A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é discutir os impactos que a obra de Paulo Freire – entendida como experiências e textos – teve em duas gerações de docentes. Chama a atenção para como essa obra tocou, em especial, temáticas que mobilizaram as autoras, que pertencem a duas gerações diferentes. Os modos de reação à obra de Paulo Freire também variaram muito, assim como os tantos enredamentos possíveis diante das reflexões defendidas em sua obra. Nesse sentido, ressaltamos a importância das contribuições do autor para os processos formativos docentes.Palavras-chave: Paulo Freire; Gerações de docentes; Currículos. |
id |
UFF-11_73363362cf10e253ad79b54580f059a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32628 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTESO objetivo deste ensaio é discutir os impactos que a obra de Paulo Freire – entendida como experiências e textos – teve em duas gerações de docentes. Chama a atenção para como essa obra tocou, em especial, temáticas que mobilizaram as autoras, que pertencem a duas gerações diferentes. Os modos de reação à obra de Paulo Freire também variaram muito, assim como os tantos enredamentos possíveis diante das reflexões defendidas em sua obra. Nesse sentido, ressaltamos a importância das contribuições do autor para os processos formativos docentes.Palavras-chave: Paulo Freire; Gerações de docentes; Currículos.ABEC2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3262810.22409/mov.v0i7.399Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-1322359-329610.22409/mov.v0i7reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628/18763Copyright (c) 2020 Nilda Alves, Virgínia Louzadainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, NildaLouzada, Virgínia2019-08-20T13:24:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32628Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:24:01Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES |
title |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES Alves, Nilda |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES |
author |
Alves, Nilda |
author_facet |
Alves, Nilda Louzada, Virgínia |
author_role |
author |
author2 |
Louzada, Virgínia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Nilda Louzada, Virgínia |
description |
O objetivo deste ensaio é discutir os impactos que a obra de Paulo Freire – entendida como experiências e textos – teve em duas gerações de docentes. Chama a atenção para como essa obra tocou, em especial, temáticas que mobilizaram as autoras, que pertencem a duas gerações diferentes. Os modos de reação à obra de Paulo Freire também variaram muito, assim como os tantos enredamentos possíveis diante das reflexões defendidas em sua obra. Nesse sentido, ressaltamos a importância das contribuições do autor para os processos formativos docentes.Palavras-chave: Paulo Freire; Gerações de docentes; Currículos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628 10.22409/mov.v0i7.399 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i7.399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628/18763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Nilda Alves, Virgínia Louzada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Nilda Alves, Virgínia Louzada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132 movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132 Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132 2359-3296 10.22409/mov.v0i7 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355824267264 |