Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vitor William Batista
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Filho, Hélio Raymundo Ferreira, Soares, Delcio Cravo, Santos, Nayéslie Cristine Brandão dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783
Resumo: A melhoria contínua dos sistemas produtivos, bem como a globalização dos serviços e a competitividade entre empresas, faz com que estas, em todos os setores do mercado, se atentem para uma nova forma de produzir, onde a qualidade de um bem ou serviço é julgada pela satisfação do consumidor, que se encontra cada vez mais exigente buscando menores preços e altas qualidades, além de menor tempo de espera, entre outros requisitos básicos para a aquisição de um produto/serviço. Deste modo, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado no Município de Marabá, Sudeste do Pará, com o intuito de avaliar a qualidade dos serviços prestados referente ao sistema de transporte público coletivo do Município, através da ferramenta de gestão da qualidade Desdobramento da Função Qualidade - QFD. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários, que foram analisados e transformados em gráficos estatísticos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, por meio da identificação dos ítens mais revelantes apresentados pelos consumidores, foi possível o direcionamento na tomada de decisões quanto às melhorias a serem implantadas, e que se aplicadas corretamente resultarão no aumento da satisfação de seus clientes, bem como na garantia de fidelização dos mesmos e consequentemente o aumento no faturamento da empresa prestadora do serviço e garantindo um transporte de qualidade para a população do Município.
id UFF-13_f463002aa026f94eeaee9225afb2fb32
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/783
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte públicoSistema de Transporte PúblicoQualidadeDesdobramento da Função Qualidade.A melhoria contínua dos sistemas produtivos, bem como a globalização dos serviços e a competitividade entre empresas, faz com que estas, em todos os setores do mercado, se atentem para uma nova forma de produzir, onde a qualidade de um bem ou serviço é julgada pela satisfação do consumidor, que se encontra cada vez mais exigente buscando menores preços e altas qualidades, além de menor tempo de espera, entre outros requisitos básicos para a aquisição de um produto/serviço. Deste modo, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado no Município de Marabá, Sudeste do Pará, com o intuito de avaliar a qualidade dos serviços prestados referente ao sistema de transporte público coletivo do Município, através da ferramenta de gestão da qualidade Desdobramento da Função Qualidade - QFD. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários, que foram analisados e transformados em gráficos estatísticos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, por meio da identificação dos ítens mais revelantes apresentados pelos consumidores, foi possível o direcionamento na tomada de decisões quanto às melhorias a serem implantadas, e que se aplicadas corretamente resultarão no aumento da satisfação de seus clientes, bem como na garantia de fidelização dos mesmos e consequentemente o aumento no faturamento da empresa prestadora do serviço e garantindo um transporte de qualidade para a população do Município.ABEC2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdftext/htmlapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/78310.20985/1980-5160.2016.v11n1.783Sistemas & Gestão; v. 11 n. 1 (2016): Março/2016; 31-481980-516010.20985/1980-5160.2016.v11n1reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783/408https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783/420https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783/445https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783/457Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Vitor William BatistaFilho, Hélio Raymundo FerreiraSoares, Delcio CravoSantos, Nayéslie Cristine Brandão dos2020-05-29T17:33:25Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/783Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2020-05-29T17:33:25Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público
title Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público
spellingShingle Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público
Martins, Vitor William Batista
Sistema de Transporte Público
Qualidade
Desdobramento da Função Qualidade.
title_short Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público
title_full Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público
title_fullStr Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público
title_full_unstemmed Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público
title_sort Utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD para análise e proposta de melhoria no serviço de transporte público
author Martins, Vitor William Batista
author_facet Martins, Vitor William Batista
Filho, Hélio Raymundo Ferreira
Soares, Delcio Cravo
Santos, Nayéslie Cristine Brandão dos
author_role author
author2 Filho, Hélio Raymundo Ferreira
Soares, Delcio Cravo
Santos, Nayéslie Cristine Brandão dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vitor William Batista
Filho, Hélio Raymundo Ferreira
Soares, Delcio Cravo
Santos, Nayéslie Cristine Brandão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Transporte Público
Qualidade
Desdobramento da Função Qualidade.
topic Sistema de Transporte Público
Qualidade
Desdobramento da Função Qualidade.
description A melhoria contínua dos sistemas produtivos, bem como a globalização dos serviços e a competitividade entre empresas, faz com que estas, em todos os setores do mercado, se atentem para uma nova forma de produzir, onde a qualidade de um bem ou serviço é julgada pela satisfação do consumidor, que se encontra cada vez mais exigente buscando menores preços e altas qualidades, além de menor tempo de espera, entre outros requisitos básicos para a aquisição de um produto/serviço. Deste modo, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado no Município de Marabá, Sudeste do Pará, com o intuito de avaliar a qualidade dos serviços prestados referente ao sistema de transporte público coletivo do Município, através da ferramenta de gestão da qualidade Desdobramento da Função Qualidade - QFD. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários, que foram analisados e transformados em gráficos estatísticos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, por meio da identificação dos ítens mais revelantes apresentados pelos consumidores, foi possível o direcionamento na tomada de decisões quanto às melhorias a serem implantadas, e que se aplicadas corretamente resultarão no aumento da satisfação de seus clientes, bem como na garantia de fidelização dos mesmos e consequentemente o aumento no faturamento da empresa prestadora do serviço e garantindo um transporte de qualidade para a população do Município.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783
10.20985/1980-5160.2016.v11n1.783
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783
identifier_str_mv 10.20985/1980-5160.2016.v11n1.783
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783/408
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783/420
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783/445
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/783/457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 11 n. 1 (2016): Março/2016; 31-48
1980-5160
10.20985/1980-5160.2016.v11n1
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143836643328