HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Carolina Borghi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671
Resumo: O artigo apresenta uma proposição didático-pedagógica desenvolvida num curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas numa universidade pública do estado de São Paulo. Envolve a utilização de ferramentas digitais na produção e divulgação de vídeos de conteúdos realizados pelos discentes como componente avaliativo da disciplina de História da Educação Brasileira. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético, enquanto método de interpretação da realidade, e na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação pedagógica. Por meio da atividade foi possível constatar importantes elementos de apropriação, pelos estudantes, de conteúdos articulados à realidade concreta (catarse) e se comprometeu com a difusão de conhecimento ao público externo em plataforma online.
id UFF-11_919a7d3e218071af72a90f0607f3f356
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32671
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOSO artigo apresenta uma proposição didático-pedagógica desenvolvida num curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas numa universidade pública do estado de São Paulo. Envolve a utilização de ferramentas digitais na produção e divulgação de vídeos de conteúdos realizados pelos discentes como componente avaliativo da disciplina de História da Educação Brasileira. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético, enquanto método de interpretação da realidade, e na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação pedagógica. Por meio da atividade foi possível constatar importantes elementos de apropriação, pelos estudantes, de conteúdos articulados à realidade concreta (catarse) e se comprometeu com a difusão de conhecimento ao público externo em plataforma online.ABEC2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3267110.22409/mov.v0i10.518Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-2572359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671/18817https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671/18818Copyright (c) 2020 Carolina Borghi Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Carolina Borghi2019-08-20T13:28:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32671Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:28:23Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
spellingShingle HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
Mendes, Carolina Borghi
title_short HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
title_full HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
title_fullStr HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
title_sort HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
author Mendes, Carolina Borghi
author_facet Mendes, Carolina Borghi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Carolina Borghi
description O artigo apresenta uma proposição didático-pedagógica desenvolvida num curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas numa universidade pública do estado de São Paulo. Envolve a utilização de ferramentas digitais na produção e divulgação de vídeos de conteúdos realizados pelos discentes como componente avaliativo da disciplina de História da Educação Brasileira. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético, enquanto método de interpretação da realidade, e na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação pedagógica. Por meio da atividade foi possível constatar importantes elementos de apropriação, pelos estudantes, de conteúdos articulados à realidade concreta (catarse) e se comprometeu com a difusão de conhecimento ao público externo em plataforma online.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671
10.22409/mov.v0i10.518
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i10.518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671/18817
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671/18818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Carolina Borghi Mendes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Carolina Borghi Mendes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257
movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257
Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257
2359-3296
10.22409/mov.v0i10
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355914444800