PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado Machado, Maria Auxiliadora
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Correia de Oliveira, Carmen Irene, de Sousa, Guaracira Gouvêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931
Resumo: Problematizamos a condição da historicidade de alguns conceitos científicos na disciplina de física em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como  estratégia de tranposição didática dos conteúdos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo  tanto no que se refere a compreensão dos conteúdos dos licenciandos na disciplina, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebeu-se a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.
id UFG-3_94ef434fa99900d54eb788cf710208cc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41931
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASensino de ciências – formação de professores – transposição didáticaProblematizamos a condição da historicidade de alguns conceitos científicos na disciplina de física em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como  estratégia de tranposição didática dos conteúdos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo  tanto no que se refere a compreensão dos conteúdos dos licenciandos na disciplina, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebeu-se a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4193110.5216/ia.v41i3.41931Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-6901981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931/22070Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDelgado Machado, Maria AuxiliadoraCorreia de Oliveira, Carmen Irenede Sousa, Guaracira Gouvêa2016-12-20T12:52:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41931Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.625537Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Delgado Machado, Maria Auxiliadora
ensino de ciências – formação de professores – transposição didática
title_short PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_fullStr PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full_unstemmed PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_sort PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
author Delgado Machado, Maria Auxiliadora
author_facet Delgado Machado, Maria Auxiliadora
Correia de Oliveira, Carmen Irene
de Sousa, Guaracira Gouvêa
author_role author
author2 Correia de Oliveira, Carmen Irene
de Sousa, Guaracira Gouvêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado Machado, Maria Auxiliadora
Correia de Oliveira, Carmen Irene
de Sousa, Guaracira Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de ciências – formação de professores – transposição didática
topic ensino de ciências – formação de professores – transposição didática
description Problematizamos a condição da historicidade de alguns conceitos científicos na disciplina de física em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como  estratégia de tranposição didática dos conteúdos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo  tanto no que se refere a compreensão dos conteúdos dos licenciandos na disciplina, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebeu-se a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931
10.5216/ia.v41i3.41931
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i3.41931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931/22070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763030528000