Apresentação do dossiê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hussak, Pedro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22768
Resumo: Trata-se da apresentação do dossier “Arte Contemporânea: anacronismo, pós-conceitualismo” publicado na revista Poiésis. Em “primeiro lugar, argumenta-se que a narrativa sobre a passagem do “moderno” para o contemporâneo” baseada na passagem da “especificidade do médium” para a “condição pós-médium” esbarra em uma teleologia da história. Em seguida, mostra-se como o texto de Nuno Crespo apresenta uma visão do contemporâneo ligada ao fim das promessas da modernidade ao pensá-lo como um tempo anacrônico, a partir de Didi-Huberman e Giorgio Agamben. Continuando, mostra-se em que medida a concepção do contemporâneo como uma “ficção operativa” produz uma visão crítica da inaturalidade da arte contemporânea uma vez que a possibilidade de relacionar espaços e tempos diferentes se adequa bem ao atual capitalismo global. Por fim, refletiremos como esta crítica à inatualidade do contemporâneo desliza para uma crítica da arte conceitual, mostrando que a tarefa da arte contemporânea consiste em problematizar o espaço no qual ela está instalada. Assim, mostrar-se- -á como o texto Éric Alliez discute o pós-conceitualismo analisando as obras de Daniel Buren e Gordon Matta-Clark.
id UFF-16_1d7f49b39cdaf817507a15a68fe649fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22768
network_acronym_str UFF-16
network_name_str Poiésis (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling Apresentação do dossiêanacronismopós-conceitualismoarte contemporâneaTrata-se da apresentação do dossier “Arte Contemporânea: anacronismo, pós-conceitualismo” publicado na revista Poiésis. Em “primeiro lugar, argumenta-se que a narrativa sobre a passagem do “moderno” para o contemporâneo” baseada na passagem da “especificidade do médium” para a “condição pós-médium” esbarra em uma teleologia da história. Em seguida, mostra-se como o texto de Nuno Crespo apresenta uma visão do contemporâneo ligada ao fim das promessas da modernidade ao pensá-lo como um tempo anacrônico, a partir de Didi-Huberman e Giorgio Agamben. Continuando, mostra-se em que medida a concepção do contemporâneo como uma “ficção operativa” produz uma visão crítica da inaturalidade da arte contemporânea uma vez que a possibilidade de relacionar espaços e tempos diferentes se adequa bem ao atual capitalismo global. Por fim, refletiremos como esta crítica à inatualidade do contemporâneo desliza para uma crítica da arte conceitual, mostrando que a tarefa da arte contemporânea consiste em problematizar o espaço no qual ela está instalada. Assim, mostrar-se- -á como o texto Éric Alliez discute o pós-conceitualismo analisando as obras de Daniel Buren e Gordon Matta-Clark.Editora do PPGCA-UFF2018-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2276810.22409/poiesis.1727.15-20REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-20REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-20REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-202177-856610.22409/poiesis.1727reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22768/13345Copyright (c) 2018 Pedro Hussakinfo:eu-repo/semantics/openAccessHussak, Pedro2020-12-29T22:13:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22768Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T22:13:10Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação do dossiê
title Apresentação do dossiê
spellingShingle Apresentação do dossiê
Hussak, Pedro
anacronismo
pós-conceitualismo
arte contemporânea
title_short Apresentação do dossiê
title_full Apresentação do dossiê
title_fullStr Apresentação do dossiê
title_full_unstemmed Apresentação do dossiê
title_sort Apresentação do dossiê
author Hussak, Pedro
author_facet Hussak, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hussak, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv anacronismo
pós-conceitualismo
arte contemporânea
topic anacronismo
pós-conceitualismo
arte contemporânea
description Trata-se da apresentação do dossier “Arte Contemporânea: anacronismo, pós-conceitualismo” publicado na revista Poiésis. Em “primeiro lugar, argumenta-se que a narrativa sobre a passagem do “moderno” para o contemporâneo” baseada na passagem da “especificidade do médium” para a “condição pós-médium” esbarra em uma teleologia da história. Em seguida, mostra-se como o texto de Nuno Crespo apresenta uma visão do contemporâneo ligada ao fim das promessas da modernidade ao pensá-lo como um tempo anacrônico, a partir de Didi-Huberman e Giorgio Agamben. Continuando, mostra-se em que medida a concepção do contemporâneo como uma “ficção operativa” produz uma visão crítica da inaturalidade da arte contemporânea uma vez que a possibilidade de relacionar espaços e tempos diferentes se adequa bem ao atual capitalismo global. Por fim, refletiremos como esta crítica à inatualidade do contemporâneo desliza para uma crítica da arte conceitual, mostrando que a tarefa da arte contemporânea consiste em problematizar o espaço no qual ela está instalada. Assim, mostrar-se- -á como o texto Éric Alliez discute o pós-conceitualismo analisando as obras de Daniel Buren e Gordon Matta-Clark.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22768
10.22409/poiesis.1727.15-20
url https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22768
identifier_str_mv 10.22409/poiesis.1727.15-20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22768/13345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Hussak
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Hussak
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-20
REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-20
REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-20
2177-8566
10.22409/poiesis.1727
reponame:Poiésis (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Poiésis (Niterói. Online)
collection Poiésis (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br
_version_ 1797220416696090624