Estudo etnográfico dos processos de aprendizagem no programa ensino médio inovador - ProEMI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2260 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, tem como objeto os contextos de aprendizagem no Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI – no âmbito da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Pacífico Rodrigues da Luz na cidade de Petrolina, Pernambuco. O objetivo é analisar se os contextos apresentados são realmente inovadores e fundamentados nos princípios do Construcionismo com relação à aquisição do conhecimento pelo próprio aluno, verificando se as práticas analisadas representam uma quebra do paradigma fabril da educação. O estudo tem como metodologia a investigação qualitativa numa perspectiva etnográfica, utilizando para isso os instrumentos próprios da etnografia. Os atores sociais são apresentados no cotidiano escolar, no qual os processos de aprendizagem foram observados, tendo como subsídios os documentos produzidos pelos principais envolvidos (alunos e professores). O ProEMI, sendo um programa desenhado pelo Governo Federal, foi implantado na escola em 2010 em forma de adesão, mas funcionou até 2015, quando foram suspensos os recursos financeiros. Em vista disso, os instrumentos de pesquisa foram adaptados para esta realidade, onde os dados obtidos foram objeto de análise de conteúdo, classificando-se as unidades de sentido. Ao longo desta dissertação é apresentada uma revisão conceitual com relação ao sentido de inovação pedagógica e seus pressupostos teóricos e, por último, uma descrição etnográfica da cultura de ensino e aprendizagem da escola, revelando como as pessoas interagem e solucionam os problemas no cotidiano. Ao final do trabalho, encontramos uma realidade complexa, na qual os sujeitos questionaram a própria inovação em seus testemunhos, refletindo as diferentes concepções com relação às mudanças. Por último, chegamos a uma conclusão que aponta para o elemento surpresa da pesquisa: nem sim nem não, mas um talvez à inovação pedagógica, com uma expectativa para que tanto o programa quanto a ideia de inovação sejam lapidados. |
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Estudo etnográfico dos processos de aprendizagem no programa ensino médio inovador - ProEMIEducaçãoPesquisa etnográficaInovação pedagógicaConstrucionismoAprendizagemEducationEthnographic researchPedagogical innovationConstructionismLearningCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente dissertação de mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, tem como objeto os contextos de aprendizagem no Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI – no âmbito da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Pacífico Rodrigues da Luz na cidade de Petrolina, Pernambuco. O objetivo é analisar se os contextos apresentados são realmente inovadores e fundamentados nos princípios do Construcionismo com relação à aquisição do conhecimento pelo próprio aluno, verificando se as práticas analisadas representam uma quebra do paradigma fabril da educação. O estudo tem como metodologia a investigação qualitativa numa perspectiva etnográfica, utilizando para isso os instrumentos próprios da etnografia. Os atores sociais são apresentados no cotidiano escolar, no qual os processos de aprendizagem foram observados, tendo como subsídios os documentos produzidos pelos principais envolvidos (alunos e professores). O ProEMI, sendo um programa desenhado pelo Governo Federal, foi implantado na escola em 2010 em forma de adesão, mas funcionou até 2015, quando foram suspensos os recursos financeiros. Em vista disso, os instrumentos de pesquisa foram adaptados para esta realidade, onde os dados obtidos foram objeto de análise de conteúdo, classificando-se as unidades de sentido. Ao longo desta dissertação é apresentada uma revisão conceitual com relação ao sentido de inovação pedagógica e seus pressupostos teóricos e, por último, uma descrição etnográfica da cultura de ensino e aprendizagem da escola, revelando como as pessoas interagem e solucionam os problemas no cotidiano. Ao final do trabalho, encontramos uma realidade complexa, na qual os sujeitos questionaram a própria inovação em seus testemunhos, refletindo as diferentes concepções com relação às mudanças. Por último, chegamos a uma conclusão que aponta para o elemento surpresa da pesquisa: nem sim nem não, mas um talvez à inovação pedagógica, com uma expectativa para que tanto o programa quanto a ideia de inovação sejam lapidados.The present Master’s thesis in Educational Sciences – Pedagogical Innovation, has as its object the learning contexts in the High School Innovative Program – ProEMI – within the Reference High School Dr. Pacífico da Luz in the city of Petrolina, Pernambuco. The objective is to analyze if the presented contexts are really innovative and based on the principles of Constructionism in relation to the acquisition of knowledge by the student himself, verifying if the analyzed practices represent a break in the factory paradigm of education. The study has as methodology the qualitative research in an ethnographic perspective, using for this the instruments proper to ethnography. The social actors are presented in school daily life, in which the learning processes were observed, having as subsidies the documents produced by the mains stakeholders (students and teachers). ProEMI, being a program designed by the Federal Government, was implemented at the school in 2010 in the form of membership, but worked until 2015, when the financial resources were suspended. As a result, the research instruments were adapted to this reality, where the data obtained were subject to content analysis, classifying the sense units. Throughout this dissertation a conceptual review is presented regarding the meaning of pedagogical innovation and its theoretical assumptions and, finally, an ethnographic description of the teaching and learning culture of the school, revealing how people interact and solve problems in daily life. At the end of the study, we found a complex reality in which subjects questioned their own innovation in their testimonies, reflecting different conceptions regarding changes. Finally, we came to a conclusion that points to the surprise element of the research: neither yes nor no, but a perhaps of pedagogical innovation, with an expectation that both the program and the idea of innovation will be improved.Correia, Fernando Luís de SousaMartins, Josemar da SilvaDigitUMaCosta, Maria Patrícia Nascimento Silva2019-02-18T11:09:23Z2018-11-20T00:00:00Z2018-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2260202120295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:01.799149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação de mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, tem como objeto os contextos de aprendizagem no Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI – no âmbito da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Pacífico Rodrigues da Luz na cidade de Petrolina, Pernambuco. O objetivo é analisar se os contextos apresentados são realmente inovadores e fundamentados nos princípios do Construcionismo com relação à aquisição do conhecimento pelo próprio aluno, verificando se as práticas analisadas representam uma quebra do paradigma fabril da educação. O estudo tem como metodologia a investigação qualitativa numa perspectiva etnográfica, utilizando para isso os instrumentos próprios da etnografia. Os atores sociais são apresentados no cotidiano escolar, no qual os processos de aprendizagem foram observados, tendo como subsídios os documentos produzidos pelos principais envolvidos (alunos e professores). O ProEMI, sendo um programa desenhado pelo Governo Federal, foi implantado na escola em 2010 em forma de adesão, mas funcionou até 2015, quando foram suspensos os recursos financeiros. Em vista disso, os instrumentos de pesquisa foram adaptados para esta realidade, onde os dados obtidos foram objeto de análise de conteúdo, classificando-se as unidades de sentido. Ao longo desta dissertação é apresentada uma revisão conceitual com relação ao sentido de inovação pedagógica e seus pressupostos teóricos e, por último, uma descrição etnográfica da cultura de ensino e aprendizagem da escola, revelando como as pessoas interagem e solucionam os problemas no cotidiano. Ao final do trabalho, encontramos uma realidade complexa, na qual os sujeitos questionaram a própria inovação em seus testemunhos, refletindo as diferentes concepções com relação às mudanças. Por último, chegamos a uma conclusão que aponta para o elemento surpresa da pesquisa: nem sim nem não, mas um talvez à inovação pedagógica, com uma expectativa para que tanto o programa quanto a ideia de inovação sejam lapidados. |
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