2010-2020. from this study we reached two conclusions: a) The ProEMI context of the policies of the World Bank contributes to formation of a new type of worker; b) the reform of high school (Law nº 13.415/2017) is a continuation of practices already being implemented via accession programmes such as ProEMI.Keywords: High school; World Bank; Work and Education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado. Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602 10.22409/mov.v0i6.309 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i6.309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602/18737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gilberto Nogara Junior, Adriana D'Agostini info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gilberto Nogara Junior, Adriana D'Agostini |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361 movimento - rivista di educazione; N. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361 Movimento-revista de educação ; n. 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva; 329-361 2359-3296 10.22409/mov.v0i6 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355507597312 |