Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Müller
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-18012018-161007/
Resumo: Após anos desfrutando de vantagens competitivas frente a seus competidores por meio de seu canal de venda direta, a Natura começa a sofrer com a concorrência cada vez mais acirrada. O objetivo desse trabalho é, através do estudo de caso da Natura, avaliar como surge a necessidade de mudança do modelo de negócios e como ela pode ser implantada. Através de entrevistas com colaboradores da empresa e da revisão da literatura tornou-se possível mapear as fragilidades e oportunidades do processo de transformação da Natura em um modelo multicanal (com pretensão de tornar-se omnichannel), bem como torna-se claro as vantagens de utilização das novas ferramentas de modelagem em inovação de negócios.
id USP_bc8e3c1c38ff087e76ed8ee559870405
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18012018-161007
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanalBUSINESS MODEL INNOVATION: THE ENTRY OF NATURA IN MULTI-CHANNELBusiness modelCompetitionConcorrênciaInnovationInovaçãoModelo de negócioApós anos desfrutando de vantagens competitivas frente a seus competidores por meio de seu canal de venda direta, a Natura começa a sofrer com a concorrência cada vez mais acirrada. O objetivo desse trabalho é, através do estudo de caso da Natura, avaliar como surge a necessidade de mudança do modelo de negócios e como ela pode ser implantada. Através de entrevistas com colaboradores da empresa e da revisão da literatura tornou-se possível mapear as fragilidades e oportunidades do processo de transformação da Natura em um modelo multicanal (com pretensão de tornar-se omnichannel), bem como torna-se claro as vantagens de utilização das novas ferramentas de modelagem em inovação de negócios.After years of enjoying competitive advantages in front of its competitors through its direct sales channel, Natura begins to suffer from the increasingly fierce competition. The objective of this work is, through the Natura case study, to assess how the need of changing business model arises and how it can be implemented. Through interviews with company employees and literature review it has become possible to map the weaknesses and opportunities of Natura\'s transformation process into a multi-channel model (with the intention of becoming omnichannel), as well as the advantages of new modeling tools in business innovation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPedroso, Marcelo CaldeiraPereira, Ricardo Müller2017-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-18012018-161007/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-09-20T19:49:24Zoai:teses.usp.br:tde-18012018-161007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-09-20T19:49:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
BUSINESS MODEL INNOVATION: THE ENTRY OF NATURA IN MULTI-CHANNEL
title Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
spellingShingle Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
Pereira, Ricardo Müller
Business model
Competition
Concorrência
Innovation
Inovação
Modelo de negócio
title_short Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
title_full Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
title_fullStr Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
title_full_unstemmed Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
title_sort Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
author Pereira, Ricardo Müller
author_facet Pereira, Ricardo Müller
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedroso, Marcelo Caldeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Business model
Competition
Concorrência
Innovation
Inovação
Modelo de negócio
topic Business model
Competition
Concorrência
Innovation
Inovação
Modelo de negócio
description Após anos desfrutando de vantagens competitivas frente a seus competidores por meio de seu canal de venda direta, a Natura começa a sofrer com a concorrência cada vez mais acirrada. O objetivo desse trabalho é, através do estudo de caso da Natura, avaliar como surge a necessidade de mudança do modelo de negócios e como ela pode ser implantada. Através de entrevistas com colaboradores da empresa e da revisão da literatura tornou-se possível mapear as fragilidades e oportunidades do processo de transformação da Natura em um modelo multicanal (com pretensão de tornar-se omnichannel), bem como torna-se claro as vantagens de utilização das novas ferramentas de modelagem em inovação de negócios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-18012018-161007/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-18012018-161007/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257059281600512