TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bejar, Joy Possoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620
Resumo: NNestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões nocampo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais,estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceitode inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão dasrelações entre as relações entre alunos e professores. Abordaremos as reflexões depsicanalistas e sociólogos no debate em torno das determinações inconscientespresentes no cotidiano das relações escolares entre professores e alunos eprocuraremos concluir com uma análise que privilegie o ato de professor em seu fazercotidiano.Palavras- chave: transferência; psicanálise; educação.In the text that follows the theme will deal with the current conditions of the social bondand its repercussions in the educational field, especially the impact of these ontransference relationships established by students towards teachers. The theoreticalrelations between the concept of political unconscious and transfer are contemplatedherein and are our main objective on the subject of discussion of the relationshipbetween students and teachers. Discuss the reflections of renowned authors on thesubject, especially psychoanalysts and sociologists to broaden the debate around the unconscious determinations present in the daily school relations between teachers andstudents and seek to conclude with an analysis of our reflections that favors the teacheract in his daily tasks.Keywords: transfer; psychoanalysis ; education.
id UFF-11_9a0c7083699db76d05320fd4900b38dc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32620
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedadeNNestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões nocampo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais,estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceitode inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão dasrelações entre as relações entre alunos e professores. Abordaremos as reflexões depsicanalistas e sociólogos no debate em torno das determinações inconscientespresentes no cotidiano das relações escolares entre professores e alunos eprocuraremos concluir com uma análise que privilegie o ato de professor em seu fazercotidiano.Palavras- chave: transferência; psicanálise; educação.In the text that follows the theme will deal with the current conditions of the social bondand its repercussions in the educational field, especially the impact of these ontransference relationships established by students towards teachers. The theoreticalrelations between the concept of political unconscious and transfer are contemplatedherein and are our main objective on the subject of discussion of the relationshipbetween students and teachers. Discuss the reflections of renowned authors on thesubject, especially psychoanalysts and sociologists to broaden the debate around the unconscious determinations present in the daily school relations between teachers andstudents and seek to conclude with an analysis of our reflections that favors the teacheract in his daily tasks.Keywords: transfer; psychoanalysis ; education.ABEC2017-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3262010.22409/mov.v0i5.32620Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputamovimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaMovimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa2359-329610.22409/mov.v0i5reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620/18755Copyright (c) 2020 Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta, Joy Possoni Bejarinfo:eu-repo/semantics/openAccessPisetta, Maria Angelica Augusto de MelloBejar, Joy Possoni2019-08-20T13:21:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32620Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:21:16Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
title TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
spellingShingle TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello
title_short TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
title_full TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
title_fullStr TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
title_full_unstemmed TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
title_sort TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
author Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello
author_facet Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello
Bejar, Joy Possoni
author_role author
author2 Bejar, Joy Possoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello
Bejar, Joy Possoni
description NNestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões nocampo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais,estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceitode inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão dasrelações entre as relações entre alunos e professores. Abordaremos as reflexões depsicanalistas e sociólogos no debate em torno das determinações inconscientespresentes no cotidiano das relações escolares entre professores e alunos eprocuraremos concluir com uma análise que privilegie o ato de professor em seu fazercotidiano.Palavras- chave: transferência; psicanálise; educação.In the text that follows the theme will deal with the current conditions of the social bondand its repercussions in the educational field, especially the impact of these ontransference relationships established by students towards teachers. The theoreticalrelations between the concept of political unconscious and transfer are contemplatedherein and are our main objective on the subject of discussion of the relationshipbetween students and teachers. Discuss the reflections of renowned authors on thesubject, especially psychoanalysts and sociologists to broaden the debate around the unconscious determinations present in the daily school relations between teachers andstudents and seek to conclude with an analysis of our reflections that favors the teacheract in his daily tasks.Keywords: transfer; psychoanalysis ; education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620
10.22409/mov.v0i5.32620
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i5.32620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620/18755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta, Joy Possoni Bejar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta, Joy Possoni Bejar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
movimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
Movimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
2359-3296
10.22409/mov.v0i5
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355813781504