AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carlos Alberto Alberto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tonolli Jr., Enor José, de Oliveira, Jean Roger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699
Resumo: O Business Process Management (BPM) é uma metodologia orientada para identificação, desenho, execução, documentação, medição e controle dos processos de negócio, fazendo com que estes fluam de ponta a ponta, onde as atividades e tarefas atravessam a barreira funcional para agregar valor ao cliente. O presente trabalho apresenta um estudo da aplicação do gerenciamento de processos no setor de manutenção em uma instituição de ensino superior, baseada nos conceitos do BMP, e suportado com a aplicação de uma ferramenta Business Process Management System (BPMS). Um modelo experimental de gerenciamento do processo foi criado e simulado com base em dados reais disponíveis pela IES. A abordagem proposta por Baldam et al. (2011) foi utilizada, sendo o processo criado resultado de discussões e entrevistas com todos envolvidos. O trabalho realizado mostra uma forma simples, rápida e didática de como processos podem ser modelados e avaliados por níveis estratégicos das organizações apoiando assim, mais facilmente, decisões de implementar a gestão por processos. No caso em questão, diferentes indicadores identificados permitiram uma avaliação das vantagens em se controlar e gerenciar processos organizacionais.
id UFF-13_fd0c2b092d633ed34faba5c5c1e24ab2
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/699
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IESGestão de Processos de NegócioModelagem de ProcessoSimulação de ProcessoFerramentas de modelagemO Business Process Management (BPM) é uma metodologia orientada para identificação, desenho, execução, documentação, medição e controle dos processos de negócio, fazendo com que estes fluam de ponta a ponta, onde as atividades e tarefas atravessam a barreira funcional para agregar valor ao cliente. O presente trabalho apresenta um estudo da aplicação do gerenciamento de processos no setor de manutenção em uma instituição de ensino superior, baseada nos conceitos do BMP, e suportado com a aplicação de uma ferramenta Business Process Management System (BPMS). Um modelo experimental de gerenciamento do processo foi criado e simulado com base em dados reais disponíveis pela IES. A abordagem proposta por Baldam et al. (2011) foi utilizada, sendo o processo criado resultado de discussões e entrevistas com todos envolvidos. O trabalho realizado mostra uma forma simples, rápida e didática de como processos podem ser modelados e avaliados por níveis estratégicos das organizações apoiando assim, mais facilmente, decisões de implementar a gestão por processos. No caso em questão, diferentes indicadores identificados permitiram uma avaliação das vantagens em se controlar e gerenciar processos organizacionais.ABEC2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdftext/htmlapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/69910.20985/1980-5160.2016.v11n2.699Sistemas & Gestão; v. 11 n. 2 (2016): Junho/2016; 133-491980-516010.20985/1980-5160.2016.v11n2reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699/424https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699/433https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699/467https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699/469Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Carlos Alberto AlbertoTonolli Jr., Enor Joséde Oliveira, Jean Roger2020-05-29T17:32:46Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/699Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2020-05-29T17:32:46Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES
title AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES
spellingShingle AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES
Costa, Carlos Alberto Alberto
Gestão de Processos de Negócio
Modelagem de Processo
Simulação de Processo
Ferramentas de modelagem
title_short AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES
title_full AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES
title_fullStr AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES
title_sort AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES
author Costa, Carlos Alberto Alberto
author_facet Costa, Carlos Alberto Alberto
Tonolli Jr., Enor José
de Oliveira, Jean Roger
author_role author
author2 Tonolli Jr., Enor José
de Oliveira, Jean Roger
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carlos Alberto Alberto
Tonolli Jr., Enor José
de Oliveira, Jean Roger
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Processos de Negócio
Modelagem de Processo
Simulação de Processo
Ferramentas de modelagem
topic Gestão de Processos de Negócio
Modelagem de Processo
Simulação de Processo
Ferramentas de modelagem
description O Business Process Management (BPM) é uma metodologia orientada para identificação, desenho, execução, documentação, medição e controle dos processos de negócio, fazendo com que estes fluam de ponta a ponta, onde as atividades e tarefas atravessam a barreira funcional para agregar valor ao cliente. O presente trabalho apresenta um estudo da aplicação do gerenciamento de processos no setor de manutenção em uma instituição de ensino superior, baseada nos conceitos do BMP, e suportado com a aplicação de uma ferramenta Business Process Management System (BPMS). Um modelo experimental de gerenciamento do processo foi criado e simulado com base em dados reais disponíveis pela IES. A abordagem proposta por Baldam et al. (2011) foi utilizada, sendo o processo criado resultado de discussões e entrevistas com todos envolvidos. O trabalho realizado mostra uma forma simples, rápida e didática de como processos podem ser modelados e avaliados por níveis estratégicos das organizações apoiando assim, mais facilmente, decisões de implementar a gestão por processos. No caso em questão, diferentes indicadores identificados permitiram uma avaliação das vantagens em se controlar e gerenciar processos organizacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699
10.20985/1980-5160.2016.v11n2.699
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699
identifier_str_mv 10.20985/1980-5160.2016.v11n2.699
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699/424
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699/433
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699/467
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/699/469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 11 n. 2 (2016): Junho/2016; 133-49
1980-5160
10.20985/1980-5160.2016.v11n2
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143446573056