Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marcílio Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Robson Bonifácio, Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A7
Resumo: Resumo: O Ministério da Educação (MEC) instituiu a obrigatoriedade de elaboração do documento de gestão administrativa das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, denominado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI visa identificara IES quanto a missão a que se propõe, sua filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e, ou pretende desenvolve, é um compromisso da Universidade com o seu corpo social, com a comunidade científica e tecnológica, Ministério da Educação e com a sociedade em geral.O objetivo desse trabalho é descrever o processo de construção do PDI em uma Instituição Federal de Ensino Superior e verificar a presença da gestão social através da participação da comunidade universitária e municipal em sua elaboração. Trata-se de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Viçosa. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, buscando de forma descritiva, demonstrar como foi a construção do PDI. Verificou-se a preocupação da instituição com a gestão democrática e participativa, através da abertura a discussões na elaboração do PDI. Constatou-se algumas evidências da participação da comunidade universitária na construção do PDI. Não foi constatada a participação dos membros do município nesse processoAbastract: The Ministry of Education (MEC) established the compulsory drafting of the administrative management of Higher Education Institutions (HEIs) both public and private, called Institutional Development Plan (IDP). The IDP aims to identify the IES with respect to the mission to which it proposes, to his work philosophy, pedagogical guidelines for their actions, their organizational structure and academic activities developed or intended to be. This is a commitment by the University with its social body, the scientific and technological community, the Ministry of Education and society in general. The main objective of this paper is to describe the IDP building process in a Federal Institution of Higher Education and verify the presence of social management through university and municipal communities participation in its preparation. It is a case study conducted at the Federal University of Viçosa. A qualitative research was built, seeking descriptively demonstrate how the IDP was constructed. Could be verified that the institution is concerned about democratic and participatory management by opening discussions in the preparation of IDP. Some evidence of the participation of the university community was found in IDP construction. No participation of council members were observed in this process though. 
id UFF-13_8650c073b9b771a40f577495591235d9
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/609
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de ViçosaPlanoGestão SocialParticipaçãoResumo: O Ministério da Educação (MEC) instituiu a obrigatoriedade de elaboração do documento de gestão administrativa das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, denominado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI visa identificara IES quanto a missão a que se propõe, sua filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e, ou pretende desenvolve, é um compromisso da Universidade com o seu corpo social, com a comunidade científica e tecnológica, Ministério da Educação e com a sociedade em geral.O objetivo desse trabalho é descrever o processo de construção do PDI em uma Instituição Federal de Ensino Superior e verificar a presença da gestão social através da participação da comunidade universitária e municipal em sua elaboração. Trata-se de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Viçosa. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, buscando de forma descritiva, demonstrar como foi a construção do PDI. Verificou-se a preocupação da instituição com a gestão democrática e participativa, através da abertura a discussões na elaboração do PDI. Constatou-se algumas evidências da participação da comunidade universitária na construção do PDI. Não foi constatada a participação dos membros do município nesse processoAbastract: The Ministry of Education (MEC) established the compulsory drafting of the administrative management of Higher Education Institutions (HEIs) both public and private, called Institutional Development Plan (IDP). The IDP aims to identify the IES with respect to the mission to which it proposes, to his work philosophy, pedagogical guidelines for their actions, their organizational structure and academic activities developed or intended to be. This is a commitment by the University with its social body, the scientific and technological community, the Ministry of Education and society in general. The main objective of this paper is to describe the IDP building process in a Federal Institution of Higher Education and verify the presence of social management through university and municipal communities participation in its preparation. It is a case study conducted at the Federal University of Viçosa. A qualitative research was built, seeking descriptively demonstrate how the IDP was constructed. Could be verified that the institution is concerned about democratic and participatory management by opening discussions in the preparation of IDP. Some evidence of the participation of the university community was found in IDP construction. No participation of council members were observed in this process though.  ABEC2014-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A710.7177/sg.2014.V9.N3.A7Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 298-3081980-516010.7177/sg.2014.v9.n3reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A7/SGV9N3A7Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marcílio RodriguesFerreira, Robson BonifácioSauerbronn, Fernanda Filgueiras2021-06-23T20:40:31Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/609Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:40:31Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa
title Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa
spellingShingle Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa
Martins, Marcílio Rodrigues
Plano
Gestão Social
Participação
title_short Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa
title_full Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa
title_fullStr Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa
title_full_unstemmed Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa
title_sort Participação Social na Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior - O Caso da Universidade Federal de Viçosa
author Martins, Marcílio Rodrigues
author_facet Martins, Marcílio Rodrigues
Ferreira, Robson Bonifácio
Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
author_role author
author2 Ferreira, Robson Bonifácio
Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marcílio Rodrigues
Ferreira, Robson Bonifácio
Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
dc.subject.por.fl_str_mv Plano
Gestão Social
Participação
topic Plano
Gestão Social
Participação
description Resumo: O Ministério da Educação (MEC) instituiu a obrigatoriedade de elaboração do documento de gestão administrativa das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, denominado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI visa identificara IES quanto a missão a que se propõe, sua filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e, ou pretende desenvolve, é um compromisso da Universidade com o seu corpo social, com a comunidade científica e tecnológica, Ministério da Educação e com a sociedade em geral.O objetivo desse trabalho é descrever o processo de construção do PDI em uma Instituição Federal de Ensino Superior e verificar a presença da gestão social através da participação da comunidade universitária e municipal em sua elaboração. Trata-se de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Viçosa. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, buscando de forma descritiva, demonstrar como foi a construção do PDI. Verificou-se a preocupação da instituição com a gestão democrática e participativa, através da abertura a discussões na elaboração do PDI. Constatou-se algumas evidências da participação da comunidade universitária na construção do PDI. Não foi constatada a participação dos membros do município nesse processoAbastract: The Ministry of Education (MEC) established the compulsory drafting of the administrative management of Higher Education Institutions (HEIs) both public and private, called Institutional Development Plan (IDP). The IDP aims to identify the IES with respect to the mission to which it proposes, to his work philosophy, pedagogical guidelines for their actions, their organizational structure and academic activities developed or intended to be. This is a commitment by the University with its social body, the scientific and technological community, the Ministry of Education and society in general. The main objective of this paper is to describe the IDP building process in a Federal Institution of Higher Education and verify the presence of social management through university and municipal communities participation in its preparation. It is a case study conducted at the Federal University of Viçosa. A qualitative research was built, seeking descriptively demonstrate how the IDP was constructed. Could be verified that the institution is concerned about democratic and participatory management by opening discussions in the preparation of IDP. Some evidence of the participation of the university community was found in IDP construction. No participation of council members were observed in this process though. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A7
10.7177/sg.2014.V9.N3.A7
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A7
identifier_str_mv 10.7177/sg.2014.V9.N3.A7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A7/SGV9N3A7
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 298-308
1980-5160
10.7177/sg.2014.v9.n3
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143390998528