Um procedimento para a estruturação do processo de auto-avaliação de cursos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, André Luís Policani
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fontan, Emanuella Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/SGV3N2A5
Resumo: Nos últimos anos, o sistema brasileiro de educação superior tem vivenciado um processo deexpansão acelerada, caracterizado pelo crescente número de Instituições de EnsinoSuperior (IES) e de cursos oferecidos. Neste cenário, é fundamental que o sistemaeducacional de um País seja capaz de formar profissionais determinados e competentes emsuas atividades. Uma das formas de se buscar a eficiência de um sistema educacionalconsiste na avaliação e monitoramento do desempenho das Instituições de Ensino sobdiversos critérios. Com o intuito de contribuir para esta questão, este artigo propõe umprocedimento para estruturação do processo de auto-avaliação de cursos universitários.Mais especificamente, este procedimento tem como objetivo auxiliar na construção deinstrumentos de auto-avaliação que sejam capazes de captar a realidade e asparticularidades dos cursos de universitários, segundo a percepção do corpo docente, docorpo discente e do corpo técnico-administrativo.
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