Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539 |
Resumo: | Este artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino-aprendizagem da matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria prática profissional. Palavras-chave: ensino da matemática; resolução de problemas; investigação. |
id |
UFF-11_bb93bee39b7a94c866fcabe2dc78c7e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32539 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professoresEste artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino-aprendizagem da matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria prática profissional. Palavras-chave: ensino da matemática; resolução de problemas; investigação.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3253910.22409/mov.v0i14.183Movement - Education Journal; No. 14 (2006): Educação matemáticaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 14 (2006): Educação matemáticamovimento - rivista di educazione; N. 14 (2006): Educação matemáticaMovimento-revista de educação ; n. 14 (2006): Educação matemática2359-329610.22409/mov.v0i14reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539/18674Copyright (c) 2020 João Pedro Ponteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPonte, João Pedro2019-08-20T13:13:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32539Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:13:49Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores |
title |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores |
spellingShingle |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores Ponte, João Pedro |
title_short |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores |
title_full |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores |
title_fullStr |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores |
title_sort |
Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores |
author |
Ponte, João Pedro |
author_facet |
Ponte, João Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro |
description |
Este artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino-aprendizagem da matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria prática profissional. Palavras-chave: ensino da matemática; resolução de problemas; investigação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado. Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539 10.22409/mov.v0i14.183 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i14.183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32539/18674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Pedro Ponte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Pedro Ponte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 14 (2006): Educação matemática REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 14 (2006): Educação matemática movimento - rivista di educazione; N. 14 (2006): Educação matemática Movimento-revista de educação ; n. 14 (2006): Educação matemática 2359-3296 10.22409/mov.v0i14 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355406934016 |