A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nilda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Louzada, Virgínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628
Resumo: O objetivo deste ensaio é discutir os impactos que a obra de Paulo Freire – entendida como experiências e textos – teve em duas gerações de docentes. Chama a atenção para como essa obra tocou, em especial, temáticas que mobilizaram as autoras, que pertencem a duas gerações diferentes. Os modos de reação à obra de Paulo Freire também variaram muito, assim como os tantos enredamentos possíveis diante das reflexões defendidas em sua obra. Nesse sentido, ressaltamos a importância das contribuições do autor para os processos formativos docentes.Palavras-chave: Paulo Freire; Gerações de docentes; Currículos.
id UFF-11_73363362cf10e253ad79b54580f059a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32628
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTESO objetivo deste ensaio é discutir os impactos que a obra de Paulo Freire – entendida como experiências e textos – teve em duas gerações de docentes. Chama a atenção para como essa obra tocou, em especial, temáticas que mobilizaram as autoras, que pertencem a duas gerações diferentes. Os modos de reação à obra de Paulo Freire também variaram muito, assim como os tantos enredamentos possíveis diante das reflexões defendidas em sua obra. Nesse sentido, ressaltamos a importância das contribuições do autor para os processos formativos docentes.Palavras-chave: Paulo Freire; Gerações de docentes; Currículos.ABEC2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3262810.22409/mov.v0i7.399Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-1322359-329610.22409/mov.v0i7reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628/18763Copyright (c) 2020 Nilda Alves, Virgínia Louzadainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, NildaLouzada, Virgínia2019-08-20T13:24:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32628Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:24:01Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
title A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
Alves, Nilda
title_short A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
title_full A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
title_sort A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES
author Alves, Nilda
author_facet Alves, Nilda
Louzada, Virgínia
author_role author
author2 Louzada, Virgínia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nilda
Louzada, Virgínia
description O objetivo deste ensaio é discutir os impactos que a obra de Paulo Freire – entendida como experiências e textos – teve em duas gerações de docentes. Chama a atenção para como essa obra tocou, em especial, temáticas que mobilizaram as autoras, que pertencem a duas gerações diferentes. Os modos de reação à obra de Paulo Freire também variaram muito, assim como os tantos enredamentos possíveis diante das reflexões defendidas em sua obra. Nesse sentido, ressaltamos a importância das contribuições do autor para os processos formativos docentes.Palavras-chave: Paulo Freire; Gerações de docentes; Currículos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628
10.22409/mov.v0i7.399
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i7.399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32628/18763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Nilda Alves, Virgínia Louzada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Nilda Alves, Virgínia Louzada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132
movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132
Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 112-132
2359-3296
10.22409/mov.v0i7
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355824267264