TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620 |
Resumo: | NNestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões nocampo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais,estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceitode inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão dasrelações entre as relações entre alunos e professores. Abordaremos as reflexões depsicanalistas e sociólogos no debate em torno das determinações inconscientespresentes no cotidiano das relações escolares entre professores e alunos eprocuraremos concluir com uma análise que privilegie o ato de professor em seu fazercotidiano.Palavras- chave: transferência; psicanálise; educação.In the text that follows the theme will deal with the current conditions of the social bondand its repercussions in the educational field, especially the impact of these ontransference relationships established by students towards teachers. The theoreticalrelations between the concept of political unconscious and transfer are contemplatedherein and are our main objective on the subject of discussion of the relationshipbetween students and teachers. Discuss the reflections of renowned authors on thesubject, especially psychoanalysts and sociologists to broaden the debate around the unconscious determinations present in the daily school relations between teachers andstudents and seek to conclude with an analysis of our reflections that favors the teacheract in his daily tasks.Keywords: transfer; psychoanalysis ; education. |
id |
UFF-11_9a0c7083699db76d05320fd4900b38dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32620 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedadeNNestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões nocampo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais,estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceitode inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão dasrelações entre as relações entre alunos e professores. Abordaremos as reflexões depsicanalistas e sociólogos no debate em torno das determinações inconscientespresentes no cotidiano das relações escolares entre professores e alunos eprocuraremos concluir com uma análise que privilegie o ato de professor em seu fazercotidiano.Palavras- chave: transferência; psicanálise; educação.In the text that follows the theme will deal with the current conditions of the social bondand its repercussions in the educational field, especially the impact of these ontransference relationships established by students towards teachers. The theoreticalrelations between the concept of political unconscious and transfer are contemplatedherein and are our main objective on the subject of discussion of the relationshipbetween students and teachers. Discuss the reflections of renowned authors on thesubject, especially psychoanalysts and sociologists to broaden the debate around the unconscious determinations present in the daily school relations between teachers andstudents and seek to conclude with an analysis of our reflections that favors the teacheract in his daily tasks.Keywords: transfer; psychoanalysis ; education.ABEC2017-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3262010.22409/mov.v0i5.32620Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputamovimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaMovimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa2359-329610.22409/mov.v0i5reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620/18755Copyright (c) 2020 Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta, Joy Possoni Bejarinfo:eu-repo/semantics/openAccessPisetta, Maria Angelica Augusto de MelloBejar, Joy Possoni2019-08-20T13:21:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32620Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:21:16Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade |
title |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade |
spellingShingle |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello |
title_short |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade |
title_full |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade |
title_fullStr |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade |
title_full_unstemmed |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade |
title_sort |
TRANSFERÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOCENTE Psicanálise, educação e sociedade |
author |
Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello |
author_facet |
Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello Bejar, Joy Possoni |
author_role |
author |
author2 |
Bejar, Joy Possoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pisetta, Maria Angelica Augusto de Mello Bejar, Joy Possoni |
description |
NNestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões nocampo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais,estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceitode inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão dasrelações entre as relações entre alunos e professores. Abordaremos as reflexões depsicanalistas e sociólogos no debate em torno das determinações inconscientespresentes no cotidiano das relações escolares entre professores e alunos eprocuraremos concluir com uma análise que privilegie o ato de professor em seu fazercotidiano.Palavras- chave: transferência; psicanálise; educação.In the text that follows the theme will deal with the current conditions of the social bondand its repercussions in the educational field, especially the impact of these ontransference relationships established by students towards teachers. The theoreticalrelations between the concept of political unconscious and transfer are contemplatedherein and are our main objective on the subject of discussion of the relationshipbetween students and teachers. Discuss the reflections of renowned authors on thesubject, especially psychoanalysts and sociologists to broaden the debate around the unconscious determinations present in the daily school relations between teachers andstudents and seek to conclude with an analysis of our reflections that favors the teacheract in his daily tasks.Keywords: transfer; psychoanalysis ; education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620 10.22409/mov.v0i5.32620 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i5.32620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32620/18755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta, Joy Possoni Bejar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta, Joy Possoni Bejar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa movimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa Movimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa 2359-3296 10.22409/mov.v0i5 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355813781504 |