Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539
Resumo: Este artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino-aprendizagem da matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria prática profissional. Palavras-chave: ensino da matemática; resolução de problemas; investigação.
id UFF-11_bb93bee39b7a94c866fcabe2dc78c7e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32539
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professoresEste artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino-aprendizagem da matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria prática profissional. Palavras-chave: ensino da matemática; resolução de problemas; investigação.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3253910.22409/mov.v0i14.183Movement - Education Journal; No. 14 (2006): Educação matemáticaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 14 (2006): Educação matemáticamovimento - rivista di educazione; N. 14 (2006): Educação matemáticaMovimento-revista de educação ; n. 14 (2006): Educação matemática2359-329610.22409/mov.v0i14reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539/18674Copyright (c) 2020 João Pedro Ponteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPonte, João Pedro2019-08-20T13:13:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32539Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:13:49Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
title Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
spellingShingle Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
Ponte, João Pedro
title_short Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
title_full Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
title_fullStr Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
title_full_unstemmed Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
title_sort Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
author Ponte, João Pedro
author_facet Ponte, João Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro
description Este artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino-aprendizagem da matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria prática profissional. Palavras-chave: ensino da matemática; resolução de problemas; investigação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado. Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539
10.22409/mov.v0i14.183
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i14.183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539/18674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 João Pedro Ponte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 João Pedro Ponte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 14 (2006): Educação matemática
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 14 (2006): Educação matemática
movimento - rivista di educazione; N. 14 (2006): Educação matemática
Movimento-revista de educação ; n. 14 (2006): Educação matemática
2359-3296
10.22409/mov.v0i14
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355406934016