PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931 |
Resumo: | Problematizamos a condição da historicidade de alguns conceitos científicos na disciplina de física em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como estratégia de tranposição didática dos conteúdos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere a compreensão dos conteúdos dos licenciandos na disciplina, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebeu-se a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes. |
id |
UFG-3_94ef434fa99900d54eb788cf710208cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41931 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASensino de ciências – formação de professores – transposição didáticaProblematizamos a condição da historicidade de alguns conceitos científicos na disciplina de física em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como estratégia de tranposição didática dos conteúdos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere a compreensão dos conteúdos dos licenciandos na disciplina, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebeu-se a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4193110.5216/ia.v41i3.41931Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-6901981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931/22070Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDelgado Machado, Maria AuxiliadoraCorreia de Oliveira, Carmen Irenede Sousa, Guaracira Gouvêa2016-12-20T12:52:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41931Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.625537Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Delgado Machado, Maria Auxiliadora ensino de ciências – formação de professores – transposição didática |
title_short |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_fullStr |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_sort |
PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
author |
Delgado Machado, Maria Auxiliadora |
author_facet |
Delgado Machado, Maria Auxiliadora Correia de Oliveira, Carmen Irene de Sousa, Guaracira Gouvêa |
author_role |
author |
author2 |
Correia de Oliveira, Carmen Irene de Sousa, Guaracira Gouvêa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado Machado, Maria Auxiliadora Correia de Oliveira, Carmen Irene de Sousa, Guaracira Gouvêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de ciências – formação de professores – transposição didática |
topic |
ensino de ciências – formação de professores – transposição didática |
description |
Problematizamos a condição da historicidade de alguns conceitos científicos na disciplina de física em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como estratégia de tranposição didática dos conteúdos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere a compreensão dos conteúdos dos licenciandos na disciplina, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebeu-se a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931 10.5216/ia.v41i3.41931 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i3.41931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931/22070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 671-690 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763030528000 |