HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671 |
Resumo: | O artigo apresenta uma proposição didático-pedagógica desenvolvida num curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas numa universidade pública do estado de São Paulo. Envolve a utilização de ferramentas digitais na produção e divulgação de vídeos de conteúdos realizados pelos discentes como componente avaliativo da disciplina de História da Educação Brasileira. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético, enquanto método de interpretação da realidade, e na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação pedagógica. Por meio da atividade foi possível constatar importantes elementos de apropriação, pelos estudantes, de conteúdos articulados à realidade concreta (catarse) e se comprometeu com a difusão de conhecimento ao público externo em plataforma online. |
id |
UFF-11_919a7d3e218071af72a90f0607f3f356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32671 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOSO artigo apresenta uma proposição didático-pedagógica desenvolvida num curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas numa universidade pública do estado de São Paulo. Envolve a utilização de ferramentas digitais na produção e divulgação de vídeos de conteúdos realizados pelos discentes como componente avaliativo da disciplina de História da Educação Brasileira. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético, enquanto método de interpretação da realidade, e na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação pedagógica. Por meio da atividade foi possível constatar importantes elementos de apropriação, pelos estudantes, de conteúdos articulados à realidade concreta (catarse) e se comprometeu com a difusão de conhecimento ao público externo em plataforma online.ABEC2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3267110.22409/mov.v0i10.518Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-2572359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671/18817https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671/18818Copyright (c) 2020 Carolina Borghi Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Carolina Borghi2019-08-20T13:28:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32671Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:28:23Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS |
title |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS Mendes, Carolina Borghi |
title_short |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS |
title_full |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS |
title_sort |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS |
author |
Mendes, Carolina Borghi |
author_facet |
Mendes, Carolina Borghi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Carolina Borghi |
description |
O artigo apresenta uma proposição didático-pedagógica desenvolvida num curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas numa universidade pública do estado de São Paulo. Envolve a utilização de ferramentas digitais na produção e divulgação de vídeos de conteúdos realizados pelos discentes como componente avaliativo da disciplina de História da Educação Brasileira. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético, enquanto método de interpretação da realidade, e na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação pedagógica. Por meio da atividade foi possível constatar importantes elementos de apropriação, pelos estudantes, de conteúdos articulados à realidade concreta (catarse) e se comprometeu com a difusão de conhecimento ao público externo em plataforma online. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671 10.22409/mov.v0i10.518 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i10.518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671/18817 https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32671/18818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Carolina Borghi Mendes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Carolina Borghi Mendes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257 movimento - rivista di educazione; N. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257 Movimento-revista de educação ; n. 10 (2019): Educação como Prática de Resistência e de Luta; 239-257 2359-3296 10.22409/mov.v0i10 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355914444800 |